TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Família Em Foco Anhanguera Pólo Presencial Criciúma - SC Curso: Serviço Social Disciplina: Família E Sociedade Grupo: Ana Carolina Becker Dos Santos - R.a:421975 Anderson Zilli Zanette - R.a:416247

Artigo: A Família Em Foco Anhanguera Pólo Presencial Criciúma - SC Curso: Serviço Social Disciplina: Família E Sociedade Grupo: Ana Carolina Becker Dos Santos - R.a:421975 Anderson Zilli Zanette - R.a:416247 . Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 7

A Família em Foco

Anhanguera Pólo Presencial Criciúma – SC

Curso: Serviço Social

Disciplina: Família e Sociedade

Grupo:

Ana Carolina Becker dos Santos – R.a:421975

Anderson Zilli Zanette – R.a:416247

Camila Figueira da Silva – R.a:435623

Miria Rejane Carboni Madeira – R.a:434614

Nei Alan Martins – R.a:426442

Professora: Ana Lúcia

Tutora a distância: Marcia Baco

Criciúma 16 de Abril de 2013

Anhanguera Pólo Presencial Criciúma – SC

Curso: Serviço Social

Disciplina: Família e Sociedade

Grupo:

Ana Carolina Becker dos Santos – R.a:421975

Anderson Zilli Zanette – R.a:416247

Camila Figueira da Silva – R.a:435623

Miria Rejane Carboni Madeira – R.a:434614

Nei Alan Martins – R.a:426442

Professora: Ana Lúcia

Tutora a distância: Marcia Baco

Criciúma 16 de Abril de 2013

O Trabalho a seguir visa apresentar as mudanças nos modelos de famílias, e suas transições até os dias atuais, mostrando as relações que tinham como pilar de sustentação destes grupos familiares, a luta pela sobrevivência passando para a transmissão de bens e propriedade privada, influênciado diretamente pelo estado, sociedade e cultura, respaldando assim para a família. A família pós-moderna sofre uma individualização de seus membros devido a toda a evolução tecnológica, advinda do progresso e globalização, contribuindo também para geração dos novos modelos de famílias, com arranjos fora dos padrões “dominantes”. Com o surgimento de modelos familiares diferentes dos tradicionais, vieram também os conflitos familiares, resultantes destas relações , deixando no ar a pergunta :

Como, e quem irá resolver tais conflitos?

É nítida as várias transformações que ocorreram na família, desde sua concepção até o tempo atual, seus modelos e tarefas de cada individuo, a sua estrutura no geral, com o tempo transformou-se devido ao meio ambiente onde viviam ou por influências econômicas, sociais, culturais, e politicas da sociedade na qual estavam inseridas, provocando mudanças nos papéis e nas relações em seu interior, bem como alterando sua estrutura no que diz respeito à composição familiar. Graças a sua grande capacidade de ajustar-se às novas exigências da qual é imposta, a família tem conseguido sobreviver, mesmo com as intensas crises sociais, ela ainda é a matriz mais importante do desenvolvimento humano e também a principal fonte de saúde e bem estar de seus integrantes.

Modelos: Patriarcal, Nuclear, Burguesa, Monoparental, Reconstituída, Unipessoais, Consensuais, Associação e Homoafetivas.

Estamos vivendo mais, isto é fato, com o avanço da ciência e da biomedicina as pessoas alcançaram uma longevidade nunca antes conquistada na humanidade, hoje temos uma série de recursos no combate de doenças que antes por não terem tratamento eram fatais. Aumentou-se o convívio entre crianças, adolescentes, jovens, adultos, e idosos. Nos séculos passados dificilmente avós e netos conviviam juntos, seja por intemperes do meio ambiente onde viviam ou doenças que acometiam os mais velhos, hoje é comum encontrar avós e bisavós com seus netos, o que o avanço do progresso proporciona de um lado, nos desafia em outro, digo coexistir em grupo familiar com toda essa diversidade nem sempre é fácil. A convivência em grupo gera atritos, visto que a família é nosso primeiro e mais importante grupo social onde temos a iniciação às experiências de vida, a exposição diária e interações com o grupo familiar nem sempre resulta como o esperado, ocorre que uma série de fatores pode influenciar no trato com pessoas e quando a família é afetada deixando de cumprir seu papel entra em cena o assistente social.

Assistente social é o profissional formado em serviço social, que tem por objetivo promover a equidade social, emancipação e autodesenvolvimento da família, usando como ferramentas os bens, serviços, benefícios, programas e projetos do estado objetivando suprir as necessidades básicas para existência da família, e que esta volte a realizar suas funções. Realmente a família é terreno fértil para intervenções e ações do assistente social, e quando necessária, deve-se intervir nas expressões da questão social, promovendo também a garantia dos direitos dos cidadãos visando possibilitar sua autonomia e tomando por objetivo final a participação social de todos os sujeitos sociais, bem como a ampliação dos direitos sociais e da cidadania, investindo assim nas potencialidades de seus usuários. Quanto ao serviço social, o atendimento às famílias fazem parte da historia da profissão, segundo Neder (1996), “os assistentes sociais são os únicos profissionais que tem a família como o objetivo privilegiado de intervenção durante toda sua trajetória histórica, ao contrario de outras profissões que a privilegiam em alguns momentos e em outros a tiram de cena. ”

Quando a família não consegue cumprir suas funções básicas, surgem demandas para o serviço social, porém devemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com