TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVISÃO DE SERVIÇOS CONTABILIÁRIOS

Tese: PROVISÃO DE SERVIÇOS CONTABILIÁRIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 10

1 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTABILIDADE

No mês de maio de 2003, data em que a profissão contábil completou 57 anos de regulamentação pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, reconhece-se ser este um momento fundamental para a reflexão sobre a importância do papel do contabilista no novo milênio.

A responsabilidade social é a grande arma do contabilista para este século. Aprendendo a lidar e a aplicar, agora, os princípios desse tão sonhado comportamento, os profissionais da área estarão dando um enorme passo e contribuição para proporcionar e assegurar uma contabilidade de alto nível para todos os setores da sociedade.

Dentre as mais variadas formas de contribuição para a segurança e a garantia da qualidade das atividades contábeis, está o contrato de prestação de serviços entre o contabilista e o seu cliente.

Partindo da premissa de que a toda ação corresponde uma reação, o contrato de prestação de serviços gera compromissos e responsabilidades tanto para o cliente quanto para o profissional.

Os clientes, bem como o profissional, buscam de um modo geral, maneiras de se resguardarem quanto às garantias, aos direitos e à responsabilidade de um contrato firmado.

Falando, especificamente da classe contábil, o contrato de prestação de serviços possui grande importância, pois protege o profissional contra as mais variadas situações que geram, na maioria das vezes, sérias denúncias e autuações.

Dentre as mais comuns, como exemplo, estão os casos em que o cliente é multado, por não realizar um procedimento contábil obrigatório ou por não pagar algum encargo, entra com processo de denúncia contra o contabilista no CRC e, até mesmo, na Justiça comum.

Diante da fiscalização, provavelmente, a culpa será do contabilista. Nesse caso, de posse do contrato de prestação de serviços, o contabilista estará totalmente documentado para contra-argumentar sobre qualquer situação de dúvida.

Casos como esses podem ser facilmente solucionados, uma vez que existindo contrato de prestação de serviços, o contabilista estará totalmente amparado quanto à Fiscalização do CRC e até mesmo perante o Poder Judiciário.

É importante ressaltar que, para se fazer um contrato de prestação de serviços seguro, conforme as legislações em vigor, como o novo Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor, necessário se faz a observação de alguns pontos importantes como as qualificações do contratante e do contratado, bem como a especificação dos serviços contratados.

O Conselho Federal de Contabilidade, nos últimos anos, vem desenvolvendo vários projetos de valorização do profissional da contabilidade, sempre buscando transmitir para a sociedade o importante e promissor papel que a profissão contábil pode desempenhar.

• JUSTIFICATIVA

Em virtude do curso de Ciência Contábeis da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR e o Compromisso de Estágio Curricular Obrigatório despertaram ainda mais o interesse pelo profissional contábil. Então, conheça a trajetória: a busca pelo atual mercado de trabalho que está cada vez mais exigente e requer de qualquer profissional qualificação de ponta.

O contador é o responsável pelo levantamento de dados, assim o seu papel é estar esclarecendo dúvidas, solucionando problemas e desenvolvendo estratégias, já que é o grande auxiliador da tomada de decisões dentro das organizações.

De acordo com diversas pesquisas, surgiu então, a grande motivação pela busca de informações sobre esta extraordinária atividade econômica no setor de prestação de serviços contábeis.

Por que pesquisar essa atividade?

Porque, financeiramente falando, é a eles que os empresários recorrem quando precisam de um norte para a sua empresa. São os contadores que cuidam da gestão econômica de uma companhia, apuram os resultados, calculam impostos, entre outras tarefas. Entretanto, mais do que números e burocracia, os contadores modernos falam de ética, flexibilidade e visão de futuro. Eles vêem a empresa para a qual prestam serviços como parte de um mercado global, interconectado e interdependente.

Concluo que a importância do contador aumenta com o passar das horas, paralelamente à sua responsabilidade frente à sociedade e ao governo. São séculos de história desses profissionais dos números, dando sustentação e orientando empresas que precisam deles no fator mais complicado do mundo comercial, o dinheiro.

Que matérias despertaram seu interesse durante a graduação que o levaram a essa atividade?

• Fundamentos da Administração

• Matemática

• Cenários Econômicos

• Psicologia Organizacional

• Contabilidade de Custo

• Sistemas de Informação

• Contabilidade de Entidades Diversas

• Direito Empresarial e Tributário

• Planejamento Tributário

• Controladoria

• Perícia, Auditoria e Atuária

Que autores lhe suscitaram interesse?

Silva, Mônica Maria Fundamentos da administração: ciências contábeis I /Mônica Maria Silva. – São Paulo: Person Prentice Hall, 2010

Araman, Eliane Maria Matemática: ciências contábeis I /Eliane Maria Araman, Helenara Regina Sampaio. _ São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Gasparotte, Valquíria Cenários econômicos: ciências contábeis / Valquíria Gasparotte. _ São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009

Elgenneni, Sara Maria de Mello Psicologia organizacional: ciências contábeis II / Sara Maria de Mello Elgenneni. _ São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

Nogueira, Daniel Ramos Contabilidade de custos: ciências contábeis / Daniel Ramos Nogueira. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

Carocia, Marcelo Sistemas de informação: ciências contábeis / Marcelo Carocia. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

Tarifa, Marcelo Resquetti Contabilidade de entidades diversas: ciências contábeis VII / Marcelo Resquetti Tarifa, Daniel Ramos Nogueira, João Cláudio Machado Pizzo. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

Batistute,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com