TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estequiometria De Solidos

Monografias: Estequiometria De Solidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO ..........................................................................................................................2

SUMÁRIO.........................................................................................................................3

1. INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

2. OBJETIVOS..................................................................................................................5

3.MATERIAIS E MÉTODOS...........................................................................................6

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES..............................................................................10

5. CONCLUSÕES...........................................................................................................13

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................14

1. INTRODUÇÃO

Sabe-se que qualquer que seja a reação química, ela ocorre por meio de quebra de ligações químicas já existentes nos reagentes, originando novas ligações que são os produtos.

"A Estequiometria é um estudo quantitativo da composição de substancias químicas e das substancias consumidas e formadas em reações químicas." (Russel et al, 1994)

Em reações como a realizada na pratica é possível observar e notar relações de massa e quantidade de matéria. Nessa experiência os reagentes utilizados são soluções de nitrato de prata e de cloreto de sódio, ao realizar a mistura desses reagentes teremos os indícios de reação, que são as mudanças ocorridas logo após o contato dos mesmos, entre eles podemos englobar a mudança de temperatura e também a formação de precipitado. Durante a prática, foram utilizados os seguintes equipamentos: béqueres (recipiente usado no preparo de soluções, pesagem de sólidos e aquecimento de líquidos), bastão de vidro (usado na agitação e transferência de líquidos), funil (vidraria utilizada em extração, decantação separação e filtração de líquidos), papel de filtro, papel absorvente, vidro de relógio (utilizado no recolhimento de sublimados e na pesagem de substâncias sólidas) e a chapa aquecedora (utilizada para aquecer materiais). Para que pudéssemos garantir a exatidão dos resultados dessa pratica, foi necessário que se realizasse a pesagem da maioria dos instrumentos utilizados e também dos reagentes, onde a balança semi-analítica Gehaka®, modelo BG 400 foi usada.

"A massa de um objeto é uma medida númerica direta da quantidade de materia do objeto." (Russel et al, 1994)

O experimento teve como tema uma reação entre soluções de nitrato de prata e cloreto de sódio. O nitrato de prata é um sal que em solução aquosa sofre dissociação como a maioria dos sais, e o cloreto de sódio também é classificado como sal, sendo considerado bastante iônico.

2. OBJETIVO

O objetivo proposto com experimento é a determinação das relações de massa e quantidade de matéria em uma reação entre soluções de nitrato de prata e de cloreto de sódio - estequiometria de sólidos. Além de aprimoramento e aprendizado de técnicas como decantação, filtração, lavagem e secagem.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais:

• Béqueres 100 mL

• Suporte Universal

• Funil simples

• Bastão de vidro

• Papel de filtro

• Balança semi-analitica Gehaka®, modelo BG 400

• Pisseta

• Vidro de relógio

• Chapa de aquecimento

• Papel absorvente

Reagentes: Nitrato de prata sólido produzido em experiência anterior; solução aquosa de cloreto de sódio.

Métodos:

A partir dos dados obtidos através do experimento realizado anteriormente foram anotados os seguintes valores: a massa do béquer: 52,168 gramas, a massa do nitrato de prata usado: 6,000 gramas e a massa da prata obtida: 3,925 gramas. Foi calculada a massa do béquer que continha nitrato de prata já seco. Além disso, foi recordado sobre os cuidados e precauções que devemos ter ao trabalharmos com nitrato de prata, no qual o mesmo reage com a pele ocorrendo escurecimento do local caso tenha contato.

No béquer (nomeado béquer 1) contendo nitrato de prata foram adicionados 15 mL de água destilada, em seguida agitou-se com um bastão de vidro até a dissolução completa do sólido e observou-se o aspecto inicial da solução. Em um béquer limpo e seco de 100 mL (nomeado béquer 2) foi adicionada uma massa de cloreto de sódio, sendo aproximado 0,68 gramas do sal para cada grama de nitrato de prata. Foi realizado a dissolução do sólido em cerca de 15 mL de água destilada, sendo observado e descrito o aspecto da solução.

Sobre a solução de nitrato de prata, foi adicionada vagarosamente e sobre agitação a solução de cloreto de sódio, sendo realizada a observação e anotações sobre a reação. Com o auxilio da chapa de aquecimento a suspensão foi aquecida (Figura 1) até a ebulição, sendo mantido por aproximadamente por 2 minutos ate que a solução se tornou razoavelmente límpida devido o assentamento do precipitado. Agitou-a com o bastão de vidro para que não ocorresse fervura violenta (superaquecimento).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com