TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso de plástico de madeira

Artigo: O uso de plástico de madeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Artigo  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

A preocupação com o meio ambiente e a destruição de matas para ser obtenção de madeira levaram pesquisadores a encontrar uma forma de ser ter madeira que não necessitar destruir florestas e ainda ajuda a limpa o meio ambiente a madeira plástica feita com resíduos plásticos e fibras provenientes do lixo, um dos efeitos importante desse tipo de madeira e a limpeza do meio ambiente e no final da cadeia produtiva com a preservação de mais arvores que deixam de serem cortadas e assim ar um menor numerode desmatamento para ser ter madeiras, as grandes empresas já estão conscientizado para a questão da sustentabilidade e esta adotando praticas ambientais sustentáveis uma dessas e a substituição da madeira natural pela madeira plástica que além de ajuda a preserva o meio ambiente e sustentável podendo ser aplicada em pisos de plataformas, passarela, andaimes e inúmeras outras aplicações a madeira plástica tem vida útil superior a qualquer outro material do mercado a mesma pode fica exposta a condições climáticas extremas sem sofre alterações de sua características, o processo produtivo não gera qualquer tipo de poluição, os resíduos da fabricação são reaproveitados no processo.

Nos ultimos anos, o "homem" tem procurado usar os recursos naturais de forma inteligente, sem provocar grandes danos ao meio ambiente e pensando também na qualidade de vida das gerações futuras. Com isso , estão surgindo ações que sejam sustentaveis que tenham como compromisso preservar os recursos naturais de forma que atendam as necesidades sem causar grandes impactos ambientais.

Nessa pequisa foi proposta a utilização de "madeira plastica" na substituição das madeiras convencionais, sendo que, essa madeira é 100% ecologica e com a utilização de 700kg dessa madeira pode-se preservar aproximadamente uma árvore na idade adulta.

Reciclagem de lixo plástico: madeira-plástica Atualmente os polímeros são os materiais que mais aparecem no lixo urbano.

Produção e aplicação da madeira-plástica A primeira etapa para a produção de madeira plástica é a coleta da matéria-prima: lixo plástico. A princípio pode usar qualquer tipo de plástico, contudo os mais utilizados são polietileno de baixa densidade e polietileno de alta densidade. Quando o plástico é separado antes de ir para os aterros, vem mais limpo, uma vez que não será misturado com todos os tipos de substâncias. Portanto ter uma estrutura de coleta seletiva é essencial. Depois de coletado, o plástico é separado por gênero. Algumas empresas separam o plástico branco dos coloridos, visto que com o branco pode-se fazer perfis de cores claras. Em seguida o plástico é lavado e moído, formando grânulos (pellets). Caso precise, passa por uma segunda lavagem. A segunda etapa consiste no reprocessamento do plástico. Os grânulos são levados para uma máquina chamada extrusora, onde serão fundidos e homogeneizados. Os pigmentos e as cargas são normalmente adicionados durante o processo de fundição, mas também podem ser colocados junto com os grânulos. A extrusora opera em várias faixas de temperaturas especificadas de acordo com o tipo de plástico utilizado. O material que sai dessa máquina passa por um sistema de refrigeração, resultando na madeira plástica. No IMA obtêm-se madeira plástica na forma de fitas, enquanto na maioria das empresas, na forma de toras. Por fim, pode-se utilizar qualquer ferramenta própria para madeira para trabalhar a madeira plástica produzindo objetos para comercialização. No Brasil uma das empresas mais importantes na produção desse material é a empresa Cogumelo, localizada em Campo Grande, Rio de Janeiro. A madeira plástica pode substituir a madeira natural em qualquer aplicação. Ela vem sendo utilizada na fabricação de móveis, principalmente bancos de jardim e cadeiras. Deve ser usada em parques e praças por não apodrecer com o tempo, nem sofrer ação de umidade e pragas. Parecendo sempre novo, mantém a paisagem bonita. Outra forma que vem sendo muito utilizada é na produção decks. Um deck de madeira requer vedação, pintura e lixamento, além da substituição periódica de tábuas danificadas. Um deck de madeira plástica não pede toda essa preparação, não solta farpas, não racha, não precisa de substituição e acima de tudo provem de material reciclado, sendo ecologicamente correto. Testes indicam que a madeira plástica quando molhada é menos escorregadia que a madeira tradicional. De modo similar aos decks, há pontes de madeira plástica, já instaladas no Parque Nacional de Itatiaia. Na presença de certos aditivos, consegue-se madeira plástica muito resistente a cargas pesadas. Por isso uma de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com