TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações de Medidas e Notação Científica

Por:   •  22/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade Experimental - 02: Operações de Medidas e Notação Científica

Nome

Matricula

Cidade

Data

Relatório de Química Fundamental

Trabalho apresentado a disciplina X – Química Fundamental do Departamento de Química da X como requisito para a obtenção do título de X.

Professor:

Objetivo

Está atividade prática visa verificar a precisão e os erros associados aos instrumentos de medida do laboratório de química e do operador; da diferenciação de exatidão e precisão; dos conhecimentos dos algarismos significativos e da notação cientifica, além da realização de testes do uso de alguns instrumentos importantes para o laboratório. 

Materiais Utilizados

Instrumentos:

• 1 Bureta;

• 1 Pipeta graduada;

• 1 Balão Volumétrico;

• 1 Proveta de 50mL;

• 1 Proveta de 10mL.

• 1 Bequer de plástico

• 1 Pera

• 1 Suporte para Bureta

• 1 Funil de Vidro

Substâncias:

• Água Destilada (H2O).

Introdução

Muitas propriedades da matéria são quantitativas. Quando um número representa uma medida quantitativa, as unidades de grandeza devem sempre ser especificadas.

As unidades usadas em medidas científicas são as do sistema métrico, e em 1960, chegou-se a um acordo internacional especificando uma escolha particular de unidades métricas. Essas unidades referenciais são chamadas unidades SI, abreviatura de Système International d’Unités. O sistema SI tem sete unidades básicas (massa, comprimento, tempo, temperatura, quantidade de matéria, corrente elétrica e intensidade luminosa) das quais todas as outras são derivadas.

Existem dois tipos de números em um trabalho científico: números exatos (aqueles cujos valores são conhecidos com exatidão) e números inexatos (aqueles cujos valores têm alguma incerteza).

Os números obtidos a partir de medidas são sempre inexatos. Existem sempre limitações intrínsecas nos equipamentos usados para medir grandezas (erro de equipamentos) e diferenças em medições realizadas com o mesmo instrumento por pessoas diferentes (erro humano).

Os termos precisão e exatidão são normalmente usados no exame de incertezas de valores de medidas. Precisão é uma medida do grau de aproximação entre os valores das medidas individuais. Exatidão ou acurácia indica o grau de aproximação entre as medidas individuais e o valor correto ou verdadeiro. É importante lembrar que medidas precisas podem ser inexatas.

Todos os dígitos de uma grandeza medida, incluindo os incertos são chamados de algarismos significativos. Quanto maior a quantidade de algarismos significativos, maior é a certeza envolvida na medida. Em qualquer medida relatada apropriadamente, todos os dígitos diferentes de zero são significativos. Zeros, entretanto, podem ser usados como parte do valor medido ou meramente para alocar a vírgula. Portanto, zeros podem ou não ser significativos, dependendo de como eles aparecem no número.

Parte Experimental

Parte 1: Verificação dos Equipamentos e Substâncias

Incialmente foi verificado se o ambiente para a realização dos experimentos estava limpo e foi conferido se alguma vidraria ou equipamento estava quebrado ou estragado.

Parte 2: Medidas e Erros

Após a verificação dos equipamentos e vidrarias do laboratório foi anotado a capacidade de cada instrumento presente na bancada do laboratório, especificamente Balão Volumétrico, Bureta, Pipeta Graduada, Proveta de 50mL e Proveta de 10mL. Depois foi verificado o erro de cada um dos instrumentos citados acima.

Parte 3: Comparação de Medida da Balão Volumétrico com a Proveta de 50mL

Em seguida utilizando a proveta de 50ml foi medido 50ml de água destilada(H2O) e logo após esta água foi transferida a um balão volumétrico de 50ml, com intuito de verificar se houve alguma diferença de volume entre os equipamentos através do estudo da exatidão e precisão.

Parte 4: Comparação de Medida da Proveta de 50ml com a Bureta, Pipeta e Proveta de 10mL

Após o término comparação com balão foi a vez de comparar a medida da proveta com mais outros 3 instrumentos. Novamente foi transferido água destilada para a proveta de 50mL, porém desta vez foi colocado apenas 20mL de água destilada. Seguidamente transferiu-se 5mL da proveta de 50mL para a bureta e para pipeta graduada e o restante (10mL) para a proveta de 10mL. Anotou-se a soma teórica do procedimento e a soma prática, para depois analisar e verificar se houve diferença ou não entre os valores medidos.

Resultados Experimentais

Parte 1: Medidas e Erros

Separando o resultado experimentais igual a parte experimental começam-se os resultados pelas medidas e os erros anotados de cada instrumento usado no processo. A tabela A abaixo apresenta os resultados:

Instrumento Capacidade/mL Erro do Instrumento/mL

Balão Volumétrico 50mL +ou- 0,05mL

Bureta 25mL +ou- 0,03mL

Pipeta Graduada 5mL +ou- 0,5mL

Proveta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (137.1 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com