TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Participaçao e controle social

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 9

Serviço Social

ATPS : Movimentos Sociais

1. Márcia Regina Bezerra RA: 4735916990

2. Syntia Maria Da Silva RA: 3824682359

Tutora presencial: Ana Maria Claro

Tutora a Distancia: Celina

Limeira 22/05/2015

Sumário:

Introdução:

Esse trabalho aborda os movimentos sociais e contextualiza as formas de lutas da sociedade civil brasileira juntamente com seus fatores e aspectos que influenciam a construção da democracia através das demandas ou mobilizações que apresentam significativamentediversos desafios no cenários político e histórico no qual os movimentos sociais se fundam e com as ações coletivas expressas no próprio movimento a possibilidade de Caráter emancipatório e transformador, como também meramente integratório e conservador.

Abordamos os movimentos sociais na atualidade e a articulação da sociedade brasileira contemporânea na articulação e liberdade que garanta a participação popular na busca de igualdade pelos direitos.

A temática estudada desenvolve uma avaliação criteriosa sobre a problemática dos movimentos sociais no âmbito profissional.

Movimentos sociais:

Movimentos sociais: são ações coletivas de caráter sócio político e cultural que encontram formasconfiáveis onde a população pode organizar-se e expressar suas demandas.

Ação concreta: dos movimentos são estratégias montadas através de denuncias e a pressão direta que é as passeatas concentrações negociações distúrbios da ordem e até atos de desobediência civil.

Pressões indiretas: movimentos que atuam por meio das redes sociais, locais, regionais nacionais e internacionais hoje as mídia são os novos meios de comunicação e informação.

Lembrando que os novos saberes e conhecimentos da atualidade são também produtos e forma de comunicação dos atuais tempos modernos.

Os movimentos sociais sempre existiram e cremos que para sempre existirão porque faz parte de uma realidade histórica onde representa forças sociais organizadas e são fontes de geradoras de criatividades e inovações

sócio-cultural e traz energia de resistência ao velho que oprime e a construção do novo que liberta.

Os movimentos agem sobre a realidade modificando-a e construindo novas propostas como a inclusão social.

Criam identidade em grupos que antes eram dispersos e desorganizados, fazendo com que tenham sentimentos de pertencimento social o que não era notado antes passa a ser inserido em algum tipo de ação com participação ativa.

O que diferencia um movimento social de uma organização não governamental é que os movimentos sociais tematizam e redefinem a esfera pública, realizam parcerias com outras entidades da sociedade civil e política e tem grande poder de controle social e constroem modelos de inovações sociais.Suas características básicas são: identidade, projetos de vida e de sociedade, organizar e conscientizar sociedade e pressão /mobilização.

É importantedestacar que os movimentos sociais unem se em lutas contra a miséria, a exclusão a corrupção a falta de oportunidades a busca por melhores salários, educação etc.

Vale lembrar que o povo brasileiro vive o momento de grandes movimentos e manifestaçõessão ações concentradas que aos poucos toma conta do país temos como exemplo a manifestação do mês de fevereiro de 2015 onde o movimento começou a se formar nas redes sociais e ganhou as ruas e o grito do povo entre varias reivindicações era um basta na corrupção.

O Brasil sempre foi palco de grandes movimentos por ser um pás democrático o povo tem o direito de sair a ruas e reivindicarem seus direitos. Voltando na história sabemos que os primeiros movimentos aconteceram nas décadas de

1970-1980 formados por grupos de oposição militares e os movimentos de bases cristãs sob a inspiração Teologia da Libertação.

1980-1990 lutas por vários direitos sociais eram pressões organizadas que foram inscritos em lei na nova constituição federal de 1988

1990-Ano que tem grande importância histórica porque contribuiu na decisão da deposição- via processo democrático- de um presidente por atos de corrupção.

Não podemos esquecer de outros fatos importantes deste mesmo ano como: a luta da mulheres em função da sua atuação n apolítica, os movimentos dos homosexuais, com grandes passeatas, movimento negro e afrodescedente, movimentos de manifestações culturais mais o que marcou mesmo foi o movimentos dos jovens que pintaram os rostos e foram as ruas exigindo a saída do presidente da época Fernando Collor de Melo.

AS ONGs passaram ater mais importância a partir de 1990 porque atuavam juntos aos movimentos populares e hoje são conhecidas como o terceiro setor voltadas para a execução de políticas e tem parcerias com o poder publico e a sociedade.

Movimentos sociais na atualidade do Brasil.

A atual conjuntura do Brasil faz com que os antigos movimentos ganhem novos arranjos com que novos atoresse organizem em ONGS,associações e impulsionados pelo crescimento do terceiro setor com a tensões para o plano cotidiano onde acaba gerando violência, diminuição de oportunidades no mundo do trabalho formal e condições precárias de empregos é como na música SUBSOLO . Preso á Liberdade que diz:

[...]

Pé pra que, se eu na posso caminhar?

A mão pra que será se eu não posso trabalhar?

E isto é o panorama de um novo milênio onde as questões sociais se organizam em formas de movimentos em torno das questões urbanas e pela luta da inclusão social por habitalidade e participação na construção de estruturas ambientais, físicos-espaciais e na gestão política administrativa da cidade como conselhos gestores e orçamentos participativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com