TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padaria Q Pao

Dissertações: Padaria Q Pao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 4

s gerais" de Administração. Como a função administrativa restringe-se somente ao pessoal, isto é, ao corpo social, é necessário um certo número de condições e regras, a que se poderia dar o nome de princípios, para assegurar o bom funcionamento da empresa. Fayol adota a denominação princípio, afastando dela idéia de rigidez, porquanto nada existe de rígido ou de absoluto em matéria administrativa. Tudo em Administração é questão de medida, de ponderação e bom senso. Tais princípios, portanto, são maleáveis e adaptam-se a qualquer circunstancia, tempo ou lugar.

Os Princípios Gerais da Administração, segundo Fayol, são:

1. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.

2. Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o de esperar obediência; a responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade: é a obrigação de cumprir as atribuições do cargo e responder pelas conseqüências dos próprios atos e decisões. Ambas devem estar equilibradas entre si.

3. Disciplina: depende da obediência. Corresponde ao cumprimento dos acordos estabelecidos e das determinações vigentes.

4. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o principio da autoridade única.

5. Unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo.

6. Subordinação do particular ao geral: os interesses setoriais devem subordinar-se aos interesses maiores, como o interesse pessoal deve subordinar-se ao interesse grupal.

7. Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para empregados e empresa, em termos de retribuição.

8. Centralização: refere-se ao grau de concentração da autoridade na hierarquia organizacional. Seu inverso é a delegação.

9. Cadeia escalar: é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo. É também denominado principio do comando.

10. Ordem: um lugar para cada coisa em seu lugar; um tempo para cada coisa e cada coisa em seu tempo; uma função para cada pessoa e cada pessoa em sua função. É o princípio da ordem material, temporal e funcional.

11. Equidade: amabilidade e justiça para alcançar lealdade do pessoal.

12. Estabilidade e duração (num cargo) do pessoal: a rotação tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização. Quanta mais tempo uma pessoa permanecer num cargo, tanto melhor.

13. Iniciativa: a capacidade de visualizar a necessidade de uma ação e executá-la sem precisar aguardar ordens superiores.

14. Espírito de equipe: harmonia e união das pessoas em torno de propósitos comuns, que asseguram o sucesso da organização.

Assim, a Teoria Clássica caracterizou-se principalmente pelo seu enfoque prescritivo e normativa, descrevendo os elementos da administração (funções da administração) e os princípios gerais que o administrador deve seguir na sua atividade. Esse enfoque prescritivo e normativo em indicar como o administrador deve proceder no seu trabalho passou a ser o foco principal da Teoria Clássica.

Últimos Cursos

Amedeo Avogadro e o Conceito de Molécula

Avogadro (1776-1856) O cientista italiano Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro apresentou em 1811 o conceito de molécula em um artigo apresentado e publicado em Paris no Jornal de Física (Journal de Physique). Molécula é um conjunto de átomos firmemente ligados e cuja estrutura pode ser formada por átomos iguais ou diferentes. Uma molécula...

http://www.cursosnocd.com.br/quimica/amedeo-avogadro-e-o-conceito-de-molecula.htm

Entenda a Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação das Massas

No final do século XVIII, Antoine Laurent de Lavoisier, após realizar vários tipos de reações químicas em frascos fechados e utilizando balanças mais precisas, determinou a massa dos recipientes e seus conteúdos antes e depois da realização das reações. Depois de comparar essas massas, ele percebeu que a massa do início...

http://www.cursosnocd.com.br/quimica/entenda-a-lei-de-lavoisier-ou-lei-da-conservacao-das-massas.htm

Modelos de Lustres para Quarto, Cozinha e Sala - Lustres modernos

Decore sua casa com Lustres Modernos para Quarto, Cozinha e Sala. Decorar o apartamento ou casa é um momento único e especial, principalmente para quem está começando a vida de forma independente, saindo debaixo "das asas" dos pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com