TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA DE SISTEMA GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL COM ÊNFASE NA NORMA OHSAS 18001:2007

Por:   •  4/4/2018  •  Artigo  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PROPOSTA DE SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL COM ÊNFASE NA NORMA OHSAS 18001:2007

Salvador

Junho de 2017

Hortênsia

Jéssica Cardoso

Joseleide Lopes

Nayara Fitelman

PROPOSTA DE SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL COM ÊNFASE NA NORMA OHSAS 18001:2007

Salvador

Junho de 2017


[pic 2][pic 3]

  1. Sobre a Empresa Estudo de caso

Uma panificadora chamada “Pão Gostoso”, situada em Salvador, com uma área de aproximadamente 2.500m2 e comporta um galpão para a fabricação de pães, uma loja de vendas, área para armazenamento de produtos, almoxarifado e áreas de estacionamentos interno e externa.

No galpão de fabricação de pães a empresa possui um forno industrial elétrico, 03 máquinas amassadeiras, 03 batedeiras industriais e uma mesa de corte e preparação de alimentos. A loja é equipada com galpão de vendas, prateleiras e estandes de exposição de produtos e 02 check-outs. A área de armazenamento de produtos é fechada e equipada com racks de madeira para empilhamento de mercadorias que é feito de empilhadeira movida a gás. Nesta área há ainda câmara frigorifica com divisão para o armazenamento de produtos congelados e produtos resfriados. O almoxarifado comporta produtos de limpeza e manutenção das instalações. No estacionamento interno abriga-se um furgão que é utilizado para entregas ao domicilio de clientes, conforme pedidos. O estacionamento externo tem capacidades de receber até 10 carros de clientes. O quadro funcional da empresa é composta por: 02 gerentes, 06 padeiros, 03 motoristas/ serviços gerais e 03 vigilantes/ manobristas. A empresa possui os seguintes turnos de trabalho: De 06:00hs as 14:00hs; de 14:00hs às 22:00hs e de 22:00hs às 06:00hs, de domingo a domingo, com escala de revezamento de seu pessoal.

  1. Objetivo

  • Elaborar uma proposta de Política de SST que será sugerida para a provação da Alta Direção da Padaria Pão Gostoso contemplando as diretrizes do requisito 4.2 Política de SST da OHSAS 18001:2007.
  • Identificar as principais fontes de perigo, determinando os riscos associados a estas fontes e recomendando controles que deveriam ser adotados pela Padaria Pão Gostoso para atender o requisito 4.3.1  da norma OHSAS 18001:2007.

  1. Proposta de Política de SST  da OHSAS 18001:20017

1)Executar operações de forma a garantir a saúde dos clientes, consumidores, colaboradores e público em geral, promovendo transparência, dignidade, igualdade e respeito, não sendo tolerado discriminação de nenhum tipo, além de jamais colocar em risco a integridade dos mesmo.

2)Atuar na promoção da saúde e na proteção do ser humano mediante identificação, controle e monitoramento dos riscos, adequando a segurança dos seus processos às melhores práticas de saúde e segurança, mantendo-se preparada para situações de emergência.

3)Apoiar fornecedores para que cumpram todos os requisitos legais de saúde e segurança do trabalho, atendendo sempre as boas práticas de vigilância sanitária. A empresa se compromete a cumprir também acordos negociados em convenção coletiva com os trabalhadores, tendo este apoio às diretrizes da organização.

4)Difundir para a força de trabalho os princípios desta política, valores e diretrizes da empresa e garantir o cumprimento das mesmas.

5)A Política de SST, bem como a missão, visão e valores da empresa estão disponíveis na intranet e no site da organização para consulta dos clientes, consumidores, trabalhadores, órgãos e público em geral.

6)Análise e monitorar a Política de SST da empresa, em prol do seu cumprimento pelos trabalhadores, como também para assegurar que seus princípios continuam comprometidos com o desempenho de segurança e saúde ocupacional, promovendo sempre o processo de melhoria contínua da organização.


  1. Identificação de Perigos, Avaliação de Riscos e Determinação de Controles da norma OHSAS 18001:2007

GALPÃO PARA FABRICAÇÃO DE PÃES

LOJA DE VENDAS

ÁREA PARA ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS

ALMOXARIFADO

Perigo

Riscos

Controles

Manuseio dos produtos de limpeza

Contaminação; alergia; queimaduras e escorregamento.

Uso de EPI’s; produto identificado e manter limpo e em bom estado o local.

Manuseio das instalações

Choques elétricos; Lesões; fraturas; cortes; queimaduras, incêndio e explosões

Sistema de exaustão;uso de EPI’s; extintor, treinamento para o manuseio das instalações; possuir porta de acesso, mantida permanentemente fechada; possuir sinalização quanto ao perigo de choque elétrico e restrição de acesso por pessoas não autorizadas; ser mantidos em bom estado de conservação, limpos e livres de objetos e ferramentas; possuir proteção e identificação dos circuitos, e e) atender ao grau de proteção adequado em função do ambiente de uso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com