TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MEIO AMBIENTE-1

Monografias: PROJETO MEIO AMBIENTE-1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  1.146 Visualizações

Página 1 de 6

1ª etapa-

Temas transversais são aqueles conteúdos que não fazem parte obrigatória do currículo da escola, mas que podem ser explorados em sala de aula. Por exemplo: AIDS, Meio Ambiente, Educação para o Trânsito, Gravidez precoce, etc. Quando o professor observa a necessidade de sua turma estudar algum desses temas, coloca como aula ou como um projeto didático. Os dois temas escolhidos foram MEIO AMBIENTE E PLURALIDADE. CULTURAL. A faixa etária dos alunos nestes dois projetos serão alunos de 9 e 10 anos,ou seja de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.Com esses projetos poderão ser contemplados as disciplinas de Arte,Língua Portuguesa,Educação Física e História.

Em Arte-trabalhar cartazes, desenhos, -Educação Física –danças, Língua Portugueses-relatórios, História-Cultura do povo brasileiro.

MEIO AMBIENTE

A vida cresceu e se desenvolveu na Terra como uma trama, uma grande rede de seres interligados, interdependentes. Essa rede entrelaça de modo intenso e envolve conjuntos de seres vivos e elementos físicos. Para cada ser vivo que habita o planeta existe um espaço ao seu redor com todos os outros elementos e seres vivos que com ele interagem, por meio de relações de troca de energia: esse conjunto de elementos, seres e relações constituem o seu meio ambiente. Explicado dessa forma, pode parecer que, ao se tratar de meio ambiente, se está falando somente de aspectos físicos e biológicos. Ao contrário, o ser humano faz parte do meio ambiente e as relações que são estabelecidas — relações sociais, econômicas e culturais, também fazem parte desse meio e, portanto, são objetos da área ambiental. Ao longo da história,o homem transformou-se pela modificação do meio ambiente, criou cultura, estabeleceu relações econômicas, modos de comunicação com a natureza e com os outros. Mas é preciso refletir sobre como devem ser essas relações socioeconômicas e ambientais, para se tomar decisões adequadas a cada passo, na direção das metas desejadas por todos: o crescimento cultural, a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental.

PLURALIDADE CULTURAL

Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e a convivência entre grupos diferenciados nos plano social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação e dar a conhecer a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a escola deve ser local de diálogo, de aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando as diferentes formas de expressão cultural.

Referências bibliográficas:

portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf

Elaborei dois projeto- Meio Ambiente-Escola Maria do Rosário (nome fictício) e Pluralidade Cultural.

Projeto Meio Ambiente

Justificativa

Este projeto visa a melhoria da qualidade de vida da comunidade Maria do Rosário.Uma população ribeirinha que sofre com a falta de saneamento básico,enchente,alagamento,entulho,lixo, falta de preservação do córrego cuidados na acessibilidade de uma ponte que liga o bairro ao centro da cidade.

Público alvo

Alunos do 4º e 5º ano Ensino Fundamental que estudam na Escola Maria Rosário do período Matutino.

Objetivo Geral

Desenvolver um meio ambiente sustentável com ações coletivas. Compreender a importância da preservação do rio, a coletiva seletiva do lixo e o plantio de mudas de árvores, nas ruas, casas e matas ciliares.

Conteúdo

Lixo

Reciclagem

Plantações.

Etapa do projeto

Primeiramente fazer uma vista nas casas ao redor da escola e identificar através de palestras e vídeo que é possível um desenvolvimento sustentável sem prejuízo ao meio ambiente cada um é responsável por coletar o seu lixo e conservar com atitude de respeito e valorização ao meio ambiente. Prevenir a comunidade contra doença causada pelo lixo. Desenvolver a informação de hábitos de higiene ambiental e de valores em relação ao meio ambiente. Coletar o lixo reciclável das casas.

Estratégia

Recolher o lixo e separando tudo o que é plástico, vidro, lata, fazer as indicações das cores nos tambores. Fazer palestras de Conscientização dos alunos e moradores na importância de fazer coletivo em prol da comunidade e futuras gerações.Visita dos professores e alunos, equipe que vão estabelecer uma parceria, com vídeo para assistir na unidade escolar, palestras e diálogo, a fim de traçar metas a serem cumpridas.Plantio de mudas de árvores.Experimento com água coletada.Limpeza do rio.Convite a um representante da Sanesul.Filmagens e fotos.

Palestra e vídeo no período noturno de conscientização e preservação do Meio Ambiente para toda a comunidade( sugestões dos pais onde eles pediram coleta de lixo duas vezes por semanas,limpeza do rio,plantio de árvores e rever o espaço de materiais reciclável que existe no bairro).

Materias

DVD,Data show,filmadora,máquina fotográfica,saco plástico.

Avaliação

Formativa, somativa e participativa.

Pluralidade cultural

O Brasil possui um dos folclores mais rico de todo o mundo. São danças festas,comidas,obras de arte, superstições, comemorações e representações que, pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com