TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OFICINA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE NILTON LINS[pic 1][pic 2]

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

                                        

URBANIZAÇÃO POBREZA E DESIGUALDADES SOCIAIS

Manaus – 2015     

CLAUDENORA PEREIRA MACIEL

DEYRIANNE MACHADO DOURADO      

ELEN CRISTINA VIEIRA DA SILVA

IVANEI OLIVEIRA DE OLIVEIRA                  

LUCIANE CASTRO MARTINS                  

MIRIAM FERREIRA DA CUNHA

KEITYANE DA SILVA COSTA

REGILENE SILVA DE OLIVEIRA

ROSIANE SILVA              

ROSILENEMARQUES AZEVEDO

        

        

                                

URBANIZAÇÃO POBREZA E DESIGUALDADES SOCIAIS

[pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6]

Manaus – 2015

 1- Com avanços científicos e tecnológico da terceira revolução industrial. Explique quais os pontos positivos e negativos? (Página, 218).

Com os avanços nos sistemas de telecomunicações e transportes, reduzindo as distancias. Desenvolvimento do microeletrônica e da robótica ;competitividade entre as empresas, exigindo, assim, melhor qualidade dos produtos; esses  são seus pontos positivos.

Pontos negativos: desemprego de milhões de pessoas em todo o mundo, pois permite a produção de mais mercadorias e serviços com menor numero de trabalhadores, martilização de alguns países periféricos.

 

2- Cite um do marco do século XX no Brasil de grande impacto na sociedade? (Página, 218)

O Brasil foi marcado pelo o crescimento das cidades tanto em números quanto em população com o crescimento urbano que duplicou ocasionando muitos dos problemas urbanos vivenciados no dia á dia como o déficit da ordem social e ambiental tendo como principais moradia , enchente, poluição do ar e água aumento da mão de obra barata e de trabalho informal , violência, mobilidade urbana , houve a realização de investimentos estrangeiros em varias cidades principalmente em vários ramos industriais nas grandes cidades

3- Relate uma das consequências que o avanço cientifico tecnológico trouxe com a terceira revolução industrial? (Página, 219)

Umas das consequências foi o meio técnico cientifico informal que permitia a umidificação de varias regiões e espaços geográficos de forma sem procedimentos na historia sendo então redes urbanas não só de um pais ou região, mas de todo o mundo conectado a informatização tecnológica essa revolução industrial teve grande relevância para a sociedade deste do sec. XX ate os dias atuais como a tecnologia de toda a produção em massa entre outros avanços que trouxe também seu ponto negativo onde o capitalismo foi conceituado para a produção de massa gerando assim a exploração do trabalhador que necessita de um emprego para suprir suas necessidades. Porém, sem o respeito com a vida do ser humano sem qualidade de vida como cidadão digno.

4- Por que os anos de 1980 foram chamados de “década perdida”? (Página, 236).

Os anos 1980 foram marcados por uma profunda crise econômica e pelo fim da ditadura. A década perdida é uma referência à estagnação econômica vivida pela América Latina durante a década de 1980, quando se verificou uma forte retração da produção industrial e um menor crescimento da economia como um todo. Para a maioria dos países, a década de 80 é sinônimo de crises econômicas, volatilidade de mercados, problemas de solvência externa e baixo crescimento do PIB ou no caso do Brasil houve inclusíve queda. No Brasil, a década de 80 trouxe o final do ciclo de expansão vivido nos anos 70 (milagre econômico). Possui por características grande desemprego, estagnação da economia e índices de inflação extremamente elevadas. Houve também, na década perdida, perda do poder de consumo da população. Na década perdida há um aumento da dívida externa fazendo que aumente o déficit fiscal.

5- Qual a diferença entre uma cidade formal e uma cidade informal? (Página, 232)

 

É que a cidade formal  e dotada de infraestrutura, com habitações confortáveis, redes de água, esgotos,energia elétrica, serviço telefônico, transporte coletivo, coleta de lixo, postos de saúde, escolas etc...Ex: Bairro da alvorada.Já a cidade informal é totalmente carente de todos os serviços de infraestrutura, incapaz de atender ás necessidades mínimas de seus habitantes, são as chamadas periferias, os bairros pobres, onde vive a maioria da população. Ex:bairro nova vitória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com