TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operaçao De Medidas E Notação Cientifica

Pesquisas Acadêmicas: Operaçao De Medidas E Notação Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  1.231 Visualizações

Página 1 de 6

OPERAÇÃO DE MEDIDAS E NOTAÇÃO CIENTÍFICA

Data: de setembro de 2014

Objetivos

Esta prática trata-se de verificar a precisão e os erros associados aos instrumentos de medida e ao operador; da identificação e diferenciação de exatidão e precisão; do conhecimento dos algarismos significativos e da notação científica; da realização de testes com o uso da pipeta, bureta e do balão volumétrico.

Introdução

A exatidão se difere da precisão no sentido de que a precisão se refere a uma coerência nos resultados, não necessariamente exatos, enquanto a exatidão esta associada ao “acerto” ou a um valor verdadeiro. Uma boa precisão gera boas condições para uma boa exatidão.

A precisão de uma medida é expressa através do número de algarismos significativos. A importância se dá a quantidade de casas decimais aferidas em cada medida. É importante ressaltar que o número zero também é considerado um algarismo significativo, exceto quando o mesmo encontra-se à esquerda do primeiro algarismo significativo diferente de zero.

Toda medida está sujeita a diversos erros, sejam originados do instrumento de medida, do operador, das condições externas para a realização da medida, etc., mas para garantir uma confiabilidade dos dados é possível fazer uma avaliação destes erros a partir do conhecimento dos mesmos.

Parte experimental

O experimento teve o objetivo de realizar operações de medidas e, posteriormente expressar os resultados com os respectivos erros. Tais erros podem ser evitados ao se tomar as devidas medidas no momento em que se faz a leitura do instrumento como, por exemplo, certificar-se que o volume a ser medido está na altura dos olhos de quem realiza a leitura, verificando, a parte inferior do menisco formado (para o caso de materiais/ líquidos transparentes).

Materiais Utilizados

Bureta (25 ml);

Pipeta graduada (5 ml);

Provetas de plástico (10 e 50 ml);

Balão volumétrico (50 ml);

Béquer;

Garrafa lavadeira;

Pera de plástico anexada à pipeta;

Suporte para bureta;

Água destilada.

Obs.: Antes de iniciar a prática, é necessário fazer “ambiente” nos instrumentos utilizados, isto é “sujar” o instrumento com água destilada, em seguida jogar a água fora.

O experimento foi realizado da seguinte maneira:

1) Mediram-se cinquenta mL de água destilada em uma proveta e transferiu totalmente para um balão volumétrico.

2) Em seguida, foram retirados os seguintes volumes de água destilada dos instrumentos: 5mL da bureta, 5mL da pipeta graduada e 10mL da proveta e transferiu os mesmos para uma proveta de 50mL.

3) Ao final desse procedimento, anotou-se o volume total prático aferido na proveta de 50mL e, o valor teórico resultante da soma dos volumes acrescentados.

Procedimento

Anotar, com os respectivos erros, o volume máximo que pode ser medido através de cada um dos aparelhos disponíveis em sua bancada.

Instrumento Capacidade/mL Erro do instrumento/mL Volume máximo/ mL

Balão Volumétrico 50 ml 0,05 ml 50,05

Bureta 25 ml 0,03 ml 25,03

Pipeta Graduada 5 ml 0,01 ml 5,01

Proveta de 50 ml 50 ml 0,5 ml 50,5

Proveta de 10 ml 10 ml 0,1 ml 10,1

Medir cinquenta mililitros de água destilada em uma proveta e transferir totalmente para um balão volumétrico. Note se houve alguma diferença, explique e anote corretamente o resultado. Tente explicar o resultado com base na exatidão dos instrumentos utilizados.

Utilizando-se a proveta de 50 mL, mediu-se 50 mL de água e transferiu-se esse volume para o balão volumétrico. Como o balão volumétrico apresenta melhor precisão, notou-se uma grande diferença entre os valores aferidos por cada um dos instrumentos. Este erro pode estar associado ao erro do próprio instrumento, uma vez que a proveta apresenta maior erro de instrumento.

Transferir seguidamente para uma proveta de cinquenta mililitros os seguintes volumes de água destilada usando os instrumentos indicados na tabela abaixo com os seus respectivos erros.

Volume/ mL Instrumento Erro do instrumento/ mL

5 Bureta 0,03 mL

5 Pipeta graduada 0,01 mL

10 Proveta 0,1 mL

Ler e anotar corretamente o volume total de água destilada contido na proveta de cinquenta mililitros. Qual o valor teórico resultante da soma dos volumes adicionados? Qual o valor prático medido na proveta? Explique se houve alguma eventual diferença.

Volume teórico/ mL

20 mL

Volume prático/ mL

21 mL

O erro existente é devido ao uso de dois instrumentos (pipeta graduada e proveta) precisos, que não são exatos. E devido a última aferição ter sido feita em um instrumento também preciso.

Questionário

1 – Determine o número de algarismos significativos e reescreva-os utilizando notação exponencial:

a) 50,00g; 4 algarismos – 5,0 x 10¹ g

b) 0,00501m ; 3 algarismos – 5,01 x 10 -³ m

c) 0,0100mm ; 3 algarismos – 1,0 x 10 -² mm

d) 0,50L; 2 algarismos – 5,0 x 10-¹ L

e) 250,0mL: 4 algarismos - 25,0 x 10¹ mL

2 – Ordenar as seguintes medidas em ordem crescente de precisão:

a) (1,0 ± 0,1)mL;

b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com