TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento

Tese: Orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  3.239 Palavras (13 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

Veremos também a importância do balanço patrimonial da empresa e fluxo de caixa como ferramenta de gestão empresarial é como são as normas da questão tributária do nosso país é a diferença da taxa e o tributo é a importância da mesma no sistema financeiro da empresa. Neste trabalho trataremos o assunto de forma conceitual, mostrando a importância da gestão empresarial de uma empresa e o orçamento dentro de uma organização como fator primordial no desenvolvimento da instituição.

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO:

O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização, em especial as indústrias. Ele tem seu início nos objetivos que a organização almeja alcançar, passando pela análise dos pontos fortes e das limitações deste tipo de empresa, sempre buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente, trazendo um retorno satisfatório para os recursos empregados pela empresa.

Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado.Orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa através da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.

Os orçamentos dividem-se em: (a) orçamento de vendas, (b) orçamento de produção, (c) orçamento de custos da produção, (d) orçamento de custos administrativos e com vendas, (e) orçamento de outros itens DR – demonstrativo de resultados, (f) orçamento de capital e (g) orçamento de caixa.

Os seus métodos de controle de todos os orçamentos (relatórios, sistemas de informática, check-lists) devem possuir uma linguagem comum, visando facilitar o fluxo dos dados e sua integração, bem como possibilitar o bom entendimento, o acompanhamento e a tomada de decisões por parte dos gestores.O orçamento requer uma discussão dos objetivos em todos os níveis hierárquicos da organização, o que gera um aumento da integração e do comprometimento por parte dos colaboradores, uma vez que eles envolvem-se diretamente com os resultados planejados. Outro ponto importante seria o detalhamento por meio de metas que prevêem o que deverá ser feito - Como? Quando? E por quem? Ainda, pode ser citada a possibilidade de se identificar problemas com antecedência, o que aumenta a chance de se encontrar soluções apropriadas e eficazes.

Uma das desvantagens do orçamento empresarial é a geração de custos em todas as suas etapas e, por isso, é necessário que a organização tenha clareza dos seus objetivos e envolvimento, desde a alta direção até a área operacional, para a geração de um retorno ainda maior que estes custos.

Um dos pontos mais importantes do orçamento empresarial é a previsão de vendas, que deve ser iniciada pela análise dos aspectos internos e externos da organização. Internamente deve ser cuidadosamente levantado se a empresa te uma capacidade produtiva que atenda às suas metas de vendas, analisado se a mão-de-obra está qualificada para atingir a produtividade na qualidade pretendida e, por fim, se a estrutura administrativa da organização é adequada ao atendimento da demanda. Já externamente deve se examinar a concorrência, detalhando as suas forças e fraquezas competitivas, o comportamento das políticas econômicas e o seu impacto sobre o consumo e ainda acompanhar atentamente a legislação, para identificar novas oportunidades e promover mudanças amparadas nas aspectos legais.

Posteriormente, adotando-se um enfoque mercadológico, deve-se basear no que diz (pesquisa), no que se faz (lançamento em pequeno mercado como teste) e no que se fez (análise de regressão).

Sendo assim, o controle será a peça fundamental para a retro alimentação do sistema, possibilitando ao administrador financeiro tomar decisões alinhadas ao planejamento estratégico, sendo fundamental para o sucesso destas decisões, o entendimento e o comprometimento de todos os colaboradores.

2.1 ORÇAMENTO GERAL:

Orçamento envolve todas as áreas da empresa, por se tratar de uma operação complexa a maior dificuldade é que todas as pessoas envolvidas tenham total entendimento do plano traçado, após isso o comprometimento dos mesmos para que o plano seja seguido e os resultados esperados alcançados fazem com que muitas empresas não tenham sucesso em tal ação, por isso cabe à empresa elaborar um plano diferenciado e adequado ao seu perfil. É de extrema importância uma ferramenta gerencie os custos e lucros da empresa podendo assim identificar o desempenho de cada departamento. Muitos gestores acham desnecessária tal ação visto que a variação dos itens envolvidos é pequena, porem questionar se esta variação será compensada faz com que todas as pessoas envolvidas no processo, mesmo que involuntariamente, tenham o comprometimento de manter e melhorar um bom desempenho e evitar desempenhos negativos. Ao verificar custos de áreas isoladas fica mais fácil identificar porque existe uma diferença nos custos orçados, podendo assim bolar um plano de ação para cortar gastos desnecessários.

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL:

De acordo com a grandeza da empresa, os orçamentos podem ser aplicados em todos os departamentos, como produção, vendas, administração, etc. Porém é necessário que haja certa flexibilidade nos instrumentos de preparação dos orçamentos. Os orçamentos são demonstrações financeiras projetadas. Quando bem elaborados têm a finalidade de melhorar o controle das receitas e das despesas, pelo que deve ser usado para controlar as entradas e saídas de recursos, antes de sua efetiva ocorrência e, com isso, fornecer uma meta gerencial antecipada. O controle é alcançado pelo fornecimento das provisões orçamentárias e pela medição da eficácia com que os custos são controlados durante um certo período, às chefias departamentais. Assim se fornece objetivos de receitas e de despesa às gerências setoriais.

Os orçamentos auxiliam a administração, fornecendo um plano bem estabelecido para a coordenação das atividades gerais da empresa. Os responsáveis devem pensar na relação entre as operações individuais e a empresa como um todo. Os orçamentos revelam a solidez e as fraquezas da estrutura organizacional. A administração de um bom orçamento isola problemas de comunicação, de responsabilidade e de relações de trabalho.

O orçamento flexível identifica como e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com