TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mundo que conhecemos

Pesquisas Acadêmicas: O mundo que conhecemos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 12

UNIDERP

Polo Juazeiro/ BA

Curso: Serviço Social

Matéria: Filosofia Aplicada ao Serviço Social

Professor: DR. Potiguara Acácio Pereira

Participantes

O mundo que conhecemos

Neste relato, chegou-se a conclusão de que o mundo é tudo aquilo que existe e que é o resultado de nossas reações e as influencias externas. Nós percebemos o mundo e criamos a nossa própria percepção de mundo. Já a realidade é nossa vivência no mundo, a teoria de Newton afirma que há uma realidade objetiva, que o mundo é como o vemos e existe independentemente de nossa existência, então a realidade é aquilo que vivemos a cada dia.

O ser humano é um ser vivo dotado de capacidades que se diferenciam dos outros seres vivos por sua capacidade de produzir e transmitir uma linguagem cultural. O ser humano é alguém que deve se responsabilizar por aquilo que faz e pensa. O ser humano é muito complicado, quanto mais se tenta entender mais difícil fica, ele é um ser munido de razão e inteligência, mas na maioria das vezes não sabe usar sendo que na simplicidade se acha a felicidade.

A sociedade humana é formada de pessoas que tem a necessidade umas das outras para continuarem a espécie, buscar seus objetivos e realizar sonhos. É ser educado saber respeitar regras, respeitando a opinião do outro sem deixar que desrespeitem a sua própria. Viver em sociedade é aceitar que apesar de sermos da mesma espécie, somos diferentes no modo de pensar, na maneira como agimos e de como vemos o mundo, temos que

viver com as diferenças grupais. Seres humanos têm necessidades materiais e espirituais, por este motivo viver em sociedade é uma necessidade vital para o ser humano.

Viver em sociedade tem como finalidade a forma de organização, como as famílias e dividir suas necessidades e angustias, viver em sociedade é ajudar-se mutuamente cada um em sua necessidade. Saber os problemas sociais da sociedade e tentar resolvê-los da melhor maneira possível, pois não é possível viver sozinho.

O conhecimento é tudo aquilo que se adquirem dês de o seu nascimento até a morte e esse conhecimento que serve para que o ser humano crie soluções para os mais diversos problemas do ser vivo. O conhecimento é essencial em nossas vidas, poisos colocam mais próximos de nossos objetivos, o conhecimento serve para muitas coisas como: dar satisfação de si próprio, identificar ameaças e oportunidades que surgem em suas vidas. Assim o conhecimento ajuda as pessoas a se sobressaírem de situações no seu dia a dia.

O ser humano busca sua cidadania e os tem quando ele cumpre com as suas obrigações e gozando de seus direitos. O cidadão tem direito a vida, a igualdade e vários outros que tornam o cidadão mais digno, ou seja, os direitos civis são apresentados como o ponto de partida para a cidadania. É no exercício da sua cidadania que se tornaa sociedade mais justa.

As condições de vida são o retrato da nossa condição de cidadão, pois temos muitos direitos mais nem sempre esses direitos nos são

concedidos na sua totalidade muitas vezes nos obrigando a viver de forma indigna quando na realidade o objetivo tinha que ser o bem estar de toda coletividade.

O preconceito materializa-se em diferentes formas de discriminação, é uma realidade objetiva para amplos segmentos de homens e mulheres. Isso porque as diferenças no jeito de ser e viver tem significado uma arena fértil para a manifestação de múltiplas modalidades de opressão. O preconceito mais notório no nosso cotidiano é o de classes sociais mais baixas, onde parecem serem invisíveis ao resto da sociedade, onde a distribuição de renda não alcança, onde a solidariedade parece estar morta e as pessoas só se importam com suas próprias vidas, pois é necessário que se faça algo para acabar com o preconceito e distinção de classes sociais, pois todo mundo precisa de todo mundo numa sociedade como um todo, então nada mais justo que uma sociedade mais justa.

Filosofia e Práticas Sociais

A filosofia exerce sobre a sociedade uma ação de suma importância para a transformação, através de projetos desenvolvidos por filósofos é que conseguimos os maiores avanços de liberdade de pensamentos. Ex: o filósofo Poulain de La Barre foi o primeiro homem a reivindicar a educação para mulheres, Aristóteles suas obras abrangem tanto a lógica, a física e a concepção do Universo ético-político etc. O estudo da filosofia proibido na época da ditadura militar no Brasil dos anos 60 aos anos 80, sendo permitido apenas aos militares a

fim de exercerem um controle sobre a sociedade.

O Serviço Social se caracteriza por ser uma profissão legitimada socialmente ligada a uma visão de homem e mundo, respondendo a uma necessidade social. O Serviço Social está lá para provocar mudanças no que precisa ser mudado.

Portanto, Serviço Social é uma necessidade compreendida pela sociedade a fim de solucionar necessidades que surgem de acordo com as transformações geradas tanto pelo mundo social, quanto pelo mundo do trabalho. O assistente Social leva para a sua vida profissional termos filosóficos que podem lhe ajudar em seu trabalho principalmente na parte investigativa, onde o profissional vai estar em constante diálogo, à filosofia subsidia este profissional na emissão de respostas qualificadas para certas questões.

Relatório sobre a música “Comida”

Bebida é água!

Comida é pasto

Você tem sede de que?

Você tem fome de que?

Composição: Arnaldo Antunes/ Marcelo Fromer/ Sérgio Britto

Esta composição reflete sobre os anseios do ser humano anseios estes que não se resumem somente ao sustento do corpo, mas as necessidades psicológicas, espirituais e aos anseios mais subjetivos. Esta é uma necessidade que nos parece insaciável e é isso que nos vem sendo mostrado neste processo de modernidade, um muito de tudo, um excesso de informações e de preocupações. Vivemos em mundo dinâmico e veloz, sempre nos faltando algo, as pessoas vivem carregadas pelas exigências impostas pela sociedade

capitalista.

Logo, esta composição expressa à indignação sobre o governo que acha que as pessoas devem se contentar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com