TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é poluição do ar e como ocorre?

Por:   •  30/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Stephanie Toigo

Turma: 5AN       Data: 05/06/2018

Introdução:

O homem provoca diversas formas de poluição na Terra por meio de comportamentos inadequados. Todos os tipos de poluição existentes causam algum dano à saúde humana, seja no aspecto físico ou psicológico.

Além disso, a poluição é extremamente prejudicial para as espécies animais, para as fontes de recursos naturais e para a natureza em geral. Vale lembrar que a poluição pode ser definida como qualquer substância ou energia que provoque um desequilíbrio ou efeito negativo.

  1. A) O que é poluição do ar e como ocorre?

É caracterizada pela presença de gases tóxicos e partículas líquidas ou sólidas no ar. 
Os escapamentos dos veículos, as chaminés das fábricas, as queimadas estão constantemente lançando no ar grandes quantidades de substâncias prejudiciais à saúde. 
A Poluição do ar é uma mistura perigosa de gases residuais, poeira e outras pequenas partículas formadas na atmosfera. A poluição do Ar tem muitas origens: os carros, os caminhões, os trens, os barcos os aviões e as indústrias são fontes de Poluição do Ar, além disso, pode fazer com que o ar que você respira o torne doente. Quando você respira ar poluído, as partículas presentes com frequência podem se depositar no seu pulmão, pode provocar também dor de cabeça ou irritar a sua garganta e fazer os seus olhos lacrimejarem e irrita-los. 
A Poluição do ar causa muitos prejuízos às plantações e os animais também podem ficar doentes por causa dela. 

  1. B) O que é poluição da água (rios/oceanos) e como ocorre?

A poluição de oceanos e rios não é um risco apenas para a natureza. Além de prejudicar a fauna e a flora, a poluição das águas interfere diretamente na saúde das pessoas. A causa mais comum para a poluição de rios é um sistema de saneamento básico precário ou inexistente. Em muitos lugares no Brasil, o esgoto doméstico é despejado in natura em rios que passam perto de áreas residenciais. Outro grande problema é o despejo de metais pesados nas águas de rios e mananciais. Muitas indústrias, entre elas do ramo da produção de celulose, tecidos, tintas e solventes, eliminam metais pesados no processo produtivo, como mercúrio, chumbo e cádmio. Se não houver um tratamento de resíduos adequado, a indústria pode contaminar rios próximos e até mesmo o lençol freático da região onde está instalada. Existe ainda, a possibilidade de contaminação através da chegada indevida de lixo sólido aos rios. Se os dejetos domésticos não forem descartados adequadamente, eles podem ir parar no meio de rios e córregos, contribuindo para a poluição do local.

  1. C) O que é poluição sonora e como ocorre?

A poluição sonora ocorre quando, em um determinado ambiente, o som altera a condição normal de audição. Esta poluição, embora não se acumule no meio ambiente como outros tipos de poluição, causa diversos danos à qualidade de vida da população. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que, para não causar nenhum prejuízo aos seres humanos, um som deve ficar em até 50 decibéis (unidade de medida do som, medido por um aparelho chamado decibelímetro). Passando de 50 db, os efeitos negativos começam, levando a problemas que podem ocorrer a curto ou a longo prazo.

  1. D) O que é poluição visual e como ocorre?

A poluição visual se dá quando as informações visuais estão em excesso ou algum fator que cause algum estresse estético no ambiente que afeta a qualidade de vida dos seres humanos. Podendo ou não atuar junto com a poluição luminosa, a poluição visual é encontrada em áreas urbanas, principalmente em áreas comerciais pelo excesso de propagandas. As propagandas visuais modificam as paisagens podendo causar acidentes automobilísticos devido às distrações ao volante.

  1. O que é e como ocorre o efeito estufa?

O efeito estufa é um fenômeno natural que faz com que a Terra seja habitável, já que, se nosso planeta não estivesse protegido por um "envoltório" de gases causadores deste efeito, sua temperatura média seria de -18°C. Esses gases são comparáveis aos painéis de vidro de uma estufa, à medida que isolam a Terra e impedem que escape dela o calor produzido pelos raios infravermelhos. O problema é que a atividade humana provocou um aumento da concentração na atmosfera desses gases desde a Revolução Industrial, o que intensifica o efeito estufa e, portanto, produz um aumento das temperaturas da Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com