TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DO CRACK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO ÀS METRÓPOLES?

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Na atual sociedade o uso do crack vem se alastrando de maneira assustadora e preocupante, seu baixo custo e fácil acesso facilitam sua crescente disseminação dentre todas as classes sociais, principalmente nas mais baixas. A dependência do crack causa diversos transtornos à sociedade, como: saúde, segurança, assistência social, dentre outros. Faz-se necessário abordar o problema de forma interdisciplinar.

1 INTRODUÇÃO

Os conceitos sobre drogadição transformam-se constantemente, influenciando a visão da sociedade em relação ao fenômeno, e também o tratamento oferecido aos usuários e familiares.

O crack chegou ao Brasil no final da década de 1980, atualmente vem sendo disseminado na maioria dos centros urbanos do país, ocasionando os mais diversos problemas relacionados ao seu consumo e tráfico.

A implantação de uma política que aborde de maneira eficiente a prevenção do uso, o cuidado ao usuário e o enfrentamento ao tráfico de drogas, defronta-se com os problemas gerados pelos entorpecentes, de ordem biológica, psíquica, social e cultura.

O presente trabalho tem como objetivo abordar o crack como um problema social crescente que não está restrito aos grandes centros urbanos, investigar como a sociedade reconhece seu uso, quais as consequências para todos os envolvidos.

2 DESENVOLVIMENTO

Na literatura encontram-se percepções imprecisas em relação a drogas e dependência química. Os dependentes químicos são em sua maioria, adultos jovens com baixa escolaridade, sem ocupação regular e iniciam o uso por meio de influências e amizades.

Vale ressaltar, que não se deve falar em dependência química sem relacioná-la ao contexto familiar e social do usuário de substância psicoativa. Zacharias et al., (2011), em uma pesquisa com parentes de dependentes de crack, verificaram existir disfuncionalidades nas famílias. Estas percebem que o consumo da substância ocasiona conflitos familiares, muitas vezes terminando no rompimento dos laços anteriormente formados. Inclusive é fundamental saber que o comportamento que a família assume diante de tal fato influencia positiva ou negativamente o usuário, tornando imprescindível que todos recebem a devida atenção.

Em relação, as concepções acerca das motivações para o uso de substâncias psicoativas, os familiares acreditam que a motivação encontra-se fora do eixo familiar, muitas vezes negando a existência da situação, simplesmente por não saber lidar com ela. Os pais não possuem todas as informações necessárias a respeito das drogas, também não conhecem as substâncias e os modos de preveni-las.

Por outro lado, na visão da sociedade o dependente do crack representa um sério risco a população, sua dependência é tida como doença e ele necessita de tratamento com urgência. Os usuários de crack apresentam maiores problemas sociais e de saúde, inclusive um índice elevado de envolvimento em crimes.

Oliveira e Nappo (2008) em um estudo etnográfico com 45 dependentes de crack documentaram atividades ilegais praticadas pelos mesmos, como roubos e furtos, objetivando o financiamento do hábito.

A sociedade reconhece o crack como um verdadeiro problema de saúde pública.

O Assistente Social preocupa-se em reintegrar o indivíduo à sociedade, dá apoio e orientação aos mesmos, ajudando-os a passar pelo difícil momento em suas vidas. O profissional pode inclusive contribuir para reduzir os riscos e os danos, participar de políticas sociais com o intuito de diminuir o uso de substâncias psicoativas, o Assistente Social é de suma importância no trabalho de atendimento à população através de trabalhos de orientação, prestando esclarecimentos acerca dos prejuízos do uso de drogas.

Com a chegada da família real no Brasil em meados do ano de 1.808, diversas mudanças ocorreram, a modernização começou na Capital do país, ocasionando um aumento populacional considerável, incluindo inúmeros trabalhadores oriundos de outros países. Como as cidades não possuíam estrutura para comportar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com