TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de madeira como material de construção

Artigo: Uso de madeira como material de construção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  Artigo  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

A madeira tem sido um dos mais antigos e constantes materiais de construção utilizados pelo homem. Desde ruínas de civilizações primitivas que datam de 5000 a.C. , até os mais atuais exemplos arquitetônicos, encontra-se um vasto leque de obras onde se verifica sua presença.

Freqüentemente, a madeira está presente na estrutura e, quando isso não acontece, ela é usada em pisos, paredes e / ou telhados. Suas possibilidades decorativas foram sempre exploradas, o qual amplia suas possibilidades funcionais e estéticas. Entretanto, as mudanças nos padrões adotados envolvem o aperfeiçoamento de tecnologia, bem como a mudança do conceito estético e funcional requerido nas construções modernas.

A madeira possui diversas propriedades que a tornam muito atraente frente a outros materiais. Dentre essas, são comumente citados o baixo consumo de energia para seu processamento, a alta resistência específica, as boas características de isolamento térmico e elétrico, além de ser um material muito fácil de ser trabalhado manualmente ou por máquinas.

O aspecto, no entanto, que distingue a madeira dos demais materiais é a possibilidade de produção sustentada nas florestas nativas e plantadas e nas modernas técnicas silvicultoras empregadas nos reflorestamentos, que permitem alterar a qualidade da matéria-prima de acordo com o uso final desejado.

Este trabalho abordará o uso da madeira como material de construção civil. Será apresentada a classificação das árvores, sua anatomia, os processos de secagem e conservação, suas principais características, os tratamentos efetuados para melhoria da qualidade da madeira, entre outros.

Considera-se de suma importância o estudo mais aprofundado da madeira, pois o processo de produção molda a qualidade, e seu uso na construção civil é considerável.

Pretende-se melhorar o conhecimento sobre o assunto e apontar assim tipos de madeira corretos e o uso de tecnologia para diminuir a produção da mesma, utilizando outros materiais para substituí-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com