TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estequiometria Do PbI2

Monografias: Relatorio Estequiometria Do PbI2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  1.131 Visualizações

Página 1 de 4

DETERMINAÇÃO DA ESTEQUIOMETRIA DA REAÇÃO ENTRE ÍONS DE CHUMBO E ÍONS IODETO

ALUIZIO HENRIQUE

JÉSSICA MORELI FERREIRA

MAYARA SIMONE DOS SANTOS

THAIS CAROLINE DELMASSO GIGLIO

PRESIDENTE PRUDENTE

23-03-2010

DETERMINAÇÃO DA ESTEQUIOMETRIA DA REAÇÃO ENTRE ÍONS DE CHUMBO E ÍONS IODETO

Relatório apresentado à Professora Ana Maria Pires da disciplina de Química Geral Experimental I da turma do 1° ano, do curso noturno de Licenciatura em Química.

UNESP – Faculdade de Ciências e Tecnologia

Presidente Prudente – 23-03-2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

OBJETIVOS 4

PARTE EXPERIMENTAL 4

RESULTADOS E DISCUSSÃO 5e6

CONCLUSÕES 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

ANEXOS

INTRODUÇÃO

A estequiometria relaciona quantitativamente várias reações, que envolvem volume, massa, quantidade de matéria, números de partículas, entre outras grandezas. A importância dos cálculos estequiométricos é fundamental em todos os ramos da química. Para efetuarmos os cálculos estequiométricos, devem-se conhecer as proporções existentes entre os elementos que formam as diferentes substâncias. Estas proporções são perceptíveis pelo conhecimento das fórmulas das substâncias. É fundamental que se saiba a quantidade de produtos que pode ser formado a partir de uma determinada quantidade de reagentes, é importante, também, saber antecipadamente qual a quantidade de reagentes que deve ser utilizado para se obter uma determinada quantidade de produto.

Para se determinar a estequiometria nesse experimento foi aplicado o método das variações contínuas – método de Job, que servem essencialmente para se obter informação sobre a estequiometria de formação de complexos, adutos ou compostos de inclusão. Saber por exemplo se um ligante polidentado coordena-se com um, dois, ou mais íons metálicos em determinadas condições. Também se um hospedeiro de inclusão com diversos sítios de inclusão, como é o caso de cucurbitandos ou calixarenos, é capaz de acolher uma ou mais moléculas hóspedes.

.

OBJETIVOS

• Determinar a estequiometria da reação entre íons de chumbo e iodeto aplicando o método das variações contínuas (método de Job).

• Treinar a técnica de filtração quantitativa.

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais

- Nitrato de chumbo

- Iodeto de potássio

- Álcool etílico

- 2 Buretas

- 6 Béqueres de 50mL

-2 Béqueres de 100 mL

- Proveta

- 6 Vidros de relógio

-6 Papeis de filtro

-Funil

- Bastão de vidro

- Suporte universal

- Garra

-Teostato

- Estufa

- Dessecador

Procedimento experimental

Numeramos seis béqueres e duas buretas, na primeira bureta colocamos Pb(NO3)2(l) e na segunda KI ,respectivamente. Em cada béquer colocamos volumes diferentes de nitrato de chumbo II; 1,0, 2,0 ,3,0 ,4,0 ,6,0 , 8,0 ml , logo após, adicionamos 10mL de água destilada em cada um , depois colocamos volumes diferentes de iodeto de potássio; 8,0, 7,0, 6,0, 5,0, 3,0, 1,0. Cobrimos cada béquer com vidro relógio e aquecemos por aproximadamente 15 minutos para facilitar a formação de cristais produzidos na reação, então, deixamos esfriar em temperatura ambiente. Dobrar 6 papéis de filtro e colocá-los no funil, um de cada vez com o respectivo número do béquer utilizado; transfira quantitativamente o precipitado(cor amarela) do béquer 1 para o funil, lavando o interior com pequenos volumes de água, sem que o líquido ultrapasse a altura do papel. Terminada a filtração, lave o precipitado, dentro do funil, com pequenos volumes de água destilada e álcool etílico; então, deixe secar cada papel por aproximadamente 30 minutos. Pese o papel contendo o precipitado e anote a sua massa, desconte a massa do papel; repita o mesmo procedimento com os demais béqueres, assim, deduza a estequiometria da reação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com