TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação De Reações E Estequiometria

Pesquisas Acadêmicas: Observação De Reações E Estequiometria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

Objetivo da prática:

A prática tem como objetivo, observar reações de soluções feitas com Na2CO3 e BaCl2, fazer novas substâncias a partir das soluções feitas e analisar como essas substâncias reagem quando estão juntas.

Introdução:

Seguindo a definição mais tradicional de ácido e base, de Svante Arrhenius, temos que “ácidos são substâncias que -em solução aquosa- liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos (OH-).”

Para saber se uma solução é base ou ácida, usamos indicadores ácido-base, que são substâncias naturais ou sintéticas que quando em contato com ácido ou base, modificam sua cor, como por exemplo, a fenolftaleína. Esse indicador, quando adicionado em um ácido, o aumento na concentração de H+, desloca o equilíbrio e torna a solução incolor. Quando adicionado em uma base, o aumento da concentração de OH-, desloca o equilíbrio e torna a solução rósea. Além disso, podemos identificar também pelo sabor, os ácidos costumam ser azedos e as bases, são amargas. Porém esse método não é indicado, pois existem substâncias que podem ser prejudiciais à saúde.

Quando misturados, ácido e base, eles se neutralizam e voltam a ser incolor. Isso acontece, porque o cátion do H+ do ácido e o ânion OH- da base, reagem formando água. Esse processo é chamado de reação de neutralização.

Metodologia:

O grupo recebeu 5 béqueres com medidas de 50, 100 e 500 ml.

Pesou-se primeiramente 2 gramas de carbonato de sódio na balança analítica e logo após adicionou 10 ml de água destilada. Foram pesados aproximadamente 3,23 gramas de cloreto de bário e adicionou 10 ml de água. Após observar as reações que aconteceram, misturou-se Na2CO3 à BaCl2 e adiciona-se 1 gota de fenolftaleína.

Depois de anotadas as reações repetiram-se o processo, porém, com o dobro das medidas (4 gramas de Na2CO3 e 6,46 gramas de BaCl2) e adicionou em cada medida 20 ml de água destilada. Misturam-se as duas soluções e observa-se o resultado. Depois acrescenta-se 1 gota de fenolftaleína.

Com auxílio de uma pipeta ou canudo, sopramos ar (CO2) na solução.

Resultados:

Na solução Na2CO3+H20, o líquido esquentou-se uma reação exotérmica (libera calor), após mexer com o bastão de vidro, a solução ficou transparente, sem corpo de fundo e levemente com cheiro. Com BaCl2+H20, também tivemos uma reação exotérmica, e o líquido ficou transparente.

Ao adicionarmos Na2CO3 com BaCl2 a solução foi ficando com um aspecto branco e denso no início. Depois de misturá-lo com o bastão, continuou branco, mas não tão denso. E depois de deixá-lo alguns segundos em repouso, observou-se que a parte menos densa da solução foi formando um pequeno “anel” na parte de cima e parte mais densa, ficou no fundo. Quando adicionamos fenolftaleína a solução ficou rosa escuro, provando que a solução tem um caráter básico.

Quando dobramos os números das massas (4 gramas de Na2CO3 e 6,46 gramas de BaCl2) e da água destilada (20 ml) obtivemos os mesmo resultados da anterior, porém com o dobro de solução. Ao misturarmos Na2CO3+BaCl2, tivemos também os mesmo resultados da solução anterior, novamente a diferença foi o dobro de solução. Ao adicionar fenolftaleína, a solução ficou rosa escuro.

.

Questões sobre a aula:

Número de mols de Na2CO3 e de BaCl2 em cada um dos experimentos:

ϻ= (m (g))/MM m (g): massa pesada

MM: massa molar

ϻ: nº de mols

*Na2CO3: medida aproximada de 2,0 gramas e 4,0 gramas respectivamente:

Na2: 46 g + C: 12 g + O3: 48g= 106 g

ϻ=(2,0019 g)/(106 g)= 0,018 mols ϻ= (4,0341 g)/(106 g)= 0,038 mols

*BaCl2: medida aproximada de 3,23 gramas e 6,46 gramas respectivamente:

Cl2: 71,0 + Ba: 137g= 208 g

ϻ= (3,240 g)/(208 g)= 0,015 mols ϻ= (6,491 g)/(208 g)= 0,031 mols

Como as massas pesadas em laboratório são massas pesadas aproximadamente, ao dobrarmos os números das massas, dobrou-se também o número de mols em cada um deles.

Propor uma equação química que represente os fenômenos observamos quando se juntou as soluções Na2CO3 + BaCl2:

Na2CO3 + H2O -› Na2CO3 (aq)

BaCl2- H2O -›

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com