TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos Interdisciplinares das Históricas Ações de Estado no Atendimento à População

Por:   •  15/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Aspectos historicos / filosoficos / psico-sociais no período de 1940-1960 no Brasil.        4

2.2        Trajetoria histórica das ações sociais do estado voltadas ao atendimento da questão social do período de 1940 – 1960.        5

2.3        Analise dos fatos ocorridos no período de 1940-1960 no Brasil e os avanços das políticas sociais após a constituição de 1988.        6

3        CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9



  1. INTRODUÇÃO

O referido trabalho tem como pré-suposto uma produção textual reflexiva e critica acerca da postura do estado em seus diversos aspectos históricos e disciplinares das ações pertinentes ao atendimento da população entre as décadas de 1940 a 1960, onde a política assistencialista e clientelista foram o grande marco dos governos de Getulio Vargas em sua prática reconhecida como populista, bem como na trajetória do governo de Juscelino Kubitschek em suas vivências verticalistas e corporativistas.

Este trabalho explicará de forma organizada os diversos avanços ocorridos nestas décadas em questão, em especial nas áreas Tecnológicas e Educacionais, onde o governo oferece um sistema escolar gratuito no ensino básico obrigatório, bem com nas universidades.

Estarão também em evidência às escolas de Serviço Social que foram re-significadas por aspectos relevantes as questões voltadas à qualificação para o mundo do trabalho, o assistencialismo e a beneficência ao atendimento as famílias dos operários, formas estas vistas como dinâmica para protagonizar as propostas e ações governamentais através das práticas sociais da época.

Por fim será pontuada uma análise dos fatos ocorridos no Brasil nas épocas entre 1940 e 1960 bem como seus avanços acerca das políticas sociais  de cada governo citado.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. ASPECTOS HISTORICOS / FILOSOFICOS / PSICO-SOCIAIS NO PERÍODO DE 1940-1960 NO BRASIL.

Entre 1940 e 1960, o Brasil adquiriu algumas das feições que guarda ainda hoje.

Na economia, deixou para trás uma sociedade predominantemente rural e deu os primeiros passos rumo à industrialização.

Na política, passou de um extremo ao outro, uma ditadura pessoal deu lugar à democracia pluralista.

Vargas criou o Estado Nacional Brasileiro, acabou o voto a bico de pena, instituiu o direito ao voto às mulheres e o sufrágio universal secreto; revolucionou a administração, instituindo o concurso publico e a capacitação dos servidores para melhor atender o povo.

A literatura e as artes foram preenchidas por um conteúdo nacional e popular.

A ciência e a tecnologia foram incentivadas e varias descobertas brasileiras tornaram-se patrimônio da humanidade.

Pela primeira vez o país teve um sistema escolar publico gratuito universal. Tanto o ensino básico obrigatório, quanto as universidades foram criadas no governo Vargas, inclusive as escolas de Serviço Social.

Foram criadas as bases da organização sindical, fortalecendo os sindicatos por categoria e incentivando a mobilização popular. Os direitos trabalhistas são garantidos.

O Serviço Social foi assistencial, caritativo, missionário e beneficente. Foram criadas a:

  • LBA
  • SENAI
  • SESI
  • SESC
  • CLT
  • PETROBRAS.

A saúde publica caracterizou-se neste período, pelo centralismo, verticalismo e autoritarismo corporativo, enquanto que as instituições de previdência social tinham no clientelismo, populismo e paternalismo uma formula que deixou seus resquícios na nossa estrutura atual.

Foi um período de grandes acontecimentos políticos, históricos e sociais como:

  • O Estado Novo
  • Segunda Guerra Mundial
  • Suicídio de Getulio Vargas
  • Eleição para novo presidente
  • Crise política no país
  • JK assume a presidência
  • Inauguração da nova capital do Brasil, “Brasília”.

Compreender o papel de Getulio Vargas e Juscelino é compreender a historia recente do Brasil.

  1. TRAJETORIA HISTÓRICA DAS AÇÕES SOCIAIS DO ESTADO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DA QUESTÃO SOCIAL DO PERÍODO DE 1940 – 1960.

Quando o Serviço Social surgiu no Brasil, o País passava pelo intenso processo de industrialização e um avanço significativo no desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornando, assim, mais intensa também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista.

O Sistema Brasileiro de Proteção Social - SBPS organizou-se a partir da política social de cunho corporativo, organizada durante a década de 1930 e assentada nos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAP) e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); na antiga tradição caritativa e filantrópica e voltada ao atendimento de certas situações de pobreza e, por último; nas políticas sociais assentadas na afirmação de direitos sociais da cidadania, consolidada na Constituição Federal de 1988.

"(...) compreendendo a conjuntura de ascendência e hegemonia do Estado populista, observamos a criação dos institutos de seguridade social (institutos de Aposentadorias e Pensões, IAPs), organizados por categorias profissionais. Tais institutos foram criados por Getúlio Vargas ao longo dos anos 30, favorecendo as camadas de trabalhadores urbanos mais aguerridas em seus sindicatos e mais fundamentais para a economia agroexportadora até então dominante. Ferroviários, empregados do comércio, bancários, marítimos, estivadores e funcionários públicos foram algumas categorias favorecidas pela criação de institutos. Todas constituíam pontes com o mundo urbano-industrial em ascensão na economia e na sociedade brasileira de então." (Luz, 1991).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (196.5 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com