TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Projeto de pesquisa: PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 8

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL- PGRCC

1. INFORMAÇÕES GERAIS

1.1. Introdução

A Construção Civil é hoje responsável por cerca de 40% dos resíduos gerados na economia. Este número é altamente significativo, pois grande parte da matéria-prima utilizada nos processos de construção de empreendimentos urbanos é de origem não-renovável, como é o caso dos recursos minerais. Por resíduo entende-se todo o tipo de poluentes, incluindo resíduos sólidos, perigosos ou não, efluentes líquidos, emissões atmosféricas, calor, ruído ou qualquer tipo de perda que ocorra durante o processo de geração de um produto ou serviço. Os resíduos formados, além de causarem impacto ambiental devido a seu destino, transformam-se em um custo adicional devido às perdas de produto desde a matéria-prima até o produto final, e ao custo de transporte até seu destino final. Devido a todos esses fatores se torna importante um trabalho de prevenção e conscientização sobre os mecanismos ambientais. Nesse contexto se insere o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC que vem a propor ações preventivas e continuadas para a correta manipulação, racionalização, destinação e disposição dos resíduos gerados durante a obra.

1.2. Identificação do empreendimento

Trata-se da construção de um Conjunto Habitacional numa área de expansão urbana, ao sul da cidade do Macaiba, no bairro chamado Campinas. O empreendimento será constituído por 403 lotes, distribuídos numa área de 10,927 ha.

1.3. Identificação do Empreendedor

CONSTRUTORA CAGEO LTDA, inscrita no CNPJ 03.722.669/0001-85, localizado na Rua Raimundo Chaves, 1483 Candelária, CEP 59.064-390 – Natal/RN.

1.4. Responsável Técnico pela Obra

Engenheiro Civil: Carlos Henrique de Oliveira Dantas

CREA: 210.167.826-8; CPF: 020.709.484-55

Endereço: Av. Ayrton Senna, 880 Bosque das Palmeiras, Rua Açaí Casa 88, Nova Parnamirim. CEP: 59153-150 - Parnamirim

Telefone: (84) 3234-9010/9407-4777

E-mail: carlos.henriqueoliveira@hotmail.com

1.5. Caracterização do Empreendimento

a) Localização: Rua Dr. Enock Garcia, S/Nº, Bairro Campinas, Macaíba/RN.

b) Caracterização do Sistema Construtivo: Construção de casas populares de alvenaria de tijolos cerâmicos furados, sem laje de forro, com cobertura de telhas cerâmicas.

c) Apresentação da Planta Arquitetônica de Implantação: Conforme projeto, contendo planta baixa, cortes, fachada e planta de locação e cobertura.

d) Área total do terreno: 10,927 Ha.

e) Área de projeção de cobertura da construção das unidades habitacionais comuns e adaptadas: 52,84m² que serão multiplicadas pelo total de 403 unidades, perfazendo uma área total de 21,294,52m²;

f) Número total de trabalhadores: Obra executada, com mão-de-obra remunerada recrutada na região do empreendimento. Previsão de trabalhadores: 300;

g) Cronograma de Execução: Conforme Cronograma Físico de Execução da Obra.

2. CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS

2.1. Classificação dos resíduos

A classificação dos Resíduos da Construção Civil (RCC) obedecerá aos critérios estabelecidos nas Resoluções CONAMA nº 307/2002 e nº 348/2004, quais sejam:

Classe A: são resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados. São aqueles provenientes de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação ou edificações como também daqueles provenientes da fabricação ou demolição de peças pré-moldadas em concreto.

Ex: resíduos de alvenaria, resíduos de concreto, resíduos de peças cerâmicas, pedras, restos de argamassa, solo escavado, entre outros.

Classe B: são os resíduos recicláveis para outras destinações.

Ex: plásticos (embalagens, PVC de instalações), papéis e papelões (embalagens de argamassa, embalagens em geral, documentos), metais (perfis metálicos, tubos de ferro galvanizado, marmitex de alumínio, aço, esquadrias de alumínio, grades de ferro e resíduos de ferro em geral, fios de cobre, latas), madeiras (forma) e vidros.

Classe C: são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação.

Ex: Gesso, estopas, isopor, lixas, mantas asfáltica, massas de vidro, sacos de cimento e tubos de poliuretano.

Classe D: são os resíduos perigosos oriundos do processo de construção ou demolições.

Ex: tintas, solventes, óleos, resíduos de clínicas radiológicas, latas e sobras de aditivos e desmoldantes, telhas e outros materiais de amianto, tintas e sobras de material de pintura.

2.2. Definição das etapas construtivas

Para fins de caracterização dos resíduos, as seguintes etapas construtivas foram consideradas, adotando-se a relação criada pela Universidade de Brasília (UNB) em 2002:

Etapa 1 - Serviços Gerais/Administração;

Etapa 2 - Instalação do Canteiro de Obras;

Etapa 3 - Fundação e Estrutura;

Etapa 4 - Fechamento das Alvenarias;

Etapa 5 - Instalações Prediais e Revestimento.

2.3. Estimativa de geração de resíduos na instalação do empreendimento

O volume estimado de RCC em m³ (metros cúbicos) para cada etapa da obra encontra-se discriminado abaixo.

a) Etapa 1 – Serviços Gerais/Administração

Classe A: 3,0

Classe B: 1,0

Classe C: 1,0

Classe D: 0,00

Nesta etapa prevê-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com