TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Da Engenheira Civil

Artigo: Conceitos Da Engenheira Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  2.162 Palavras (9 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

1.1 Objetivos

O trabalho tem como finalidade especificar o principal conceito da Engenharia Civil, seu papel e suas contribuições na sociedade, as principais qualidades para a formação de um Engenheiro Civil, os deveres e atribuições do profissional, as áreas de atuação do Engenheiro Civil na sociedade moderna, assim como propor uma previsão baseada em opiniões de profissionais, de como será a Engenharia Civil do futuro.

2 DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA ENGENHARIA CIVIL

Antes que a engenharia civil conquistasse prestígio e alcançasse o desenvolvimento que tem hoje, foi preciso percorrer um longo trajeto de seis mil anos, desde que o homem deixou as cavernas e começou a pensar numa moradia mais segura e confortável para a sua família. Já os templos, os palácios e os canais, que foram marcas registradas na Antiguidade, começaram a fazer parte da paisagem cerca de dois mil anos depois do aparecimento das primeiras habitações familiares.

Foi na Idade Média que a Engenharia ganhou novo e decisivo impulso. Entre os séculos VI e XVIII, os conhecimentos da área foram aproveitados, sobretudo para fins militares. A atividade religiosa, principalmente na Idade Média impulsionou a construção de catedrais cada vez mais suntuosas.

No Brasil, a Engenharia deu seus primeiros passos, de forma sistemática, ainda no período colonial, com a construção de fortificações e igrejas. Logo em 1549, o engenheiro civil Luiz Dias foi incumbido por Tomé de Souza de levantar os muros da cidade de Salvador (BA), a capital. Mas a criação de uma escola de Engenharia Civil brasileira só se daria 258 anos depois, com a chegada da Família Real ao País, em 1808, e a consequente fundação da Real Academia Militar do Rio de Janeiro. Seu objetivo era formar oficiais da artilharia, além de engenheiros e cartógrafos. Em 1842, a academia foi transformada em Escola Central de Engenharia e, 32 anos depois, convertida em curso exclusivo de Engenharia Civil. Essa instituição é, hoje, a Escola Nacional de Engenharia.

3 CONTRIBUIÇÕES MARCANTES DA ENGENHARIA CIVIL NA CIVILIZAÇÃO

3.1 Torre de Pisa

Ao longo de sua História, a Engenharia foi amealhando quase só sucesso. Vez por outra, até suas eventuais falhas se tornaram célebres como no caso da Torre de Pisa, construída na cidade de Pisa, na Itália, no século XII, em solo incapaz de sustentá-la, hoje, ela apresenta uma inclinação de cinco metros em relação ao solo e, não fossem os inúmeros recursos da mais moderna tecnologia ali empregados, já teria tombado. Mas a torre italiana pode ser considerada um acidente de percurso, embora esteja longe de ser o único. Afinal, naquela época não havia escolas de Engenharia Civil e o conhecimento era limitado. Foi só no século XVIII que as escolas começaram a se formar, a partir da fundação da École de Ponts et Chaussées, em 1747, na França.

3.2 Complexo Hidroelétrico de Itaipu

O Complexo Hidroelétrico de Itaipu está localizado no Rio Paraná. A sua construção foi resultado de uma parceria entre o Brasil e o Paraguai e continua a ser uma das maiores barragens do mundo. Tem uma potência geradora de cerca de 14 mil MW, 20 unidades de geração de energia eléctrica e fornece uma parte muito significativa da energia eléctrica consumida em ambos os países. A sua construção implicou o uso de 13 milhões de m³ de betão e a intervenção de cerca de 40 mil operários.

3.3 Al Hamra Firdous Tower

Com cerca de 450 metros de altura, o Al Hamra Firdous Tower mistura quadros de aço com paredes de vidro, combinando tudo isso em um design bem diferenciado. Além de paredes de vidro, que oferecem ótima visão da Cidade do Kuait, capital do país de mesmo nome onde ele está localizado, o arranha-céu tem paredes de pedra, o que ajuda a reduzir o calor em suas instalações.

4 CONCEITO DE ENGENHARIA CIVIL

A área da Civil é um ramo da engenharia e talvez o mais amplo de todas, pois lida diretamente com o projeto, gerenciamento e execução das obras de moradia, indústria e transporte, tais como casas, edifícios, pontes, viadutos, rodovias, aeroportos, ferrovias e instalações hidrossanitárias, sempre buscando o aperfeiçoamento das técnicas e materiais utilizados, visando melhores resultados, melhor custo beneficio e preocupando-se em minimizar os impactos sociais e ambientais da construção.

De forma geral a Engenharia é a ciência e a arte de tratar eficientemente com materiais e forças. (...) Envolve o design e construção mais econômico (...), assegurando, quando realizado adequadamente, a combinação mais vantajosa de acuidade, segurança, durabilidade, velocidade, simplicidade, eficiência e economia possível para as condições de design e serviço. (J. A. L. Waddel, Frank W. Skinner, Wessman (1933))

5 QUALIDADES DESEJÁVEIS DE UM ENGENHEIRO CIVIL

Para ser um bom profissional o Engenheiro civil deverá apresentar ou desenvolver as seguintes habilidades:

• Ser detalhista;

• Ter agilidade, para cumprir os prazos de cada etapa;

• Se adaptar a novas situações;

• Capacidade de resolver problemas práticos;

• Trabalhar em equipe;

• Ser expressar bem, de forma que todos o entendam;

• Ser organizado;

• Ter capacidade para tomar decisões;

• Ser criativo, curioso, sempre buscando novas tecnologias e novos métodos de execução das atividades;

• Ser flexível.

6 DEVERES E ATRIBUIÇÕES DO ENGENHEIRO CIVIL

O engenheiro civil tem como dever elaborar, executar, dirigir e fiscalizar todas as etapas de uma construção ou reforma e preparar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com