TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Participação e controle social

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Participação Social e o conjunto de indicadores de efetivação de gestão política administrativa-financeira de gestão municipal, criando métodos de participação da sociedade, no acompanhamento, na fiscalização e no controle das ações do poder municipal.

No marco histórico na assistência Social teve dois desafios:

O primeiro era a construção de estruturas públicas de serviços para acolher a sua demanda e formar um sistema de gestão democrático e participativo.

Esses desafios tornavam-se a época maiores no primeiro ponto que seria a consolidação como política pública, pois tal fato demandaria do Estado se colocar como  agente principal na instituição deste novo sistema.

Participação social por meio  dos conselhos Gestores foi um avanço consquistado pela a constituição Federal de 1988, apartir  de então  foi garantindo em lei e permitida na Gestão da coisa pública, ou seja, através  de canais específicas da sociedade civil pode acompanhar a gestão.

Nos conselhos gestores  envolvem:

- Participação;

Formas de governo;

Representatividade;

Divisão de poder-local, regional, nacional e global.

Quando falamos de participação falamos também de embates políticos e biológicos, porque a participação necessita ocorrer num governo democrático se não há democracia vai haver liberdade de expressão não vai haver participação.

Configuração de participação Social

Participação é também falar de política segunda a autora:

Chama nossa atenção para o fato de que no universo da política a participação dos indivíduos na sociedade civil ou política, tornou-se parte do vocabulário das nações ocidentais apartir de 1960.

Gohn (2001)

Percebe-se que antes de 1960 não havia está relação do vocábulo da categoria participação com a política, então participar passa a inserir no contexto político exclusivos aos anseios políticos da população da época em 1960.

Sabemos que não há política sem participação, conceitualmente política é a arte de negociar, articular essa negociação, na verdade exercemos politica o tempo todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com