TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIDA DE MELHORIA REDUÇÃO DA TEMPERATURA DE CAPTAÇÃO DO AR

Por:   •  1/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

MEDIDA DE MELHORIA - REDUÇÃO DA TEMPERATURA DE CAPTAÇÃO DO AR  

A temperatura do ar aspirado é fator preponderante, quanto menor a temperatura do ar ambiente aspirado pelo compressor, menor será a energia gasta para comprimi-lo. Isso ocorre devido ao aumento da massa específica do ar com a diminuição da temperatura. Com relação a essa eficiência, podem-se aproximar os valores de aumento de 1% do consumo específico para cada aumento de 4°C de temperatura e redução de 1% do consumo específico para cada redução de 3°C de temperatura, considerando uma temperatura ambiente de 21°C.

Conforme análises realizadas, foram coletadas as temperaturas da parte interna da sala de máquinas e da área externa, local onde será a captação do ar, e com isso obtemos uma média da variação de temperatura entre os locais, as medidas foram realizadas no dia 19 de novembro de 2017, no período das 07h30min às 17h30min, sendo realizada medições a cada hora do intervalo especificado. A condição climática do dia era sol (ensolarado) com céu limpo.  

A Tabela 1 apresenta as medidas de temperatura coletadas no interior da sala de máquinas e na sua parte externa. Podemos constatar que a variação de temperatura entre as partes fica em média de 5,22°C e permanece sem grandes alterações no período.

[pic 1]

Portanto propõe-se a redução da temperatura de captação do ar de 33,66°C para 28,45°C, uma vez que quanto mais frio o ambiente mais eficiente é o sistema. Os valores foram obtidos conforme média de temperatura do período analisado, que proporciona uma economia estimada de 8,75 MWh/ano. Financeiramente, estima-se uma economia de R$ 4.101,00/ano. O payback para esta medida é de 5,86 meses devido a necessidade de investimento operacionais de R$ 2.000,00 para aumentar a entrada de ar na sala e instalação de sistema para retirada do ar quente gerado pelos compressores por meio de coifas.  

Importante ressaltar que, além da economia energética e financeira pela redução de temperatura da sala de compressores, é possível otimizar o tempo de vida útil dos compressores.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (71.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com