TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBABILIDADES QUINZENAIS DE OCORRÊNCIA DE TEMPERATURAS MÁXIMAS DO AR NA CIDADE DE IGUATU, BRASIL

Resenha: PROBABILIDADES QUINZENAIS DE OCORRÊNCIA DE TEMPERATURAS MÁXIMAS DO AR NA CIDADE DE IGUATU, BRASIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Resenha  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Este estudo teve como objetivo calcular as probabilidades de ocorrência das temperaturas máximas do ar da cidade de Iguatu, Ceará, Brasil, em escala quinzenal para todos os meses do ano a diferentes níveis de probabilidade. Foram utilizados dados diários de temperatura máxima do ar, obtidos junto ao 3º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A distribuição utilizada foi a Log-Normal e seu desempenho foi testado segundo os testes de aderência Qui-quadrado e Kolmogorov-Smirnov. Os níveis de probabilidade utilizados foram 25, 50, 75 e 90%, representando um período de retorno de 1,3; 2; 4 e 10 anos, respectivamente. A distribuição Log-Normal obteve ajuste considerado satisfatório e pode ser utilizada para a representação dos dados utilizados no estudo segundo ambos os testes de aderência. Após a aplicação da distribuição Log-Normal foi possível gerar tabelas com os valores esperados de temperatura máxima do ar para os diferentes níveis de probabilidade. Os resultados das tabelas evidenciam que para todo o ano, em escala quinzenal, a temperatura máxima de Iguatu para todos os níveis de probabilidade estudados, será maior que 30 °C.A temperatura é um dos mais importantes elementos meteorológicos, pois a mesma traduz os estados energéticos e dinâmicos da atmosfera e consequentemente revela a circulação atmosférica, sendo capaz de facilitar e/ou bloquear os fenômenos atmosféricos. Portanto, é de fundamental importância as medições da temperatura do ar, em qualquer instante, principalmente naqueles horários recomendados pela Organização Meteorológica Mundial, incluindo neste caso as temperaturas do ar máxima e mínima, ocorridas em um período de 24 horas, e na impossibilidade destas ultimas medidas, deve-se recorrer a métodos de estimativas (DANTAS et al., 2000).

O estudo das distribuições de variáveis, ao longo do tempo, como um meio de compreender os fenômenos meteorológicos, para determinar seus padrões de ocorrência e permitir uma previsibilidade razoável do comportamento climático de uma região, é uma ferramenta de grande valor para o planejamento e gestão de inúmeras atividades agropecuárias e humanas (ASSIS et al., 2004).

O uso de funções densidade de probabilidade está diretamente ligado à natureza dos dados a que estas funções estão sendo relacionadas. Algumas têm boa capacidade de estimação para pequeno número de dados, outras requerem grande série de observações. Devido ao número de parâmetros de sua equação, algumas podem assumir diferentes formas, enquadrando-se em um número maior de situações, ou seja, são mais flexíveis. Desde que respeitado o aspecto da representatividade dos dados, as estimativas dos seus parâmetros para uma determinada região, podem ser estabelecidas como de uso geral, sem prejuízo da precisão na estimação da probabilidade (CATALUNHA et al., 2002).

A distribuição de probabilidade Log-Normal é muito utilizada em hidrologia e climatologia (MELLO et al., 1994). Essa distribuição considera que os logaritmos das variáveis aleatórias seguem uma distribuição Normal (FRIZZONE, 1979 citado por LYRA et al., 2006).

Araújo et al. (2010) avaliaram a distribuição de probabilidade que melhor se ajusta a series diárias de temperatura máxima da cidade de Iguatu no Ceará, utilizando seis diferente distribuições de probabilidade, constatando que a distribuição Log-Normal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com