TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peptidios Antimicrobianos

Artigo: Peptidios Antimicrobianos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

1.1- Bactérias patogênicas

Autores descrevem a existência de 1414 espécies de organismos infecciosos para os seres humanos, sendo eles: bactérias, fungos, vírus e parasitas, dentro dos quais 538 são bactérias (Taylor et al., 2000). Bactérias são seres unicelulares de estrutura simples, microorganismos procariotos que podem se apresentar isolados ou reunidos com outros microorganismos constituindo as colônias (Kaisar et al., 2005). São importantes e presentes em vários segmentos, como na agricultura, onde, são essenciais para fixação de nitrogênio (MAIER et al. , 2000), na indústria alimentícia são responsáveis por processos fermentativos ( JAY, 1998) e na indústria farmacêutica, contribuem na produção de alguns fármacos (CALIXTO, 2003).

Medem aproximadamente de 0,2 a 2 um de diâmetro e 1 a 6 um de comprimento e apresentam-se em forma de cocos, bacilos, espirilos e vibriões. (KONEMAN, 2001; TRABULSI & ALTHERTHUM.,2005). Os cocos são normalmente redondos, podendo ser ovais ou alongados. Os bacilos se assemelham a bastonetes e os espirilos se assemelham a vírgulas ou vibriões (Koneman et al., 2005). Estruturalmente, de modo generalizado apresentam capsula (camada mucosa), parede celular, membrana celular, citoplasma, inclusões, ribossomos, cromossomos, plasmídios, fimbrias e flagelo (KONEMAN, 2001; TRABULSI & ALTHERTHUM.,2005).

As bactérias se diferenciam pela estrutura da parede celular, seus componentes e funções. Em relação à estrutura de parede celular são classificadas em bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, de acordo com a capacidade de retenção do corante de Gram. Nas bactérias Gram-positivas, aproximadamente 90% da parede são compostas de peptideoglicano e além dessa macromolécula são encontrados proteínas a ácidos teióicos que podem representar até 50% da massa seca da parede. Já a parede celular das bactérias Gram-negativas tem uma composição química mais complexa conferindo propriedades bioquímicas e fisiológicas diferenciadas, com o espaço periplasmatico formando um compartimento que contem uma alta concentração de enzimas de degradação e proteínas de transporte ( Brooks et al., 2012).

Esses microrganismos podem ser classificados como saprófitos, patogênicos e simbióticos (VON SPERLING, 2005; MAIER et al, 2000). As bactérias patogênicas são classificadas em primarias, que causam infecções em indivíduos normais e oportunistas que atuam em indivíduos com o sistema imunológico comprometido (Tortora et al., 2005; trabulsi & Altherthum, 2005). O ser humano apresenta vários mecanismos de defesa contra diversos agentes com potencial infeccioso, que incluem a pele, as mucosas, células e proteínas especializadas como os anticorpos (Cardoso et al, 2007). Entretanto, apesar dessas defesas, as bactérias estão entre os patógenos que mais afetam de forma significativa a saúde da população mundial (WHO, 2007). Pois desenvolvem mecanismos que contribuem para aumentar sua capacidade de infecção e que ajudam a burlar o sistema imunológico do hospedeiro (Chopra et al., 2002)

Citrobacter freundii, Klebisiella pneumoniae, Escherichia coli, Salmonella sp., Shigella sp., Staphylococcus aerus, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes, Pseudomonas aeruginosa, Enterobacter sp., Enterococcus sp., entre outras responsáveis pelo aparecimento de muitas doenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com