TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS DE USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  4/6/2017  •  Resenha  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 4

FAPAR

RESENHA CRÍTICA

ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS DE USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

CURITIBA

2017

ISRAEL AGNER

RESENHA CRÍTICA

ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS DE USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalho apresentado à disciplina de Desenvolvimento Sustentável, sob supervisão do professor(a) __________, como avaliação parcial válida para a discriminação de matéria pendente (DP).

CURITIBA

2017

ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS DE USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL (Resenha Crítica)

Apresentação da obra: Com foco principal de informar e conscientizar as pessoas sobre o uso e sustentabilidade da matéria prima Madeira, es te artigo traz consigo uma série de informações questionando e opinando a respeito da extração inconsciente e ilegal a madeira num âmbito global.

Estrutura do Artigo: O artigo é subdividido em seções numeradas de 01 à 06.

Na primeira seção, temos a introdução e indicação de embasamento da pesquisa, esclarecendo padrões de exploração e explanando a respeito do consumo inconsciente do assunto chave (madeira).

Na segunda seção, encontramos a dissertação a respeito do uso da madeira na construção civil, já que a mesma é usada para este fim desde os tempos primórdios, informação que é confirmada através de fotos de construções antigas localizadas em diversos pontos do mundo, dando-nos uma pequena “colher de chá” a respeito da arquitetura antiga.

A terceira seção trata apenas da área legal e padrões de qualidade no quesito extração, manuseio e uso final da madeira, dando-nos informações aprofundadas a respeito de cada certificação que envolve o setor.

A quarta seção desenvolve o assunto a respeito do método de pesquisa e sobre os dados técnicos coletados em todas as pesquisas e entrevistas.

A quinta seção nos abre um leque de produtos derivados e feitos de madeira que contribuem para a suavização dos impactos ambientais em nosso planeta, uma vez que a extinção da extração de madeira é algo impossível nos dias de hoje. São apresentados produtos como MDF, madeira ecológica.

A sexta seção apenas complementa a pesquisa nos trazendo a conclusão.

O artigo é fundado na base dissertativa – argumentativa, uma vez que a opinião da autora é levada como indispensável.

Conteúdo: O fato de que a extração de madeira inconsciente gera danos à sociedade é indicado em diversos trechos tais como: “A devastação das florestas traz não só a perda da biodiversidade e outros danos à fauna e à flora”.  O tratamento do teto gira basicamente em torno deste assunto e também nos traz exemplos de métodos de utilização da madeira, abordando estes assuntos de forma veemente e aprofundada através de pesquisas com engenheiros, arquitetos e industrias madeireiras.

A madeira é um artifício indispensável para a construção civil, desde tapumes e caixotes até os móveis após a finalização da obra. A madeira vem sendo usada com essa finalidade desde o início da construção civil, o artigo nos explana uma série de exemplos referentes a esse uso, como por exemplo o Templo Horyu-ji construído em 607 no Japão, a Igreja da Dormição datada de 1674, na Rússia entre diversas outras.

Devido ao grande volume de uso da madeira, existem diversos órgão que fazem o controle e certificação da extração da mesma, como o FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal), fundado em 1993 objetivando o manejo consciente e responsável de nossas florestas. Também existe a certificação ISO 14001 que garante que as empresas certificadas cumpre rigorosos padrões de preservação ambiental; entre diversos outros sistemas de certificação e controle.

Das 20 (vinte) empresas das quais os dados foram coletados, 32% usam a madeira com o fim de Painéis e Compensados, os outros 68% são subdivididos em 4 partes iguais de 17% distribuídos entre Madeira Beneficiada, Madeira de Demolição, Madeira Ecológica e Esquadrias.

A pesquisa traz também um dado muito interessante que compara a divergência de opiniões de engenheiros e arquitetos nos expondo que há sim divergência de opiniões a respeito da importância da alguns pontos na escolha dos produtos como por exemplo a qualidade, preço, sustentabilidade, estética entre outros.

O artigo também nos traz por fim diversas opções de produtos derivados da madeira, que podem ser empregados nos mais variados projetos e maneiras de utilização, como por exemplo o MDF que é uma madeira ecológica, ou seja, produto rotulado ecologicamente correto. Outro produto é a madeira ecológica, que é um revestimento para aplicação em MDF. Também vemos os laminados de madeira entre outros tantos.

Análise Crítica; Após a leitura e interpretação do artigo, acredito que comumente percebemos a necessidade e urgência que necessitamos agir para que a construção civil se torne cada vez mais sustentável, nos trazendo benefícios de curto e longo prazo, como por exemplo a prevenção de enchentes devido ao desmatamento de áreas próximas a rios (matas ciliares), degradação do nosso meio ambiente, o qual hoje podemos considerar como um dos bens mais valiosos da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com