TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO INDIVIDUAL

Monografias: PORTIFOLIO INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.647 Palavras (11 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

PLANEJAMENTO FINACEIRO

A NECESSIDADE DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO COM A EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Abordando e relatando a contabilidade, o orçamento e os direitos empresariais. Conceituaremos os demonstrativos e suas importâncias.

2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO – CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS

O Planejamento implica uma serie de etapas que devem, necessariamente, passar pelos seguintes processos: o que fazer, como fazer, quem envolver, por que fazer e quando fazer. Alem disso, deve contemplar os aspectos de avaliação de todos os processos inerentes ao seu cumprimento: controle de ações e prazos, avaliação de resultados e nível de satisfação, detecção de falas.

De maneira sistematizada, pode-se definir o processo de planejamento, da seguinte maneira:

• Identificação das necessidades;

• Estabelecimentos de objetivo e metas;

• Definição do caminho a ser percorrido visando à concretização dos objetivos propostos – plano de ação;

• Acompanhamento do plano de ação.

O planejamento também é uma ferramenta de desenvolvimento, que permite direcionar os rumos de uma administração, aumentar os resultados da gestão, melhorar a produtividade, ampliar a segurança de um sistema, agregar novas fontes de renda ou receita, melhor a integração entre unidades organizacionais.

Por outro lado, a falto de planejamento resulta em uma visão reduzida ou deficiente do que se pretende alcançar ou de ate onde se pode chegar, em desperdício de recursos, descumprimento de prazos, em complicações nos processos, em realização de trabalho desnecessário e em ausência de eficácia.

A pratica do planejamento, na empresa, deve ser uma atividade aberta, participativa e transparente, na qual o administrador devera considerar diversos aspectos: dentre eles, destacam-se as necessidades e os anseios da população, o estabelecimento de metas e objetivos, que permitam alcançar esses objetivos.

• A NECESSIDADE DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO COM A EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS.

É sim necessário se comparar o planejamento com a execução, assim pode se evitar que as atividades realizadas sejam iguais com o que foi planejado. O controle é de fundamental importância para que consiga atingir seu objetivo, pode também adiantar alguns fatos e evitar desvio sem necessidade do seu objetivo, sem o controle.

ORÇAMENTO FLEXIVEL

O orçamento flexível auxilia os gestores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos. Pode ser utilizado quando os gestores estiverem tentando escolher um dentre vários níveis de atividade para realizar planejamento e acompanhamento, os gestores tentam analisar os resultados efetivos, a utilização do orçamento flexível, os desvios das metas são automaticamente divididos em variações de comercialização de preços de venda dos produtos, de volume, de ociosidade, de desempenho e de preços de aquisição dos recursos. O orçamento tem uma semelhança na orientação no controle de todos os custos considerados variáveis. A Variação de preço é a diferença de preço multiplicada pela quantidade efetiva. A variação de eficiência é a diferença de quantidade multiplicada pelo preço padrão.

Os gestores, sempre querem relatórios de desempenho que identifiquem melhoria em algumas variações importantes entre os resultados orçados e os resultados efetivos. Os orçamentos flexíveis podem ser úteis tanto antes quanto depois do período em questão.

2.4 DEMONSTRATIVOS CONTABEIS OBIGATORIOS À LEI 6.404/76 COM OBSERVANCIA AOS PRONUNCIAMENTOS EMITIDOS PELO COMITE DE PRONUNCIAMENTOS CONTABEIS, SITO, PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BASICO (R1); CPC 03 (R2); CPC 09 E CPC 26 (R1).

Demonstrativo do Resultado do exercício, Fluxo de Caixa, Demonstrativo do Valor Adicionado, Balanço Patrimonial e Demonstrativo das Mutações do Patrimônio Líquido.

2.4.1 DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO EXERCICIO

No mercado competitivo é de extrema importância que as empresas tenham bons relatórios contábeis que fundamente as tomadas de decisões, com a demonstração do resultado do exercício a entidade evidenciará todo o confronto de todas as receitas e despesas e conseqüentemente o seu resultado final, com seu fluxo positivo (lucro) ou negativo (prejuízo). Resultado encontrado é transferido para o Balanço Patrimonial, no grupo Patrimônio Liquido, na conta lucros ou prejuízos acumulados.

2.4.2 FLUXO DE CAIXA

O relatório do fluxo de caixa é estreitamente financeiro de fácil entendimento que proporciona ao administrador condição de avaliar a capacidade da empresa na geração de caixa futuro e de cumprir as suas obrigações. O conceito de caixa representa a somatória de conta caixa propriamente dita e a da conta bancos.

Com a inclusão do demonstrativo do fluxo de caixa a partir da Lei11. 638/2007 igualou - se aos países que seguem as normas internacionais que também exigem a divulgação dessa demonstração. Assim se tornando um passo muito importante para a utilização da contabilidade.

2.4.3 DEMONSTRATIVO DO VALOR ADICIONADO

O demonstrativo do valor adicionado é relatório contábil que apresenta um conjunto de informações, de natureza econômica, indicando como foram criadas as riquezas da empresa e quais fatores contribuíram para criação de cada uma delas, fornece também informações de natureza social como: relação de profissionais, a evolução do emprego, formações profissionais, as condições de higiene e segurança da empresa. Por isso convencionou a ser chamado de balanço social por atender a necessidade de diversos usuários da contabilidade, não somente aquele tradicional conhecido como o investidor, os administradores, os governos, os banqueiros, e os fornecedores, mas também os consumidores dos produtos e serviços da empresa, os empregados, ou seja a sociedade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com