TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil De Visitantes

Monografias: Perfil De Visitantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2014  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Nos últimos anos cresceu a consciência que a simples designação de unidades de conservação não é suficiente. Para garantir a conservação destas regiões, tem-se que levar em consideração os interesses e o bem estar socioeconômico e de percepção ambiental da população que se localiza na zona de amortecimento do parque. Até pouco tempo, no Brasil, estes espaços eram Floresta e Ambiente V. 8, n.1, p.76 - 83, jan./dez. 2001 77 pensados basicamente em função da recreação da população. Hoje, este papel encontra-se ampliado não só quanto ao uso mas também nos contextos social e ambiental. Desta forma, embora possam ser várias as funções exercidas por um parque urbano, é a sua característica predominante que irá definir a sua função, também predominante, classificando-o em recreativo, social, cultural, econômico, educacional ou ambiental (RIBEIRO, 1998).

O parque Ursulina de Andrade Mello é uma das maiores áreas de verdes de vegetação remanescente de floresta tropical. Se localizada no bairro Castelo, região da Pampulha na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Implantado em 1996, possui aproximadamente 312 mil metros quadrados e era originalmente uma fazenda cuja área de mata foi doada ao município em 22 de setembro de 1978 com a intenção de ali se criar um parque. 80% de sua ocupação coberta é de mata nativa e vegetação com espécies típicas de Mata Atlântica. Possui ainda diversas nascentes que contribuem com água de qualidade para a Lagoa da Pampulha, importante ponto turístico da cidade.

Tanto no planejamento como na implantação de áreas verdes urbanas também devem ser considerados os fatores sociais (características, necessidades e opinião da população) e os objetivos ou funções de cada área em relação a estes aspectos. Neste sentido, para adequar função e uso, e assim obter uma maior eficiência na utilização destas áreas, é preciso ter claro quais são as necessidades e características da população atingida, sendo que pesquisas de opinião com usuários, pré e pós implantação destas áreas, podem se tornar eficientes ferramentas para o planejador.

Mesmo com sua importância, o parque Ursulina de Andrade não conta com nenhum estudo relativo ao perfil de seus visitantes, e este artigo visa à coleta destes dados com a finalidade da criação de propostas, e estudos de melhorias para o local pelo ponto de vista de seus usuários. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo, identificar o publico visitante do parque e para aqueles que não sabem, informar a existência do parque. A área de estudo, se trata de um parque no qual, as pessoas possam ter lazer e estar em contato com a natureza e assim, aprendendo a preservação ambiental. Por se tratar de um parque situado na região da Pampulha, seu público, são pessoas de classe média alta. É caracterizado como um parque de lazer, socioambiental. O parque possui seguranças, mas não é o suficiente para a proteção do seu público, pois contém uma mata fechada, mas com acesso de usuários de drogas ilícitas, onde a população não pode usufruir dessa área por falta de segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com