TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cloroplastos

Seminário: Cloroplastos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Seminário  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 3

O principal tipo de plasto é o cloroplasto, que se caracteriza por apresentar cor verde, decorrente da presença do pigmento clorofila. Um cloroplasto típico tem forma de lentilha alongada, com cerca de 4um de comprimento por 1 a 2um de espessura. A maioria dos cloroplastos é delimitada por suas membranas lipoproteicas, com um complexo membranoso interno formado por pequenas bolas discoidais achatadas empilhadas. Existem, no entanto, cloroplastos com três membranas, como os do protista clorofilado, em mesmos os das algas diatomáceas e das algas marrons.

Os cloroplastos são capazes de se autoduplicar. Quando uma célula vegetal divide-se em duas células-filhas, cada uma delas recebe aproximadamente metade do numero de plastos existente na célula mãe. Á medida que as células-filhas crescem, os plastos se auto duplicarem, restabelecendo sua quantidade original nas células.

Um tipo de cloroplasto pode transformar-se facilmente em outro, leucoplasto, por exemplo, podem transformar-se em cloroplastos e vice-versa, e ambos podem gerar cromoplastos.

Os cloroplastos, como as mitocôndrias, tem origem exclusivamente materna. Eles estão presentes no gameta feminino e darão origem a todos os cloroplastos que a planta vira a ter. proplastos contem DNA, RNA e ribossomos, sendo capazes de produzir diversas proteínas. Estão presentes nas células do embrião e nos tecidos meristemáticos das plantas.

A capacidade de multiplicação dos plastos e suas semelhanças com as bactérias são forte indicio de que essas organelas, assim como as mitocôndrias, descendem de seres procarióticos que invadiam seres eucarióticos ancestrais das algas e plantas.

Cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas e algas, rico em clorofila.

Nos cloroplastos ocorre a reação da mais fundamental importância para a vida das plantas e, indiretamente, para a vida dos animais: a fotossíntese. Os cloroplastos são geralmente discoidais. Sua cor é verde devido a presença de clorofila. No seu interior existe um conjunto bem organizado de membranas, as quais formam pilhas unidas entre si, que são chamadas de grana. Cada elemento da pilha, que tem o formato de uma moeda, é chamado de tilacóide. Todo esse conjunto de membranas encontra-se mergulhado em um fluído gelatinoso que preenche o cloroplasto, chamado de estroma, onde há enzimas, DNA, pequenos ribossomos e amido. As moléculas de clorofila se localizam nos tilacóides, reunidas em grupos, formando estruturas chamadas de “complexos de antena”. Fase clara

Os cloroplastos são muito importante em um vegental, e podem ter algumas interferencias causada por defencivos, que podem agir diretamento no cloroplasto de uma planta.

O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma seqüência específica de ácidos nucléicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico – DNA- e ácido ribonucléico – RNA).

Os genes controlam não só a estrutura e as funções metabólicas das células, mas também todo o organismo. Quando localizados em células reprodutivas, eles passam sua informação para a próxima geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com