TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMA DO EXERCÍCIO - TEORIA DA CONTA

Projeto de pesquisa: PROBLEMA DO EXERCÍCIO - TEORIA DA CONTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

DESAFIO DE APRENDIZAGEM – TEORIA DA CONTABILIDADE

Curso: Semestre: Disciplina:

Ciências Contábeis 2º serie Teoria da Contabilidade Juliana Kirchner Hugo Santana

Período Letivo:

2011/2

Professor EAD:

Autor: Eliabe Moraes de Oliveira – Caderno de Atividades de Teoria da Contabilidade - p. 188 e ss.1 Postagens: O prazo para postagem será impreterivelmente de 28/11 à 02/12. E deve ser feita de maneira individual (Constando o nome de todos os membros do grupo). A atividade postada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 1,5 (um e meio) pontos. Objetivos específicos de aprendizagem: Este desafio de aprendizagem tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem; • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz; • Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo; • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado; • Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem; • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação; • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão; • Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

Para atingir esses objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado ao longo do semestre letivo. Realizar essas atividades é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na

1

RODRIGUES, Edna de Almeida et. al. GAMEZ, Luciano (coord.). Caderno de Atividades: Ciências Contábeis. Valinhos: AnhangueraPublicações, 2010.

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

atuação do aluno, no mercado de trabalho. Aproveite a oportunidade de estudar e aprender com os desafios da vida profissional.

Competências e Habilidades Ao concluir as etapas propostas nesse desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.

Metodologia - Cada grupo de até 05 (cinco) acadêmicos deve desenvolver o trabalho com acompanhamento do tutor presencial e a orientação dos professores EAD; - As dúvidas relacionadas ao trabalho devem ser enviadas via tutoria off-line para os professores tutores a distância responsável pelo polo ou solucionadas no fórum; - O relatório final não deve deixar dúvidas quanto à participação de todos na equipe; - Utilizar como apoio o Livro-Texto e o Caderno de Atividades da disciplina de Teoria da Contabilidade.

Desafio

Passos: 1) Reúna-se em grupos de 5 (cinco) alunos; 2) Escolha uma determinada área de seu interesse (comercial, agropecuária, industrial, bancária, de transportes, educacional, entre outras); 3) Utilize livremente a internet e faça o levantamento de pelo menos três empresas que tenham suas Demonstrações Contábeis publicadas na internet e que sejam de consulta livre; 4) Analise as Demonstrações Contábeis publicadas e identifique: a) Em conformidade à Lei das Sociedades por Ações, ao fim de cada exercício

social, uma entidade deve apresentar, obrigatoriamente, quais demonstrações contábeis?

b)

O Balanço Patrimonial das três empresas analisada encontram-se estruturados

de acordo com o estudo visto na disciplina de Teoria da Contabilidade, e em conformidade às recentesalterações introduzidas pelas Leis 11.638/07 e Lei 11.941/09? Elabore um texto identificando quais as principais divergências ou convergências dos demonstrativos apresentados.

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

ATIVO Circulante Disponível e Realizável no Curto Prazo Não Circulante Realizável a Longo Prazo Investimentos Imobilizado Intangível Circulante

PASSIVO

Valores a pagar no Curto Prazo Não Circulante Exigível a Longo Prazo Patrimônio Liquido Capital Social Reservas de capital Ajustes de Avaliação Patrimonial Reservas de lucros Ações em tesouraria Prejuízos Acumulados, etc.

c)

Analise as DFC’s publicadas e identifique se sua estrutura de apresentação

está de acordo com a proposta da Lei 11.638/07, estudada no PLT da disciplina. Existe alguma divergência ou convergência nas DFC’s? Estão publicadas pelo método direto ou indireto?

DFC Operações Receita Recebida (-) Caixa despendido nos custos (-) Despesas pagas Caixa gerado no negócio Financiamentos Novos Financiamentos (-) Amortização de Financiamentos (-) Pagamento de Dividendos Caixa após Financiamento Investimentos (-) Compra de Novos Imobilizados

Resultado do Caixa no Período

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância

d)

No “Relatório da Administração” das três empresas, verifique se atendem às

principais informações neste item. d.1) dados estatísticos diversos. d.2) indicadores de produtividade. d.3) desenvolvimento tecnológico. d.4) a empresa no contexto socioeconômico. d.5) políticas diversas: recursos humanos, exportação etc. d.6) dados do orçamento de capital. d.7) projetos de expansão. d.8)desempenho em relação aos concorrentes.

e)

Qual o parecer dos auditores independentes em relação aos demonstrativos?

Teve ressalva? Sem ressalva? Segundo o parecer dos auditores, todos os demonstrativos observam os Princípios Fundamentais de Contabilidade e das Normas Brasileiras de Contabilidade? Descreva e exemplifique.

f) eles.

Nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com