TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERGONOMIA: PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Tese: ERGONOMIA: PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  Tese  •  3.834 Palavras (16 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 16

FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATU SENSU)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HIGIENE OCUPACIONAL

ALINE LIMA BRANDÃO LOU

ERGONOMIA: PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

MACEIÓ - AL

2012

ERGONOMIA: PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo Científico - apresentado à Coordenação do Curso de Especialização em Higiene Ocupacional, ministrado pelas Faculdades Integradas de Patos, em cumprimento às exigências para a obtenção do título de Especialista.

OrientadorProfessor: Geraldo Magella Teixeira

MACEIÓ - AL

20132

ALINE LIMA BRANDÃO LOU

ERGONOMIA: PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Trabalho aprovado em

_______________/_________________/_______________

Nota:

_________________________________________________

Professor (a):

_________________________________________________

MACEIÓ - AL

20132

RESUMO

A Ergonomia e Qualidade de vida no Trabalho, de um modo geral, deve ser garantida a todos os indivíduos, independente de suas limitações laborais, contudo, os trabalhadores enfrentam diariamente obstáculos no meio de trabalho devido as exigências de eficiência e produtividade. Este Artigo visa checar e relacionar os itens da norma regulamentadora de no17 que trata da Ergonomia e o método NIOSH que representa estudos de manejo de carga no trabalho. Ambos serviram de base para uma boa avaliação de análise ergonômica e serviu tambémprincipalmente servirá de informativo para as empresas que buscam qualidade de vida, e consequentemente contribuir para melhorar a eficiência, a confiabilidade e a qualidade das operações industriais, refletindo o aperfeiçoamento do sistema homem-máquina-ambiente, a organização do trabalho e melhoria das condições de trabalho.

Palavras-chave: Ergonomia. Qualidade de Vida. Avaliação.

ABSTRACT

Ergonomics and Quality of Life at Work, in general, should be guaranteed to all individuals regardless of their limitations labor, however, workers face daily obstacles in the working environment due to the requirements of efficiency and produtivodade. This article aims to check and list the items of the regulation of the 17 which deals with ergonomics and the NIOSH method is that studies of cargo handling at work. Both were the basis for a good evaluation of ergonomic analysis and serve as a principalemenete information for companies seeking quality of life, and consequently contribute to improving the efficiency, reliability and quality of industrial operations, reflecting the improvement of man-machine system-environment, work organization and improvement of working conditions.

Rever esse texto em ingles; pois o mesmo está muito ruim!

Não sendo digno de um pós graduando!

Keywords: Ergonomics. Quality of Life. Assessment.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 7

DESENVOLVIMENTO 10

1.1 Normas e Conceitos 11

1.2 Estrutura do Programa – Análise Ergonômica 12

1.2.1 Levantamento, transporte e descarga individual de materiais 12

1.2.2 Mobiliário dos Postos de Trabalho 14

1.2.3 Equipamentos dos Postos de Trabalho 15

1.2.4 Condições Ambientais de Trabalho 16

1.2.5 Organização do Trabalho 17

1.3 Método NIOSH 20

CONSIDERAÇÕES FINAIS 24

REFERÊNCIAS 26

INTRODUÇÃO

Muitos estudos quais? Site alguns? referentes à ergonomia dizem que o surgimento, provavelmente tenha sido na Pré-História quando o homem buscava adaptar-se ao meio em que vivia. Porém, pesquisas quais? Cite algumas? mais complexas relatam o surgimento da ergonomia na Revolução Industrial pelas as más condições de trabalho.

A ergonomia nasce em 12 de julho de 1949, na Inglaterra, um grupo de cientistas e pesquisadores com a busca de novo ramo interdisciplinar da ciência. E em 16 de fevereiro de 1950, a palavra grega é descoberta ergon que significa trabalho e nomos, que significa regras, leis naturais. Ergonomia surge com a proposta de sintetizar os benefícios da administração científica e a preservação da saúde e bem-estar do trabalhador. (ILDA, 2005)

Ergonomia, também conhecida como a ciência do conforto. É a ciência que tem como objetivo a compreensão das ações entre o homem e os outros elementos de um sistema de trabalho ou de vivência, visando de forma integrada a saúde, a segurança e o bem estar do indivíduo, bem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com