TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS FORMAS ALTERNATIVAS DE CURA

Por:   •  1/4/2018  •  Artigo  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

CURSO SUPERIOR DE ENFERMAGEM

O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE ÀSFORMAS ALTERNATIVAS DE CURA

BOA VISTA – RR

OUTUBRO        / 2012

DAIANA DE OLIVEIRA LACERDA

MÔNICA LETÍCIA MARTINS FRANCO

PAULA TAMARA SIQUEIRA DE MELO

TRABALHO DA DISCIPLINA DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL REFERENTE AO PROFISSIONAL ENFERMEIRO FRENTE ÀS FORMAS ALTERNATIVAS DE CURA

Trabalho apresentando à disciplina de Exercício Profissional como um dos requisitos para obtenção da nota parcial do semestre.

                                                Professora: Andréa Cardoso

BOA VISTA – RR

OUTUBRO/ 2012

SUMÁRIO

Introdução        1

O profissional enfermeiro e as questões culturais do paciente        

Terapias alternativas de cura        

Chás caseiros        

Cirurgias espirituais                

Água fluidificada        

Benzedura        

Considerações finais        

Referências        

INTRODUÇÃO

A maioria das pessoas quando se encontra enferma, buscam métodos alternativos de cura para melhorar tanto suas condições físicas como emocionais, seja através de chás caseiros, de benzeduras e/ou outras formas que estas acreditam ser mais viáveis e de maior eficácia quando comparadas às formas referentes ao âmbito hospitalar.

        O presente trabalho tem por objetivo central expor as mais diversas maneiras de curas usufruídas pelas pessoas e a relação do profissional enfermeiro com a realidade cultural destas enquanto pacientes, bem como abordar o posicionamento do profissional frente a essas situações.

        

Segundo Santos,

A cultura nos é transmitida desde o momento de nosso nascimento. Com o passar do tempo, valores, crenças e costumes adaptam-se à nossa maneira de ser e de agir, tornando-nos seres singulares, com necessidades diferentes, porém com influência do contexto cultural (2002).

        A questão cultural de cada indivíduo deve ser sempre objeto de análise para o profissional enfermeiro, pois este deve prestar atendimento integral, ou seja, ver o paciente como um todo, levando em consideração sua classe social, o ambiente em que vive, hábitos, crenças e etc.; esses são fatores primordiais nofuncionamento do processo saúde-doença.

              O ser humano, desde os primórdios da história vem buscando maneiras alternativas de suprimir seus males físicos e/ou psíquicos. Atualmente, pode-se observar que há inúmeras práticas populares voltadas para a resolução rápida e eficaz de problemas relacionados à saúde.

Para Alciolli,

práticas populares são definidas como sendo todos os recursosutilizado pelas famílias, onde a apreensão do saber se constrói no cotidiano e se transmitede geração a geração, e cujo fazer não está ligado a serviços formais de saúde. As práticas populares surgem como consequência da necessidade de se resolver osproblemas diários de forma prática e pelo fato de darem certo se transformam emconvicções, em crenças que são repassadas de um indivíduo para o outro e de uma geração para a outra. (2000).

        Tomando como base a definição acima, é possível dizer que a família representa o principal meio de propagação das práticas culturais e que tem grande importância na manutenção da saúde não só dos seus membros, mas da comunidade; é o berço da cultura humana e da sociedade.

        Munido desse conhecimento, é imprescindível que o enfermeiro o ponha em prática, incluindo a família no planejamento do atendimento, o que representará um importante suporte nos cuidados de enfermagem.

        Como a medicina popular está cada vez mais influenciando as pessoas na busca de respostas para suas enfermidades, o enfermeiro deve estar atento quando se deparar com pacientes que possuem crenças e valores diferentes dos seus, para que assim, não se comporte de maneira errada e pratique a chamada imposição cultural.

Para Taylor (2007),

Imposição cultural é a tendência do pessoal de saúde de impor suas crenças, práticas e valores sobre as pessoas das outras culturas, acreditando que suas ideias são superiores.

        Assim, é primordial que o profissional saiba como agir em situações conflitantes como essa, e que utilize técnicas adequadas para que o atendimento seja eficaz e eficiente.

        Uma das principais técnicas que devem ser empregadas pelo enfermeiro quando atende um paciente de diferente cultura é conhecida como investigação cultural, onde o profissional primeiramente irá perguntar como o cliente deseja ser tratado com base nos seus costumes e valores.

        Além disso, o profissional enfermeiro que almeja obter resultados satisfatórios no atendimento deve responder algumas importantes questões, que de acordo com Taylor (2007) são:

  • Estou ciente de meus preconceitos e inclinações pessoais em relação a grupos culturais diferentes dos meus?
  • Tenho a habilidade de realizar uma investigação cultural de forma sensível?
  • Tenho conhecimentos sobre a visão de mundo do paciente?
  • Quantos encontros tive anteriormente com pacientes de experiências culturais diferentes?
  • Qual o meu real desejo de ser culturalmente competente?

        Mediante a esses questionamentos, a prestação de serviços será conduzida de forma mais competente e prazerosa para ambas as partes, visto que o atendimento se adequará não ao profissional e sua cultura, mas sim ao paciente e seus hábitos e crenças.

        Terapias Alternativas de Cura

O crescimento de terapias alternativas ocorre porque elas fogem do convencional, as pessoas podem encontrar diferentes tipos de vantagens vinculadas a esse novo modelo de assistência. A procura por medicamentos naturais é crescente e também se justifica pelo fato de que nesse tipo de terapia se evita os indesejáveis efeitos colaterais, buscando uma terapia que mantenha a integridade do organismo humano. [1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com