TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obtenção Da P-NIT Acetanilida - Introdução

Exames: Obtenção Da P-NIT Acetanilida - Introdução. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Para um composto ser aromático, ele deve ser planar, ter seus orbitais conjugados, ser cíclico e seguir a regra de Huckel. Porém o que queremos dizer quando dizemos que um composto é aromático? Queremos dizer que seus elétrons π estão deslocalizados sobre todo o anel e que ele é estabilizado pela deslocalização desses elétrons.

Os compostos aromáticos participam das reações de substituição eletrofílica aromática são reações em que os eletrófilos, que são íon positivos ou espécies deficiente em elétrons com uma carga parcial positiva grande atacam o anel benzênico, substituindo um dos seus átomos de hidrogênio.

As substituições eletrofílica aromáticas permitem a introdução direta de uma grande variedade de grupos no anel aromático e, por esta razão, fornecem rotas sintéticas para muitos compostos importantes.

A nitração é um processo que envolve reações de substituição eletrofílica aromática em seu mecanismo. Tal processo acontece quando o anel aromático é colocado em frente a ácido sulfúrico e ácido nítrico, onde um dos átomos de hidrogênio ligados ao anel é substituído pelo grupo nitro, originando um nitrocomposto e água.

Procedimentos

Coloca-se em um erlenmeyer de 100mL 2,5g de acetanilida e 5mL de ácido acético glacial então agita-se posteriomente adicionou-se 7,5mL de H2SO4.

Resfria-se externamente com gelo e sal a solução formada, e então adiciona-se paulatinamente e com agitação constante a mistura resfriada de 25mL de HNO3 e 27,5mL de H2SO4.

Após a adição, retira-se o erlenmeyer do banho de gelo e coloca-se este em repouso por 30 minutos a temperatura ambiente.

Derramou-se então gelo picado e água no erlenmeyer e deixou-se a solução em repouso por 15 minutos, e posteriormente filtrou-se a solução com o filtro de Buchner.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com