TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS GRANULADOS OU PELOTIZADOS

Pesquisas Acadêmicas: PRODUTOS GRANULADOS OU PELOTIZADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

Desde a antiguidade, o homem com a prática da agricultura, busca nas plantas fonte de nutrientes para sua subsistência. Ganhos significativos na produtividade agrícola ocorrem com a utilização de fertilizantes ou adubos. Os fertilizantes são constituídos por três elementos básicos: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K); e quando sólido é uma mistura de grânulos. O processo de produção de mistura simples de fertilizantes está sujeito a desuniformidades por um processo chamado de segregação, onde as partículas se separam de acordo com o tamanho granulométrico, resultando numa mistura heterogênea. O desenvolvimento de um procedimento simples e rápido permitiu determinar qual a fração de cada nutriente em uma mistura, o tamanho dos grânulos e estimar assim a segregação, além de possibilitar um monitoramento on-line do controle de qualidade sem a necessidade de análises químicas.

Determinação da fração Potássio em fertilizantes granulados utilizando imagens digitais.

Felipe G. Andrino, Jeane M. C. Machado, Marcos Y. Kamogawa

http://sec.sbq.org.br/cdrom/34ra/resumos/T4297-1.pdf

FERTILIZANTES COMPLEXOS:

Finalmente chega-se ao último elo da produção de NPK, as fábricas misturadoras, que em tudo se assemelham ao assembling em outras cadeias produtivas, como a fase de montagem de peças ou pedaços de peças metálicas, como as esquadrias de alumínio. Os fertilizantes mistos e granulados complexos (NPK) são aqueles que contêm dois ou três macronutrientes primários, podendo ainda conter um ou mais macronutrientes secundários e/ou micronutrientes. Os fertilizantes NPK podem ser de vários tipos, sendo obtidos através de fábricas misturadoras, sempre segundo fórmulas pré-estabelecidas. São os seguintes os processos utilizados em sua produção: mistura a seco de materiais pulverizados ou não granulares; granulação de materiais misturados a seco por processos nos quais as reações químicas não são parte essencial do processo; mistura de materiais granulados, podendo ser comercializados tanto ensacados como a granel; granulação de materiais misturados a seco com a adição de materiais que reagem quimicamente, normalmente amônia ou soluções contendo amônia e, freqüentemente, ácido sulfúrico ou fosfórico; granulação a úmido, em que os materiais a serem granulados estão na forma semi-líquida, normalmente derivados da reação dos ácidos sulfúrico, nítrico ou fosfórico com amônia, rocha fosfática ou uma combinação destes materiais. Após esta breve descrição da cadeia produtiva do NPK, passa-se a abordar a caracterização do Segmento Produtivo, seguindo a relação dos temas conforme previstos nos roteiros do Plano Duo-Decenal.

Que podem ser adicionados:

Superfosfato simples, Superfostato triplo, Fosfato monoamônio, Fosfato diamônico, nitrato de amônio, uréia.

MISTURAÇÃO DOS NUTRIENTES DOS FERTILIZANTES:

Fertilizantes são empregados para suprir as necessidades nutricionais das plantas, auando o solo por si só não tem condições de fazê-lo. Para cumprir sua função os fertilizantes minerais devem apresentar uma série de características desejáveis. Os fertilizantes minerais são aqueles constituídos por compostos inorgânicos, e serão denominados simples se forem constituídos por um único composto químico, podendo fornecer um ou mais nutrientes. Os fertilizantes mistos ou misturas de fertilizantes são aqueles constituídos por dois ou mais fertilizantes simples .

Granulometria

A granulometria de fertilizantes sólidos é determinada pelo tamanho e pela forma de suas partículas, sendo expressa quantitativamente por meio dos resultados de uma análise granulométrica. Esta análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com