TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS INTERDISCIPLINARES DAS HISTORICAS AÇÕES DE ESTADO NO ATENDIMENTO A POPULAÇÃO

Por:   •  20/4/2016  •  Resenha  •  2.607 Palavras (11 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

BIBLIOGRAFIA............................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

O Brasil a muito tem em seu palco a atuação de profissionais do Serviço Social, onde se pode destacar a força que esse trabalho tem ganhado no decorrer dos anos. Tendo como primórdio a necessidade de manter uma relação entre a sociedade, a politica e a igreja foram criadas o serviço social, que primeiramente teve a própria Igreja atuada e desenvolvida esses serviços na que também tinha em sua atuação as mulheres.

Com o decorrer do tempo o Serviço Social toma força e passa a não ser algo promovida pela Igreja para reparar e ampliar sua força e torna-se Estatal. Porém isso só aconteceu após os períodos de instabilidade que os pais passaram. Direta e indiretamente a força que foi alcançada pela atuação dos profissionais dessa área, e são evidente que isso se deve as necessidades que o povo brasileiro teve. As crises que foram enfrentadas pelo Brasil foi o que consolidou a existência do que foi dito.

Não é necessário ser historiador ou ter vivenciado os momentos de loucura no país, pois, é inevitável fecha os olhos para o que aconteceu para o que os problemas passados geraram para os momentos atuais. Essa trajetória é bonita e onde veem se introduzindo os valores e princípios, o que era feito por uma instituição como a igreja, cresceu e faz com que as necessidades das grandes massas, a população que realmente precisava de auxílio, passassem por estudos, pesquisas a que houvesse o desenvolvimento de ideias que de forma rápida cumprissem com as expectativas de melhoras da população da época que o serviço social tornou-se mais atuante: no caso a classe de operários.

Com tudo isso vê que com o percurso que as coisas tomaram, foi criado um setor estatal que formou subsídios para trabalhadores, trabalhadores esse que no meio do século XX viram e sentiram o que as grandes crises fizeram. Mesmo contra os danos das empresas os serviços prestados para a população fizeram com que eles tivessem horários menos pesados entre outros direitos.

Com essas práticas a dinâmica social do país teve forte intervenção, hoje podemos afirmar que com a luta que foi tida, com a implantação do Serviço Social, teve importância que acaba sendo esquecida se às vezes nem sabida por grande parte da sociedade. Da Igreja ao Estado, do empresariado ao operariado, o Serviço Social tem agido a para o povo brasileiro.

O Serviço Social está vinculado as múltiplas expressões da “questão social”, podemos afirmar, que não cabe considerarmos, como fazem alguns estudiosos, que a profissionalização nesta área seja mera conseqüência da qualificação, pela ampliação de conhecimentos teóricos, de ações que, mediante a filantropia e o assistencialismo, dirigiam-se à “questão social”. Diferente disso, a emersão profissional do Serviço Social corresponde a determinadas estratégias do capital em um período específico a era dos monopólios , haja vista a própria configuração do capitalismo e a da “questão social” à época. Os rumos da profissionalização do Serviço Social originaram-se no marco das alterações que afetaram profundamente a Europa e os Estados Unidos nas últimas décadas do século XIX. Na passagem do capitalismo concorrencial para o seu estágio monopolista, podem-se observar significativos impactos na estrutura societária, em decorrência  das contradições imanentes a tal sistema  “o Capitalismo monopolista  recoloca em patamar mais alto o sistema totalizante de contradições que confere à ordem burguesa os seus traços basilares de exploração, alienação e transitoriedade histórica.  Assim, temos evidentes alterações em toda a dinâmica dos processos inerentes à ordem burguesa.


  1. DESENVOLVIMENTO

No Brasil, o Serviço Social teve origem na década de 1930, referenciado, basicamente, pelo Serviço Social europeu, fato que, como já sugerimos, implicou uma forte influência da doutrina social da Igreja católica. Com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder (Revolução de 1930), alterou-se o quadro político sob a direção das oligarquias.    

Esse período foi batizado popularmente de política do café com leite, pela alternância no poder presidencial de representantes dos estados de Minas Gerais assim, o Estado tomou a dianteira no comando da política econômica e social, alinhado à perspectiva de ampliação e consolidação das bases industriais no País. Nesse processo, o Serviço Social despontou como uma das estratégias concretas de disciplinamento, controle e reprodução da força de trabalho, estratégia efetivada pelo empenho que uniu esforços do Estado e da Igreja em consonância com a expansão do capitalismo no País. Os Estados Unidos, que se tornava o centro de referência do capitalismo, e a Europa envidaram esforços no sentido de viabilizar ações profissionalizadas no campo social, tomando diferentes rumos na execução dessa tarefa.

A expansão da produção industrial é acompanhada pela intensificação da taxa de exploração da força de trabalho, amplamente disponível no contingente populacional. O proletariado urbano, nesse período já se manifesta como um setor emergente, capaz de exercer pressões sobre o Estado. Sua contribuição para a queda do Antigo Regime (República Velha), necessária à legitimação do Estado Novo, lança-o no quadro político.

Entretanto, nesse movimento, não há uma superação do ideário neotomista, operando-se, nos períodos em que as concepções desenvolvimentistas têm hegemonia no Brasil e no continente latino-americano, uma conjugação dessa vertente funcionalista com tal ideário. O processo de conjugação colocado em andamento continua mantendo a não-percepção, pelos profissionais, do antagonismo entre as classes sociais, apagando do conteúdo dos conhecimentos em debate, os conflitos, as contradições, ou melhor, os elementos fundantes da “questão social”. O código de ética sinalizam as influências da referida conjugação: Ao assistente social cumpre contribuir para o bem comum, esforçando-se para que o maior número de criaturas humanas dele se beneficiem, capacitando indivíduos, grupos e comunidades para sua melhor integração social . O assistente social estimulará a participação individual, grupal e comunitária no processo de desenvolvimento, propugnado pela correção dos desníveis sociais .                                                                                                                                                              

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (178.8 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com