TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO ÀS METRÓPOLES

Por:   •  30/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

O USO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO ÀS METRÓPOLES?

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 O que leva uma pessoa a usar drogas?                                                                 5

2.1.1 Os efeitos maléficos e o tratamento.                                                                   6

2.1.1.1 É possível uma sociedade sem droga?                                                            7

3 Referências        5


Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar o que é o crack e como ele é devastador na vida de quem usa, e representa um grave problema social que deve ser resolvido com inteligência com ajuda da família e de toda a população, e o papel da polícia em parar com o tráfico, a contribuição do assistente social em encaminhar o dependente químico para o tratamento, e mostra que ele está presente em todos os lugares, suas consequências emocionais, a melhor forma de prevenir e também o que leva a pessoa a usar a droga, seu rápido poder viciante que faz seus usuários passar de uso ocasional para uso frequente e desenvolver quadros de dependência que nem sempre é percebida. E que a questão do envolvimento de pessoas com a droga vai além da simples busca dos efeitos dessa substancia e que há diversas causas para o uso, como a disponibilidade dessas substancia  a  importância de capacitar profissionais pra lidar com eles no dia a dia ou sempre que precisar, o que  fala os estudos e pesquisas sobre o crack. Ele constitui uma das grandes preocupações na sociedade é um dos principais fatores relacionados à criminalidade nas grandes cidades e cada vez mais nas menores gerando um grande problema de saúde pública tanto por questões ligadas ao tráfico, quanto pelo o comportamento que ele gera nos usuários. Está relacionado com fatores sociais econômicos e culturais, e assim é preciso romper com diversos padrões para que se possa resgatar a população a realizar trabalhos preventivos para que pare com o círculo de violência e crime. A importância do assistente social em estimular a participação da família da comunidade e de toda a sociedade na formulação de projetos para o enfrentamento da demanda de usuários de crack, para proporcionar reflexões sobre os direitos dessa população. Os efeitos que ele faz no cérebro que é o lugar que ele mais atinge os transtornos que ele causa nos usuários. Serviço de atendimento que os usuários da droga podem recorrer para obter ajuda e a melhor forma de prevenir.    

Introdução

O uso do crack: um problema social restrito as metrópoles?

O que é o crack? E como surgiu?

O crack é uma mistura de cloridato de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada que resulta em pequenos grãos, fumados em cachimbos improvisados ou não, é uma droga que leva a molécula de cocaína ao cérebro. O uso do crack constitui uma das grandes preocupações na sociedade. Em várias cidades grandes e pequenas o consumo é preocupante. O crack é um dos principais fatores relacionados à criminalidade nas grandes cidades e cada vez mais nas menores, gerando um grande problema de saúde pública. O crack teve surgimento nos Estados Unidos na década de 1970, más se tornou popular na década seguinte entre moradores de bairros pobres de grandes cidades dos Estados Unidos. No Brasil começou por grupos que viviam nas ruas más hoje tem viciados em todas as classes, em 1989, tem o primeiro relato de uso na cidade de São Paulo. Com o surgimento do crack, o seu mercado se caracteriza pela violência do tráfico, agravada pelos efeitos causados pela droga nos consumidores, que se tornam agressivos e vulneráveis. A drogadição está relacionada com fatores sociais, econômicos e culturais, sendo assim é preciso romper com diversos padrões para que se possa resgatar a população e realizar trabalhos preventivos com o objetivo de parar o círculo de violência e criminalidade. O assistente social deve estimular a participação da comunidade da família e de toda a sociedade na formulação de projetos para o enfrentamento da demanda de usuários de crack, proporcionando assim reflexões sobre os direitos dessa população e informando toda a sociedade.

Estre trabalho tem como objetivo mostrar a devastação que o crack causa no usuário onde pode está presente, o que leva uma pessoa a usar, os sinais para o reconhecimento do uso.  Veremos como a dependência química modifica a vida dos usuários, da família e de toda a sociedade e como é importante o convívio com os mesmos.

O que leva a pessoa a usar droga?

Essa pergunta muitos faz, mas a resposta ainda não é aceitável ou conclusiva. O consumo dessa droga se tornou uma epidemia e a cada dia aumenta o número de usuários, nas cidades grandes e pequenas onde também aumenta a

rua, motivando pressões diversas sobre os atores sociais pela a necessidade de ações que deem aos usuários de crack oportunidades de viverem de forma digna e com saúde. Para que as ações empreendidas sejam efetivas, há necessidade de conhecer de forma mais profunda os problemas relacionados ao uso dessa droga. A necessidade de conhecimento se estende a importância de capacitar os profissionais que lidam no dia a dia com pessoas que usam crack e seus familiares. Buscando encontrar solução para o problema e as razões que levam ao uso dela, e como lidar com a situação. Com o objetivo de  trazer uma compreensão de que o consumo e os problemas com o crack devem ser entendidos como determinado por vários motivos da existência humana inclusive as dimensões biológicas, psíquicas e socioculturais tanto na origem dos problemas como nas propostas de sua abordagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (167.8 Kb)   docx (52.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com