TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os bancos de dados XML

Seminário: Os bancos de dados XML. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  Seminário  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Embora simples, o exemplo é capaz de revelar algumas das características interessantes da XML:

A linguagem é bastante flexível para representar objetos com características complexas. Ao contrário do que ocorre no modelo relacional, através da XML é possível representar com extrema facilidade atributos multivalorados (como “genero”), tipos compostos (como “elenco”) e relações de hierarquia, entre outras coisas. Por esta razão é muito mais fácil mapear um objeto para XML do que fazer o mapeamento para tabelas relacionais.

XML representa dados de uma forma muito mais natural para seres-humanos, quando comparamos com outros formatos (ex: arquivo “.csv”, arquivo JSON, tabelas relacionais).

Os bancos de dados XML possuem natureza auto-descritiva. Ou seja: as próprias tags já são capazes de explicar o significado do conteúdo dos dados que representam. Normalmente, basta “bater o olho” em um arquivo XML para entender o seu significado.

As linguagens de consulta a dados XML - XPath e XQuery - são bem mais simples do que a SQL! Apenas para dar um exemplo, considere a consulta SQL mostrada na Listagem 2, que recupera os nomes dos atores do filme de código=1, considerando o banco de dados relacional das tabelas exibidas anteriormente. Compare com a consulta XPath da Listagem 3, que recupera a mesma informação a partir da base de dados XML. O que lhe parece?

Listagem 2: Consulta SQL para recuperar nomes dos atores no banco relacional

SELECT a.nom_ator FROM

filme_elenco e INNER JOIN ator a ON (e.id_ator = a.id_ator)

WHERE e.id_filme = 1

Listagem 3: Consulta XPath para recuperar nomes dos atores no banco XML

//filme[@id="1"]//ator

XML também possui uma outra característica muito importante - não diretamente relacionada ao exemplo do banco de dados de filmes - mas que não pode ser esquecida de ser citada:

XML é independente de plataforma. Isso quer dizer que toda plataforma de programação é capaz de trabalhar com o formato XML: Java, PHP, .NET, C++, Python, Ruby, JavaScript, Perl, etc. Em todas essas linguagens, você trabalhará acessará os dados XML de forma padrão, utilizando as API’s SAX e DOM.

XML possui desvantagens? Claro que sim!!! Duas delas são citadas abaixo:

As tags XML fazem o tamanho do banco de dados aumentar muito. Para cada linha, é preciso armazenar as informações e mais as tags.

As linguagens padrão para consulta XML - XPath e XQuery - são ótimas para recuperar dados, mas ainda não são tão eficientes como a SQL para a atualização de informações (INSERT, UPDATE, DELETE). Na verdade a XPath não suporta atualizações, pois não foi criada com esse propósito. Já a XQuery passou a suportar atualizações apenas recentemente (desde 2011).

Assim finalizamos este artigo. Em outros artigos, abordaremos temas como: criação de documentos XML bem-formados, criação de documentos XML válidos, “dicas e macetes” para o acesso a arquivos XML usando a linguagem Java. Até a próxima!

Leia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com