TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPEL DA AUDITORIA

Trabalho Escolar: PAPEL DA AUDITORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 2

PAPEL DA AUDITORIA NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO E/OU OPORTUNIDADES DA EMPRESA.

Dentre as diversas atividades executadas pela função de auditoria, destacamos a importância da visão do auditor para a continuidade operacional do ente auditado. O status da função auditoria não deve ser restrito apenas à fidedignidade das demonstrações contábeis das auditorias independentes ou implementação de controles e normas internas pelo auditor interno. Os auditores governamentais, sempre que possível, devem observar os princípios que primam pela continuidade operacional.

Neste sentido, a fraude representa atualmente um elevado obstáculo a sobrevivência das empresas devido ao seu crescimento vertiginoso nos últimos anos e ao seu aprofundamento, o qual certamente influenciará negativamente nas atividades empresariais.

Os números revelam que a intensidade da fenomenologia de fraudes não está

restrita apenas aos países subdesenvolvidos ou “emergentes”. De fato, a crise de valores morais é mundial e as atividades fraudulentas atingem de forma generalizada às instituições públicas e privadas exigindo neste contexto, uma nova performance da função de auditoria em face da elevação considerável das fraudes nas duas últimas décadas e a tendência ao seu aprofundamento seja no aspecto qualitativo, seja no aspecto quantitativo.

No Brasil a situação não é distinta, embora o problema já fosse considerado por diversos autores anteriormente, ainda são incipientes os dados sobre o tema, devido às dificuldades de mensuração do fenômeno e o número de pesquisas terem se intensificado ao final da última década.

As organizações devem partir da premissa que a realização das atividades

coexiste simultaneamente com fraudes em maior ou menor grau. Os red-flags ainda

representam sintomas fundamentais para a detecção de fraudes e os profissionais de auditoria podem mais facilmente identificar este tipo de agressão aos ativos, muito embora, os dados revelarem que são pouco utilizados no aspecto de prevenção, aliás, instante que deve ser privilegiado, pois além de constrangimento dificilmente se consegue recuperar o “leite derramado”.

Os controles internos apresentam defasagem em relação à contínua evolução das fraudes, os mesmos são objeto de choque heterodoxo de revisão de procedimentos somente após a ocorrência de fraudes.

Embora as pesquisas tenham divergência em espécie, ambas são coincidentes em gênero no que se refere ao fato das auditorias (interna e externa) serem as ferramentas mais propícias para a descoberta e tomada de ações em relação às fraudes.

Entendemos que o fenômeno fraudes é de domínio público ainda incipiente e

consequentemente de difícil solução. O auditor deve olhar para a fraude como doença organizacional e, portanto, responsável pela inadequada ocorrência das transações que refletem diretamente no resultado das demonstrações as quais o mesmo vai confirmar.

No entanto as considerações aqui registradas não se restringem ao campo imaginário e utópico de que apenas os aspectos técnicos são suficientes, torna-se imperioso uma mudança de comportamento empresarial nos aspectos éticos através esforços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com