TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O látex como problemática

Projeto de pesquisa: O látex como problemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução.........................................................................................

O látex como problemática................................................................

Profissionais da saúde e o látex..........................................................

Mecanismos básicos de hipersensibilidade.........................................

Alimentação e o látex..........................................................................

Medicamentos e o látex.......................................................................

Bibliografia...........................................................................................

INTRODUÇÃO

O latéx é uma substância utilizada em diversos produtos, tais como chupetas, bicos de mamadeira, bexigas, materiais esportivos, preservativos, pneus e luvas, e por tanto estamos em constante contado com ele, o que muitas vezes nos causa alguns problemas e por tanto nesse trabalho abordaremos alguns assuntos em relação a isso.

1. O látex como problemática

O latéx é extraído da seiva da Seringueira, sendo uma mistura complexa de polisoprene, lipídios, fosfolípides e proteínas, e é utilizado em diversos produtos, tais como chupetas, bicos de mamadeira, bexigas, materiais esportivos, preservativos, pneus e luvas, e por tanto estamos em constante contado com ele. .

O problema é que, estudos mostram que quanto maior o seu contato com o latéx, maior a probabilidade de você adquirir uma hipersensibilidade em relação a ele, sensibilidade que ocorre devido a essas proteínas que ele possui ou por aditivos químicos utilizados em sua produção.

Esses causam inúmeros sintomas desagradáveis como rinite, conjuntivite, tosse, falta de ar, eritema, rouquidão, dispneia e em alguns casos até parada cardiaca.

2. Profissionais da saúde e o látex

O látex é um produto que está muito presente na vida dos profissionais da saúde, já que se encontra em cateteres, cânulas de intubação, balões de enema, circuitos de anestesia e principalmente nas famosas luvas de borracha, sendo assim, estes têm risco aumentado de adquirirem uma alergia ao látex.

Essa sensibilização se da do contato com a pele, membranas mucosas e inalação, no caso da luvas ( principais fontes de antígenos entre as equipes médicas), as partículas de poeira ou talco presentes nelas formam ligações com as proteínas e se transportam pelo ar na forma de aerosóis. Nas salas cirúrgicas, onde ocorrem trocas freqüentes de luvas, os níveis de partículas no ar são altíssimas, o que faz aparecerem sintomas como conjuntivites, rinites, tosse, rouquidão, sibilos até o broncoespasmo.

Após identificada a sensibilização desse produto, o individuo deve procurar um tratamento, que varia muito de pessoa para pessoa, já que existem níveis dessa doença, o problema é que em muitos casos, o profissional deve se afastar de suas funções.

Felizmente, mas com muitas mudanças de hábitos, esse problema poderia ser amenizado: diminuindo e evitando produtos com látex: usar máscaras, balões de ventilação e circuitos respiratórios de silicone, remover as tampas de borracha de medicamentos, usar seringas descartáveis ou de vidro, encapar o látexdos manguitos para medida de pressão arterial e etc.

3. Mecanismos básicos de hipersensibilidade

Chamamos de hipersensibilidade a estimulação antigênica anterior em contato adicional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com