TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a sustentabilidade?

Artigo: O que é a sustentabilidade?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  Artigo  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO

UNESP – BAURU

CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA

QUÍMICA AMBIENTAL

SUSTENTABILIDADE

NOME: PÂMELA DE MELO SILVA

PROFESSOR: MÁRIO

SEMESTRE: 5º SEMESTRE

2014

O que é a sustentabilidade?

Pra começar a falarem sustentabilidade, temos que entender o que afinal quer dizer este termo. Sustentabilidade vem de desenvolvimento sustentável, que provém de várias boas ações para com o meio ambiente. Muitas pessoas acham que o desenvolvimento sustentável se encaixa só na redução de gases poluentes dispersos da atmosfera. Porém isso é só o básico do desenvolvimento sustentável, e este termo não se encaixa em apenas estes gases poluidores.

Sustentabilidade provém de um conjunto de idéias e recursos que visam atender as necessidades atuais do homem contemporâneo. Em 1987, o Relatório Brundtland criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu que: “O desenvolvimento sustentável é o que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. Este desenvolvimento leva em consideração a sustentabilidade ambiental, econômica e sociopolítica”.

Dentro da questão ambiental (solos, ar, água, geleiras, florestas, etc.) precisa de um cuidado e um respeito para que estes continuem a existir e nos trazer benefícios e continuarem a existir. Num contexto geral, concluímos que só teremos uma sustentabilidade sócio-política e econômica, se tivermos e mantermos primeiramente a sustentabilidade ambiental.

Para que se haja uma sustentabilidade ambiental , este assunto deve ser inserido em uma política de todos os países do mundo, levando este conceito para a população por meio de informação, educação e cultura. Importante lembrar que este conceito não deve só ficar na política, pois não é só com uma pessoa ou duas que chegaremos a ser sustentável, mas sim com toda uma população, com toda a massa envolvida neste processo de aprendizagem e de conservação do que se foi aprendido e passado. O papel da política e levar informação ao povo, por todos os meios de comunicação que seja: internet, televisão, teatro, palestras, livros, etc.

Hoje em dia há alguns projetos sociais que visam essa educação ecológica, porém estes números de projetos além de serem pequenos têm poucos praticantes, e muitas vezes não são patrocinados e nem recebem ajuda nenhuma dos governantes, o que atrapalha sua expansão e até fixação do projeto.

Por isso, temos que ter em mente que quando não se há educação em uma população, está jamais será sábia, jamais será sustentável.

Qual é o papel da química na sustentabilidade?

Muitas pessoas podem se perguntar, como a química pode nós ajudar na questão da sustentabilidade?

A química, juntamente com outras matérias e misturadas com tecnologia ou apenas criatividade, pode trazer o ponto de equilíbrio para o desenvolvimento de produtos de consumos que não disponibilizem do uso abusivo dos recursos ambientais, cm materiais recicláveis ou que podem ser utilizados para diversas particularidades, além de métodos de produção de fármacos e produtos químicos intermediários, ambientalmente recomendáveis. A química pode juntar a tecnologia com o desenvolvimento sustentável, a percepção e conhecimentos de materiais para usos amplos, e como podemos fazer para economizar os recursos ambientais sem que estes nos fazem falta.

Pensando nessas questões, que há algum tempo o campo da química vem desenvolvendo tópicos específicos para que se possa trabalhar estas questões de forma mais abrangente e ambientalmente mais recomendável. Este novo campo de conhecimento, esta sendo reconhecido como química verde. Na química verde há pesquisas e estudos para se ter reações mais eficientes, visando a diminuição de rejeitos gerados e o uso de reagentes diferenciados, sendo estes mais baratos e menos tóxicos para os mares, rios, ar e etc.

Um dos maiores desafios da química verde (sendo também uma das principais preocupações dos humanos, no aspecto ambiental a nível mundial) é a substituição de combustíveis fósseis, que são recursos que não são renováveis e tem suas fontes de extração esgotáveis, além de gerarem muitos resíduos. A ideia é a utilização de fontes energéticas novas, que além de agredirem menos o ambiente, possam de renovar e que tenhamos destas, fontes seguras e eternas.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com