TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obtenção De Hidrogênio

Ensaios: Obtenção De Hidrogênio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O hidrogênio é um elemento abundante no universo e na crosta terrestre é o terceiro elemento mais abundante (depois do oxigênio e do silício) em porcentagem de átomos e o nono em porcentagem de massa. Na Terra, o hidrogênio pode ser encontrado combinado, em grande parte com o oxigênio, constituindo a água. Este elemento também pode ser encontrado em minerais, oceanos e seres vivos (RUSSEL, 1994; SHRIVER; ATKINS, 2008).

A molécula de hidrogênio é leve e ao ser liberada, sobe rapidamente aos níveis mais altos da atmosfera e gradualmente se perde pelo espaço. Possui propriedades químicas muito variadas, apesar de seu único elétron e, sob certas circunstâncias, pode se ligar a mais do que um átomo simultaneamente. Além disso, varia em caráter desde uma base forte de Lewis (como o íon hidreto, H-) a um ácido forte de Lewis (como no cátion hidrogênio, H+, o próton) (MONTOYA, 2011; RUSSEL, 1994).

O hidrogênio atômico possui somente um próton no seu núcleo e um único elétron; no entanto o hidrogênio ordinário é formado de moléculas diatômicas não polares que possuem dois átomos unidos por uma ligação covalente. O hidrogênio atômico não se encontra livre na natureza, mas combinado em grande número de compostos. Ele é um elemento de grande instabilidade e, consequentemente, muito reativo, que tende a ajustar seu estado eletrônico de diversas formas. Quando perde um elétron, constitui um cátion H+, que é na realidade um próton. Em outros casos se produz por meio do ganho de um elétron para formar o ânion hídrico H-, presente apenas em combinações com metais alcalinos e alcalinos-terrosos (MONTOYA, 2011; RUSSEL, 1994).

Objetivos

Obtenção de hidrogênio.

Materiais

• Solução de Ácido Clorídrico 2,0 mol/dm³;

• Solução de Hidróxido de Sódio 2,0 mol/dm³;

• Al (alumínio) metálico;

• Tubos de ensaio

• Pipeta 5 ml

• Pêra.

Procedimento Experimental

1. Em um tubo de ensaio adicionou-se 1,0g de Al metálico, em seguida acrescentou-se 5 ml da solução de Ácido Clorídrico.

2. Em outro tubo de ensaio adicionou-se 1,0 g de Al metálico, em seguida acrescentou-se 5 ml da solução de Hidróxido de Sódio.

Resultados e Discussão

1. Quando em contato com a solução de HCl 2,0 mol/ dm³, a reação ocorreu mais lentamente, mas pode-se observar a formação de gases no tubo de ensaio. A demora na reação entre o alumínio metálico e o ácido clorídrico se deve à formação de óxido de alumino, pois uma vez em contato com o ar o alumínio se oxida e forma tal óxido.

2. Reações das soluções de NaOH e HCl com o metal Al metálico ao entra em contato com a solução de NaOH 2,0 mol/dm³, o alumínio metálico começou a reagir rapidamente, formando um complexo de Na e Al, e H2 gasoso.

3. Ao aproximar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com