TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação De Ciclose E Cloroplastos

Pesquisas Acadêmicas: Observação De Ciclose E Cloroplastos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  2.702 Visualizações

Página 1 de 2

OBSERVAÇÃO DE CICLOSE E CLOROPLASTOS EM CÉLULAS DE Elodea

Crisley Ohana

Resumo:

Através da observação utilizando microscopia óptica, conseguimos visualizar os movimentos de ciclose, proporcionados por interações constantes entre actina e miosina, proteínas formadoras dos microfilamentos. A actina associa-se à miosina e, com a hidrólise do ATP, é gerado um movimento interno. O movimento de ciclose está associado com a distribuição de cloroplastos e substâncias no citoplasma das células, no caso da Elodea, pudemos ver que os cloroplastos foram arrastados para um local de maior intensidade luminosa da célula, de modo com que o mesmo possa exercer suas funções com maior eficiência. O Cloroplasto por ser uma organela já naturalmente corada, não precisa da adição de nenhum corante para ser observado ao microscópio óptico.

Introdução:

Os cloroplastos são organelas responsáveis pela fotossíntese, atuando na geração de energia metabólica, possuem seu próprio material genético e reproduzem-se por divisão. (A CÉLULA, 2005) Os cloroplastos das algas e das plantas superiores são facilmente visíveis com o microscópio óptico, com formato em discoide e corpo elipsoidal, com dimensão aproximada de 4µm e 7µm (BIOLOGY OF THE CELL, 1977). A ciclose é a movimentação do citoesqueleto no hialoplasma das células vegetais, esses movimentos não alteram a forma conformacional da célula, apenas atuam como “carregadores” de determinadas estruturas como organelas, a ciclose depende de interações constantes entre actina e miosina, proteínas formadoras dos microfilamentos. A actina se associa à miosina e, com a hidrólise do ATP, é gerado um movimento interno. (FUNDAMENTOS DA BIOLOGIA CELULAR, 2008) Esse movimento atuará proporcionando aos cloroplastos uma melhor distribuição, de modo com que possibilite um melhor aproveitamento da luz e calor vindo do meio externo. (Biologia na Zootecnia)

Material e Métodos:

Foi utilizada, uma amostra da folha da plana Elodea, arranjada na lâmina da seguinte forma:

1. Com uma pinça foi retirado um pequeno pedaço a folha da Elodea e logo após o mesmo foi depositado sob uma lâmina.

2. Colocamos sobre o espécime, algumas gotas de água para que este ficasse mais bem acomodado quando posto sobre ele a lamínula.

3. Observamos o material coletado no microscópio óptico.

Resultados e discussões:

Com a conclusão da observação a cima descrita, pudemos ver claramente, a importância do movimento de ciclose no que concerne a distribuição de solutos no meio intracelular no caso das células vegetais, compreendemos porque o movimento é denominado assim, visto que o mesmo move-se em movimento cíclicos. Observamos também os cloroplastos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com