TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa e apresentação de modelos e práticas de responsabilidade social corporativa

Seminário: Pesquisa e apresentação de modelos e práticas de responsabilidade social corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Seminário  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

1) Pesquisar e apresentar modelos e práticas de Responsabilidade Social das Empresas, sob o enfoque do trabalho, ambiente, mercado e comunidade e discutir a respeito da conduta das empresas e dos trabalhadores.

Observação: Não basta dizer que a empresa faz ações, há a necessidade de detalhar a ação promovida pela empresa. (Mínimo de 6 empresas)

Patagonia – a popular varejista lançou, no ano passado, a $20 Million & Change, uma venture destinada a financiar startups que se dedicam a soluções sustentáveis nas áreas de roupa, comida, água, energia e lixo.

Avon - TESTES EM ANIMAIS Compromisso com a ciência... Respeito pelo bem estar dos animais

Jequiti - A empresa investe em programas de educação e preservação do meio ambiente, e conseqüentemente, torna-se uma difusora de valores e práticas ambientalistas.

Microsoft - A Microsoft materializa o seu compromisso para com o desenvolvimento do país num conjunto de iniciativas de intervenção cívica, com objetivos claros de cidadania e responsabilidade social, através dos quais pretende responder às necessidades das pessoas e comunidades em todo o mundo.

Nike – com seu app Making, a fabricante de produtos esportivos informa as pessoas sobre tipos de materiais e o seu impacto sobre o

meio ambiente.

Levi Strauss – a dona dos pares de jeans mais antigos está por trás dos projetos Wellthread, que transforma material velho em roupas novas, e do Waste Less, para reutilização de garrafas plásticas.

Bloomberg Philantropies – Oferece soluções para problemas globais com a ajuda de dados, como no combate ao tabaco: a empresa se concentra nos países que têm os maiores índices de fumantes.

3) Caso para estudo

O Sr. “X” era o executivo presidente da “Poderosa”. Por ocasião do casamento de sua filha mais velha, ele solicitou ao Centro de processamento de Dados que informasse os nomes de todos os fornecedores da Poderosa, com os respectivos contatos e executivos principais. Em seguida, pediu à sua secretaria que enviasse convites do casamento da filha para todos eles. Para os primeiros executivos dos fornecedores, o convite continha o nome completo. Para os contatos, o contato era dirigido aos “amigos da empresa fornecedora”. Ao todo foram oito mil convites. Para felicidade do Sr. X, os destinatários dos convites não compareceram nem ao casamento e nem à recepção. Mas a grande maioria não se furtou de mandar presentes. Foram tantos que os nubentes resolveram iniciar um comércio de presentes...

a) Você acha que ao enviar os convites o Sr. X queria apenas partilhar com os parceiros comerciais a sua alegria pelo casamento da filha, ou estava interessado nos presentes?

R: não, creio que o mesmo estava interresado em manter o relacionamento entre as empresas assim estreitando a relação.

b) As empresas que enviaram presentes, neste caso, ainda que dentro de valores razoáveis, a seu ver, agiram com ética?

R:sim, somente enviaram os presentes respondendo ao chamado de um evento.

c) Caso sua resposta à pergunta anterior seja negativa, ela mudaria em relação às empresas nas quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com