TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS PÚBLICAS: A importância dos meios de monitoramento e avaliação

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.958 Palavras (12 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO - PAU DOS FERROS / RN

DISCIPLINA: MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

PROFESSORA EAD: MA ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES

TUTORA PRESENCIAL: ADRIANA CARNEIRO DE OLIVEIRA

POLÍTICAS PÚBLICAS: A importância dos meios de monitoramento e avaliação

PAU DOS FERROS/RN

SETEMBRO/2015

[pic 2]

AMANDA HOLANDA BESSA MOURA 350701

ANTÔNIA KATARINA NEGREIROS LOPES 384910

ANTONIA RENATA SOUSA VIEIRA 387952

MARIA LAURICLEA DE OLIVEIRA 370433

Relatório apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito avaliativo referente a disciplina Monitoramento e Avaliação em Serviço Social.

PAU DOS FERROS/RN

SETEMBRO/2015

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO.............................................................................................

01

2

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS...........

01

3

A  IMPORTÂNCIA DO SOFTWARE PARA O ANDAMENTO DOS PROJETOS SOCIAIS .................................................................................

06

4

PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA................................................

07

5

PROJETO SOCIAL......................................................................................

08

6

 CONCLUSÃO.............................................................................................

11

7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................

12


1- INTRODUÇÃO

        Este trabalho iremos desenvolver um projeto social, mais precisamente compondo todas as fases de um projeto. Iniciaremos falando sobre monitoramento e avaliação das políticas públicas que faz parte de um projeto, são requisitos de uma importância imensa.

Daremos continuidade com uma figura que compõe os critérios de avaliação que são: eficiência, eficácia e efetividade. Fatores que contribuem para as políticas pública, que tem como objetivo de aperfeiçoar cada vez mais afim de melhorar as necessidades da sociedade.

Após falar dos critérios de avaliação, teremos um quadro informativo contendo em relação ao gerenciamento dos indicadores de eficiência, eficácia e de resultados do Programa Nacional de Gestão Pública. A importância do software para o andamento dos projetos sociais, pois é uma ferramenta que fornece relatórios facilmente customizáveis, com as informações que ele precisa saber para definir quais são as atividades e projetos que necessitam de mais atenção.

E por final realizamos uma pesquisa sobre qualitativa e quantitativa, em seguida foi realizado um projeto social contemplando com todas as fases. O projeto teve como tema prevenção de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.


2 – Monitoramento e Avaliação das Políticas Públicas

        É notável que o cenário brasileiro no que diz respeito às políticas públicas vem passando por transformações de valiosa importância. Como já se sabe o processo de avaliação está presente num processo de planejamento. De acordo com Baptiste (2013;113), é na avaliação que mais apresenta o conteúdo dialético, quando nega para superar. Essa avaliação tem o objetivo de detectar as dificuldades que surgem durante o processo que enfrenta para assim cumprir com as correções ou pelo menos amenizar com tal problema.

Já Martins (2010) diz que: “avaliação é julgar a importância de uma ação em relação a um determinado referencial valorativo e aceito como tal pelos sujeitos que avaliam. Avaliar, então, não significa apenas medir, mas julgar a partir de um referencial de valores. A avaliação tem o papel de analisar criticamente o andamento do serviço/projeto, segundo seus objetivos, tendo por base as informações produzidas pelo monitoramento”. Portanto a avaliação pode acontecer antes, durante e depois de algum tempo.

        O monitoramento é o acompanhamento dos programas e políticas, tanto no que diz respeito a estrutura, execução ou infraestrutura, quanto ao processo de implementação. Se faz por meio de indicadores que é a partir de dados confiáveis de diferentes fontes.  O monitoramento somente traz melhorias ao processo, gerando informações. É produzido relatórios com o objetivo de disponibilizar o desempenho dos programas.  

Segundo (2005) o acompanhamento via indicadores é feito com base nos dados qualitativos e quantitativos coletados e em diálogo constante entre todos os envolvidos. Assim é possível a construção de um quadro articulado de representações que sinalizem as diferentes formas pelas quais se compreende o projeto de ação, se incorpora seus pressupostos e se planeja/ re-planeja ações para viabilizar os resultados pretendidos.

        É importante lembrar que as políticas públicas são organizadas em fases: Identificação do problema, formação da agenda, formulação de alternativas, tomada de decisão, implementação, avaliação e por último a extinção.

É importante que haja a avaliação em todo o processo, só assim fica visível os efeitos produzidos, sendo possível fazer uma comparação com a realidade e o planejado, como também para avaliar as dificuldades enfrentadas para que haja adequações necessárias. Portanto avaliar é procurar entender porque o programa deu certo, quais os pontos que deve ser reformulado e o que deve ser feito para alcançar os objetivos. É importante que a avaliação e o monitoramento sejam não apenas institucionalizados, mas sim que seja visto como ferramenta necessário para um bom desempenho dos programas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (237.1 Kb)   docx (61.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com