TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANOS DE ESTIMULAÇÃO E CONSCIÊNCIA COMO FATORES DE MOTIVAÇÃO

Trabalho acadêmico: PLANOS DE ESTIMULAÇÃO E CONSCIÊNCIA COMO FATORES DE MOTIVAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  8.071 Palavras (33 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 33

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

OS PLANOS DE INCENTIVOS E RECOMPENSAS COMO FATORES DE MOTIVAÇÃO:

ESTUDOS DE CASO NAS DUAS MAIORES EMPRESAS DO RAMO METAL-MECÂNICO DE CAXIAS DO SUL

SIDNEI ALBERTO FOCHESATTO

Porto Alegre, 2002

2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

OS PLANOS DE INCENTIVOS E RECOMPENSAS

COMO FATORES DE MOTIVAÇÃO:

ESTUDOS DE CASO NAS DUAS MAIORES EMPRESAS DO RAMO METAL-MECÂNICO DE CAXIAS DO SUL

Sidnei Alberto Fochesatto

Dissertação de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Administração.

Orientadora: Profa. Dra. Tania Nunes da Silva

Porto Alegre, 2002

3

À minha esposa Luciane que dedicou muita compreensão e incentivo. Aos meus amados filhos Felipe e Ana Carolina que vieram ao nosso convívio para dar mais luz à minha vida. Minhas fontes de inspiração para continuar a busca pelo crescimento. Aos meus pais, pelos valores que foram passados e não mediram esforços para minha formação pessoal e profissional.

4

AGRADECIMENTOS

A professora Dra. Tania Nunes da Silva, minha orientadora, dedico minha gratidão por todo apoio no meu trabalho, pela paciência, disponibilidade, dedicação e profissionalismo.

À Universidade de Caxias do Sul, por oportunizar minha participação em mais esta atividade, que propiciou meu crescimento pessoal e profissional e por ter disponibilizado sua estrutura para que eu pudesse realizar as atividades necessárias para a conclusão deste Mestrado.

Ao amigo Nelson Branchi, colega do Mestrado e da Universidade de Caxias do Sul, que muito me apoiou com informações e contribuiu em muito na definição deste tema.

Ao amigo Carlos Daniel Romanzini, colega do Mestrado, profundo conhecedor de informática, pelas incontáveis vezes que se dispôs a ajudar na elucidação de problemas e troca de idéias no decorrer do curso.

Aos professores do PPGA que muito contribuíram para este momento, dedicando momentos valiosos para transmitir seus conhecimentos.

Às duas empresas que fizeram parte deste trabalho, permitindo a liberação de informações e dos funcionários para que participassem da pesquisa.

Aos Amigos Rubens Bizi e Rui Bueno pelo apoio, abrindo as portas em suas empresas para que este projeto pudesse ser concluído.

Aos amigos Paulo Smidt, Maria Tereza Casagrande, Irina Ebrehardt, Ricardo Pedron e todas aquelas pessoas que dispuseram seu tempo para que este trabalho se concretizasse.

Aos colegas de mestrado, que propiciaram a troca de idéias e experiências e por terem sido preciosos interlocutores, não só para os assuntos acadêmicos, mas nos momentos de angústia no decorrer do curso e no processo de elaboração do trabalho.

5

RESUMO

Os planos de Incentivos e Recompensas, tema deste trabalho, apresentado através de estudos de caso de duas empresas do ramo metal-mecânico, situadas em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, buscou retratar a forma como as duas empresas estão tratando a relação, a partir da percepção de seus membros, do retorno que os planos de Incentivos e Recompensas oferecidos a seus colaboradores trazem às mesmas. O presente trabalho procurou relacionar aspectos teóricos ligados à variedade de Modelos de Gestão disponíveis aos Administradores na tarefa de lidar com o comportamento humano, identificando através do Planejamento Estratégico de Recursos Humanos as necessidades organizacionais, contribuindo dessa maneira no processo participativo. Outro aspecto que é evidenciado são os programas de Remuneração Estratégica e Benefícios que visam, fundamentalmente, provocar mudanças favoráveis nos resultados da empresa. A Motivação também esta presente neste trabalho, já que ela trata uma variedade de aspectos comportamentais, sendo inegável o fato de que a diversidade de interesses percebida entre os indivíduos permite aceitar, que as pessoas não fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões. A análise dos fatores extrínsecos e intrínsecos também é evidenciada já que, as atividades intrinsecamente motivadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com