TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Participação e controle social

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.117 Palavras (13 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP        
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
[pic 1]

DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

AS MEDIDAS DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

CONCEIÇÃO DE JESUS VENTURA COSTA

RA: 353297

MARIA EUZAMAR FERREIRA DA SILVA

RA: 353315

MARIA DE FATIMA SOUSA DA SILVA

RA: 370854

MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES SÁ

RA: 365816

VITORIA MARIA MOREIRA DE OLIVEIRA

RA: 349936

Prof. Helenrose  Pedroso Coelho

São Luis,06  de Junho de 2014


Introdução

        O presente estudo apresenta um histórico das medidas de crescimento, e a influencia que tem sobre os chefes de estado, logo, a divulgação desses índices para fazer planejamento nas áreas de desenvolvimento de políticas sociais publica, o histórico decrescimento do Brasil desde o império até os dias atuais mostra que forma se deu o desenvolvimento do país e as medidas tomadas por investidores e chefes de estado para chegar e ocupar a posição em índices de crescimento e levanta uma analise comparativa dos países do BRICS e a importância que esse grupo tem para a economia mundial e descreve também os problemas sociais atuais do nosso país e o estado no qual vivemos.


As medidas de desenvolvimento econômico

O PIB – Produto Interno Bruto: valores dos produtos e serviços finais (excluso aos bens intermediários) realizados por residentes nos pais, em um período de tempo determinado, independente da nacionalidade da unidade produtiva dos bens e serviços.

Índice de Gini – o índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade. Embora comumente utilizado na análise da distribuição de renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Por exemplo, o coeficiente de Gini Locacional é um indicador do grau de concentração espacial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica - um estado, uma região, ou mesmo todo o país. Nesse caso, verifica quais atividades são regionalmente mais concentradas.

O Índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenz – um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade.

A Curva de Lorenz – é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. Em termos práticos, para obter a Curva de Lorenz, seguem – se  os seguintes passos:

Ordena-se a população por renda domiciliar per capita, no eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%, no eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população.

O IDH - Índice de Desenvolvimento Humano foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub Ul Hag. Com a colaboração de Amarty a Sen, para ser uma ferramenta a mais para aferir o avanço do bem – estar de uma população.  Desde 1991, vem sendo atualizado e divulgado pelo programa das Nações Unidas no seu relatório anual e publicado em mais de cem países.

O IDH - Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida resumida do progresso ao longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano, renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi de oferecer um contra ponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita,  que considera apenas (as dimensões) econômica do desenvolvimento.

Desenvolvimento Humano Refletindo Desenvolvimento Econômico

.

Nenhum país se desenvolve economicamente se não investir na sociedade, este investimento dar-se através de grandes parcerias entre governo e as empresas que detém o capital. Para alguns especialistas o desenvolvimento econômico de um país está essencialmente ligado as oportunidades oferecidas  à população para fazer escolhas e exercer sua cidadania, isto é, o desenvolvimento é concebido como um processo da expansão das liberdades.

O desenvolvimento consiste na eliminação de privações de liberdade  que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercer ponderadamente sua condição de agente. A eliminação de privações de liberdades substanciais [...] é constitutiva do desenvolvimento (sen,2000,p10).

Desse modo, Amartya Sen apresenta uma abordagem muito mais abrangente de desenvolvimento baseado no enfoque das liberdades humanas contrasta com as definições de desenvolvimento que estão fundamentadas no crescimento do PIB  no crescimento da renda per capita, no avanço tecnológico ou na modernização social.

Essa perspectiva de analise do desenvolvimento sob parâmetros da ampliação  das liberdades requer que se removam as principais fontes de privação de liberdade;  pobreza  e tirania, carências  de oportunidades econômicas e distribuição social sistemática, negligencia dos serviços públicos e intolerância ou interferência excessiva  de Estados repressivos (Sen.2000.p17-8).

O desenvolvimento econômico implica mudanças na estrutura, na cultura e nas instituições da sociedade, de forma que  é impossível analisá-los apenas do ponto de vista econômico.

O IDH varia de 0 (zero) a 1 (um) e representa uma medida conjunta de três dimensões do desenvolvimento humano.

1. a renda pelo PIB per capita, corrigido pelo poder de compra da moeda de cada país;

2. a longevidade, medida pelo numero de expectativa de vida ao nascer;

3. a educação, avaliada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matricula em todos os níveis de ensino.

Desde 1991, vem sendo utilizado e divulgado pelo Programa das Nações Unidas.

Deve-se mencionar que é de grande importância a divulgação desses relatórios tanto para a sociedade quanto para os investidores financeiros.

É de se salientar, que o índice não é uma medida abrangente do desenvolvimento humano, pois deixa de incluir indicadores importantes como  o respeito pelos direitos humanos, a democracia e a desigualdade.

A posição do Brasil no ultimo IDH

Conforme a divulgação do IDH em 04 de 11 de 2010, o Brasil ocupa 73º posição entre 169 países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com