TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisando Atividade E Propondo A Criação De Uma Empresa Na Area Contabil

Artigo: Pesquisando Atividade E Propondo A Criação De Uma Empresa Na Area Contabil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/12/2014  •  4.591 Palavras (19 Páginas)  •  1.364 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................3

2. JUSTIFICATIVA...................................................................................................4

3. HISTÓRICO.......................................................................................................4/5

3.1. TRIBUTAÇÃO..........................................................................................6

3.2. LIVROS FISCAIS......................................................................................9

3.3. ENCARGOS TRABALHISTAS..............................................................,11

3.4. LIVROS CONTABEIS.............................................................................13

3.5. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.........................................................14

4. PROPONDO A CRIAÇÃO DE UMA NOVA EMPRESA.....................................17

5. CONCLUSÃO........................................................................................................25

6. REFERÊNCIAS.....................................................................................................26

1 . INTRODUÇÃO

Em uma economia globalizada e altamente competitiva, a preocupação que se deve ter com as necessidades do cliente é cada vez maior. Será abordado de forma simplificada e precisa as funções e formas de tributação escrituração de uma empresa de serviços contábeis.

É possível afirmar que as grandes funções da contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

A maneira que o contador deve está sempre interagindo e buscando novos conhecimentos em todos os departamentos ligados a empresa, em virtude da entrada de novos concorrentes no mercado e com o aumento das demandas mercadológicas, pois ele deve ter a plena consciência de sua responsabilidade social e profissional para atuar com destreza dentro de sua profissão no mercado de constante competição.

2 . JUSTIFICATIVA

A atividade escolhida é de Indústria uma atividade econômica onde os fatores determinam a instalação de indústrias em determinado local. Cada tipo de indústria precisa de alguns fatores mais intensamente do que outros. Todos os ramos de indústrias necessitam fundamentalmente de boa rede de transportes e de telecomunicações. As indústrias com base precisam mais de disponibilidade de matérias-primas e energia do que outras coisas, indústrias de alta tecnologia requerem mão-de-obra altamente qualificada; indústrias de bens de consumo dão importância à proximidade de um mercado consumidor amplo; etc.

Estes fatores variam ao longo da historia, e por isso os atuais fatores não são os mesmos dos primórdios da industrialização.

É um mercado cada vez mais concorrido, a competitividade passou a ser fator determinante para sobrevivência de qualquer empreendimento, levando a ser um fator determinante para sobrevivência de qualquer empreendimento, levando administradores a questionarem o seu método tradicionais de gestão, buscando subsídios necessários para desenvolverem estratégicas eficazes.

O desempenho de pequenas, médias e grandes empresas que operam basicamente em todos os setores da economia, está condicionado por alguns fatores de extrema relevância que determinam a formulação e implantação de uma estratégia baseada em segmentos de mercado, para maior efetividade e evitar a competividade direta com os lideres de mercado e serem duravelmente competitivas.

As indústrias gráficas e empresas de outros segmentos objetivam melhorias continuas e maximização dos lucros, sendo de fundamental importância à percepção do ambiente de mercado entre produto e consumidor, ou seja, necessitam estabelecer relações positivas com clientes, de modo que cumpram o papel de atende-los com produto ajustando as necessidades.

3. HISTÓRICO

O surgimento da contabilidade foi a partir da necessidade do homem de registrar, calcular e controlar suas riquezas ou bens, dessa forma a contabilidade esta inserida no cotidiano da sociedade desde a pré-história, passando pela Revolução Industrial no século XVIII, que foi outro marco da história contábil que impulsionou a economia daquela época, por causa do aumento da produção fabril, onde antes era artesanal e não precisavam dos registros, controles e relatórios contábeis.

A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

Indústria é uma atividade econômica que surgiu na primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e inicio do século XIX, na Inglaterra, e que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto força humana, maquinas e energia.

A Revolução Industrial, por sua vez, surgiu da transição do capitalismo comercial para o capitalismo industrial da segunda metade do século XVII. A partir de 1970 ocorre a terceira Revolução Industrial, com o desenvolvimento da informática.

3.1. TRIBUTAÇÃO

A tributação é toda contribuição paga por uma pessoa física ou jurídica conforme estabelecida em lei, ou seja, todos os impostos, taxas, contribuições de melhoria ou especiais e empréstimos compulsórios arrecadados pelo estado ou município.

Conforme o que expõe sobre Tributos, o Código Tributário Nacional (CTN), em seu artigo 3º, que esclarece,

“Art. 3º. Tributos é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada” (BRASIL, 1966b).

Assim toda pessoa jurídica que optarem por fazer sua tributação pelo lucro real, deverá esta enquadrada na obrigatoriedade e terá os valores dos impostos minimizados, exigindo mais dedicação do profissional responsável pela movimentação

O profissional liberal é aquele que presta serviços autônomos em sua área de atuação ou especialização. O profissional liberal, assim considerado todo aquele que realiza trabalho ou ocupação intelectual, científica, técnica ou artística, de nível universitário ou a este equiparado, com o objetivo de lucro ou remuneração. Tendo em vista que as empresas não conseguem absorver todos os profissionais disponíveis no mercado, dadas suas limitações econômicas observam-se, um crescimento no número de profissionais liberais.

Nesse contexto, abre-se um campo para aplicação dos conceitos de gestão tributária, pois o número de tributos incidentes aumenta a cada gestão governamental, tornando inviável determinadas atividades profissionais. Portanto, as atividades remuneradas com fins lucrativos estão sujeitas a diversos tributos.

• Imposto de Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ: é um tributo federal, devida pela empresa não isentas sobre o lucro real. São contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ): as pessoas jurídicas e as empresas individuais.

As disposições tributárias do Imposto de Renda são aplicadas em todas as empresas ou sociedades, que estejam registradas ou não. A base de cálculo do imposto, determinada segundo a lei vigente é o lucro real, presumido ou arbitrado, correspondente ao período de apuração. Entretanto, os contribuintes do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica optante pelo Lucro Real, Presumido ou Arbitrado deverão recolher a Contribuição Social sobre o Lucro Presumido (CSLL), de acordo com forma escolhida de lucro.

• Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL): é uma espécie de tributos que tem por finalidade o financiamento do Sistema Oficial de Previdência e Assistência Social e entidades que representa classe ou profissional. A alíquota da Contribuição Social Sobre Lucro Liquida devida será apurada mediante a aplicação da alíquota de 9%, sobre o resultado ajustado. Conforme Lei nº 7.689/1988, que instituí Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSSL):

Institui contribuição social sobre o lucro das pessoas jurídicas e dá outras providências.

• A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS: é uma espécie de contribuição federal, que incide sobre a receita bruta das empresas em geral, designada a financiar a seguridade social. Sendo que sua alíquota é de 7,6% (sete inteiro e seis décimos por cento) para as empresas que adotaram o método de tributação pelo lucro real, e sua base de cálculo é o faturamento mensal (receita bruta da venda de bens e serviços), ou o total das receitas da pessoa jurídica.

• O Programa de Integração Social, conhecido como PIS/PASEP é uma contribuição social de natureza tributária, devida pelas pessoas jurídicas, tendo como objetivo fundamental o pagamentos do seguro desemprego ou abono aos trabalhadores que recebem até 2 (dois) salários mínimos. A alíquota de contribuição para o PIS/PASEP – Faturamento/Receita Bruta é de 1,65% (um e sessenta e cinco centésimos por cento), e tendo como base de cálculo o faturamento do mês, entendendo a receita bruta da venda de bens nas operações de conta própria, do preço dos serviços prestados e do resultado recebido nas operações de conta alheia, deduzido os valores correspondentes às exclusões e isenções.

• INSS - Contribuição previdenciária patronal, em regra, é de:

20% referente à contribuição previdenciária patronal sobre o total da folha de pagamento, inclusive pró-labore;

5,8% (Salário Educação + Incra + Senai + Sesi + Sebrae) Obs. Essa é a regra geral, mas as alíquotas variam conforme o código FPAS da empresa; de 1% a 3% sobre o total das remunerações pagas a título de salário, referente ao Seguro de Acidente de trabalho (SAT) (o percentual varia em função do grau de risco da atividade exercida pela empresa)

Contribuição previdenciária do empregado é de:

A contribuição dos segurados é calculada mediante a aplicação da correspondente alíquota, de forma não cumulativa, sobre o seu salário - de -contribuição mensal, de acordo com os seguintes valores:

SALÁRIO-DE-CONTRIBUIÇÃO (R$) ALÍQUOTA PARA FINS DE RECOLHIMENTO AO INSS

Até 1.317,07 8%

De 1.317,08 até 2.195,12 9%

De 2.195,13 até 4.390,24 11%

Os sócios (contribuinte individual) contribuem com 11% sobre o valor auferido no mês. É importante ressaltar que deverá ser respeitado o valor mínimo (piso) de um salário mínimo vigente.

Apurar-se-á a soma de todos os valores da contribuição previdenciária patronal e do empregado para recolhimento guia GPS até o dia 20 do mês seguinte de competência, devendo o recolhimento ser antecipado caso caia em dia não útil.

FGTS: 8% sobre a remuneração do empregado.

A tabela abaixo demonstra de forma resumida, os percentuais aplicáveis sobre a folha de pagamento de uma empresa optante pelo Lucro Real:

Encargos Sociais................Regime Normal:

INSS.................................................20,00%..

SENAI / SENAC.................................1,00%.

SESI / SESC......................................1,50%

SALÁRIO EDUCAÇÃO......................2,50%

INCRA................................................0,20%

SEBRAE(*).........................................0,60%

SAT(**)...............................................2,00%

FGTS..................................................8,00%

13º Salário........................................11,32%

Férias...............................................11,32%

1/3 s/ Férias................................... ...3,77%

Auxílio Doença(***)............................0,50%

Eventuais(***)....................................1,50%

TOTAL..............................................64,21%

ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre a Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações) - Devido por empresa do comércio, indústria e serviços de comunicação e transporte interestadual e intermunicipal com duas formas de tributação: ICMS normal pagos por empresas de lucro real, arbitrado e presumido e o simples nacional. O ICMS apresenta alíquota de 7%, 12%, 17%, e 25% dependendo do estado e da mercadoria comercializada.

ISS OU ISQN (Imposto sobre serviços de qualquer natureza) - Abrangendo todos os serviços que estão especificados na tabela de serviços da legislação municipal para a empresa com tributação através do lucro real, presumido ou arbitrado, as alíquotas variam de 2% a 5% de acordo com a atividade e a cidade onde é realizada a prestação de serviço.

IPI (Imposto sobre produtos industrializados) - será recolhido somente por empresas industriais ou equiparadas; as alíquotas variam de acordo com o produto e estão presentes na tabela de incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados. Exemplos: café torrado 0%; relógio de pulso 20%; relógio de ponto 15%; pulseira de metal para relógio 10%; assentos de ônibus 4%; portas de madeira 5%; quebra-cabeça (puzzle) 10%.

3.2. LIVROS FISCAIS

Conforme o artigo 251, do RIR/99, Seção I, tem dever de escriturar toda pessoa jurídica sujeita à tributação com base no lucro real deve manter escrituração com observância das leis comerciais e fiscais (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 7º).

Escrituração deverá abranger todas as operações do contribuinte, os resultados apurados em suas atividades no território nacional, bem como os lucros, rendimentos e ganhos de capitais auferidos no exterior (Lei nº 2.354, de 29 de novembro de 1954, art. 2º, e Lei nº 9.249, de 1995, art. 25).

A falta de escrituração traz a possibilidade de arbitramento do lucro, cumulativamente à imposição das penalidades cabíveis. O art. 259. § 2º, deste RIR/99, por exemplo, prevê que a não manutenção do Livro Razão implicará o arbitramento do lucro. As demais hipóteses constam dos arts. 529 a 530 deste RIR/99.

Livros Fiscais são os livros exigidos e determinados por lei, devendo ser autenticados segundo as prescrições comerciais. Servem para a contabilidade de todos os fatos econômicos ocorridos e de elementos para a fiscalização do pagamento de tributos. A falta dos livros pode causar penalidades ou multas fiscais. Os livros fiscais deverão ser autenticados, e com sua devida apresentação juntamente com o livro anterior além da copia de alvará de localização. O prazo para autenticação dos livros fiscais subseqüentes será de 30 (trinta) dias, contados da data do último registro efetuado.

Alguns Livros Fiscais e contábeis obrigatórios, dependendo do enquadramento da empresa.

I. Registro de Entradas - É registrado toda a Entrada (compra).

II. Registro de Saídas - É registrado toda a Saída (Venda).

III. Registro de Apuração ICMS - Demonstra a apuração do ICMS – (débitos, créditos, saldo a pagar).

IV. Registro de Inventário - Lançamento do estoque da empresa no final do exercício - preço de custo.

V. Livro Diário - São registrados os fatos contábeis, à medida que eles ocorrem, diariamente.

VI. Livro Razão - Registra os fatos de cada conta, individualmente, extraídos do Livro Diário.

VII. Livro de ISSQN - Escrituração das notas fiscais de serviços e apuração do imposto devido.

3.3. ENCARGOS TRABALHISTAS

Os Encargos Trabalhistas é um processo utilizado na elaboração da folha de pagamento, sendo um elemento principal junto ao departamento de pessoal, devido à técnica utilizada para transformar as informações do empregado e da empresa num produto final que é a folha de pagamento.

A folha de pagamento tem função operacional, contábil e fiscal, e que deve ser elaborada através das informações adquiridas mensalmente do empregado.

Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS: é uma contribuição retirada mensalmente de cada assegurado ou empregado inscrito ao Instituto Nacional do Seguro Social do salário bruto ou com base no teto salarial. INSS – empregados - Cabe aos empregadores o desconto relativo às contribuições previdenciárias de seus empregados, mediante a aplicação das alíquotas de 7,65%, 8,65%, 9,00% e 11,00%, incidente sobre o salário-de-contribuição de cada um, conforme tabela divulgada pela Previdência Social (Lei 8212/91) (tabela de contribuição), abaixo tabela de contribuição:

TABELA DE CONTRIBUIÇÃO DOS SEGURADOS EMPREGADO, EMPREGADO DOMÉSTICO E TRABALHADOR AVULSO

VIGENTE A PARTIR DE 01.01.2014 - Portaria Interministerial MPS/MF 19/2014

SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO (R$) ALÍQUOTA INSS

até 1.317,07 8%

de 1.317,08 até 2.195,12 9%

de 2.195,13 até 4.390,24 11%

• INSS – empresa: é uma espécie de contribuição mensal que incide sobre os pagamentos com percentual em torno de 28,8% empresa, SAT, terceira e aposentadoria especial, requisitos constantes no artigo 337 do Decreto 3.000/1999. Os percentuais abaixo mencionados são considerados para empresas não optante pelo Simples é composto de: férias e 1/3 (11,11%), décimo terceiro salário (8,33%), INSS por sua alíquota máxima (28,8%), INSS sobre férias e décimo terceiro (5,6%), FGTS (8,5%), FGTS sobre férias e décimo terceiro salário (0,94%) e FGTS calculado sobre a rescisão (4,25%). (Lei 8212/91):

• O Imposto de Renda Retido na Folha - IRRF: é uma contribuição mensal que incidirá sobre as remunerações pagas aos empregados de acordo com a aplicação das alíquotas aplicada é a do INSS e IRRF, base legal Legislação vigente. (RIR/99);

• O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS: é uma contribuição obrigatória criada para proteger o empregado demitido sem justa, onde deverá ser depositado mensalmente pelo empregador em conta bancária o percentual de 8% (oito por cento) referente à remuneração paga ou devida ao empregado, foi instituído pela Lei 5.107/1966 no Art. 11 é regido pela Lei 8.036/1990 e alterações posteriores. Todos os empregadores ficam obrigados a depositar, em conta bancária vinculada, a importância correspondente a 8% da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador, incluída na remuneração as parcelas de que tratam os artigos 457 e 458 da CLT (comissões, gorjetas, gratificações, etc.) e a gratificação de Natal a que se refere a Lei 4.090/1962, com as modificações da Lei 4.749/1965.

• INSS – RAT (Risco Ambiental do Trabalho): é uma contribuição mensal da empresa proporciona o financiamento de beneficio previdenciário conforme o grau de risco atividades prestadas e que venha ter incidência de incapacidade laborativa especial nos serviços de risco ambientais do trabalho (GIIL-RAT), sobre o total das remunerações pagas ou creditadas, aos segurados e trabalhadores avulsos: (Lei 8212/91).

RAT: Representa a contribuição da empresa, prevista no inciso II do artigo 22 da Lei 8212/91, e consiste em percentual que mede o risco da atividade econômica, com base no qual é cobrada a contribuição para financiar os benefícios previdenciários decorrentes do grau de incidência de incapacidade laborativa (GIIL-RAT).

• Contribuição Sindical Empregado: é uma contribuição descontada no mês de março de cada ano da folha de pagamento dos empregados filiados ao sindicato de sua categoria. A Contribuição Sindical dos empregados será recolhida de uma só vez e corresponderá à remuneração de um dia de trabalho, qualquer que seja a forma de pagamento. Nos termos do art. 582, § 1º, letras "a" e "b" da CLT, considera-se um dia de trabalho o equivalente a:

a) uma jornada normal de trabalho, se o pagamento ao empregado for feito por unidade de tempo (hora, dia, semana, quinzena ou mês);

b) 1/30 (um trinta avos) da quantia percebida no mês anterior, se a remuneração for paga por tarefa, empreitada ou comissão. Bases: art. 601 e 602 da CLT.

3.4. LIVROS CONTÁBEIS

Os Livros Contábeis são utilizados no departamento de Contabilidade destinado à escrituração dos atos e fatos administrativos da empresa. É obrigatória a utilização dos livros em uma empresa seja ela, industrial, comercial ou prestação de serviços. Dessa forma os principais livros contábeis utilizados para fazer a contabilização são:

• LIVRO DIÁRIO: Os registros contábeis no livro Diário são obrigatoriamente indispensáveis pela legislação comercial e contábil em todos os casos e pela legislação tributária para as empresas que apuram o Imposto de Renda pelo Lucro Real, pois, e nele que contém todos os registros contábeis especificados pela data. A escrituração do diário deve obedecer as Normas Brasileiras de Contabilidade. Sendo apenas as microempresas e as de pequeno porte, dispensadas da escrituração utilizando apenas para fins de comprovação junto ao Fisco Federal.

O Livro Diário é um livro obrigatório pela legislação comercial, pois ele é uma fonte de dados utilizada para registrar a movimentação diária. Conforme o que diz no (Decreto-lei 486/69, art. 5):

• LIVRO RAZÃO: O Livro Razão é o detalhamento, por conta, dos lançamentos realizados no Diário. No Art. 14 da Lei 8.218/1991, com a redação alterada pelo Art. 62 da Lei 8.383/1991, diz que:

O Livro Razão contém todos os registros das operações contábeis realizadas pela empresa ou entidade no seu dia-a-dia. Assim é feito o lançamento do registro conta por conta, que facilitará com agilidade os relatórios informando a real situação da empresa, caso ocorra erros no lançamento será mais fácil identificar-lo e assim proceder ao fechamento do Balanço Patrimonial. Sua escrituração é realizada individualmente, obedecendo à ordem da movimentação diária das operações.

• LIVRO CAIXA: É o livro utilizado para registrar a movimentação do caixa, ou seja, pagamento ou recebimento efetuado diariamente, relativo às receitas e despesas da prestação de serviços sem vínculo empregatício. Seu registro junto a Receita Federal ou em cartórios é dispensado. Foi instituído pela lei 8.541/92.

3.5. DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS

As Demonstrações Contábeis é um conjunto de informações que devem ser divulgada para os usuários adquirirem informações sobre a real situação da estrutura patrimonial, financeira e econômica de uma empresa, servindo como ponto principal para os administradores na tomada de decisão.

BALANÇO PATRIMONIAL - É uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data representando, portanto uma posição estática da mesma. O Balanço apresenta os Ativos bens e direitos e Passivos exigibilidades e obrigações e o Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativo e passivo.

Ativo, compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

Passivo, compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

Patrimônio Líquido, dividido em capital social, reservas de capital, reservas de reavaliação, reserva de lucros e lucros ou prejuízos acumulados.

Representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o Patrimônio Líquido, que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no Princípio da Entidade.

Demonstração do Resultado de Exercício (DRE)

Resultado líquido do exercício a DRE demonstra todo o resultado de uma empresa depois de um confronto entre as receitas, custos e despesas de um determinado período, sendo apresentada mensalmente para a administração, trimestralmente para o fisco e anualmente para fins legais de divulgação.

Demonstrativo de uma DRE:

RECEITA OPERACIONAL BRUTA

Vendas de Produtos

Vendas de Mercadorias

Prestação de Serviços

(-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA

Devoluções de Vendas

Abatimentos

Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas

= RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA

(-) CUSTOS DAS VENDAS

Custo dos Produtos Vendidos

Custo das Mercadorias

Custo dos Serviços Prestados

= RESULTADO OPERACIONAL BRUTO

(-) DESPESAS OPERACIONAIS

Despesas Com Vendas

Despesas Administrativas

(-) DESPESAS FINANCEIRAS LÍQUIDAS

Despesas Financeiras

(-) Receitas Financeiras

Variações Monetárias e Cambiais Passivas

(-) Variações Monetárias e Cambiais Ativas

OUTRAS RECEITAS E DESPESAS

Resultado da Equivalência Patrimonial

Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante

(-) Custo da Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante

= RESULTADO OPERACIONAL ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E SOBRE O LUCRO

(-) Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro

= LUCRO LÍQUIDO ANTES DAS PARTICIPAÇÕES

(-) Debêntures, Empregados, Participações de Administradores, Partes Beneficiárias, Fundos de Assistência e Previdência para Empregados

(=) RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO

• Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL: Tem como objetivo demonstrar a atual situação do Patrimônio Líquido, sendo facultativa e sua publicação exigida pelo Custo das Mercadorias Vendidas - CMV ser adicionada na Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados onde comprova as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados, no Patrimônio Líquido. E uma demonstração completa, pois comprova a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício, inclusive a desenvolvimento e uso das reservas não resulta do lucro.

• Demonstração de Lucro ou Prejuízo Acumulado – DLPA: Tem como finalidades a destinação do lucro restante apurado de uma empresa. No Brasil, é aceita pela Lei das Sociedades por Ações a demonstração das mutações do Patrimônio Líquido, quanto os Lucros ou Prejuízos Acumulados, sendo que a primeira é a mais completa, pois mostra a mutação do Patrimônio Líquido. De acordo com o artigo 186, § 2º da Lei nº 6.404/76, "A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia."

• Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos – DOAR: Tem como finalidades de demonstrar toda as variações do Capital Circulante Líquido da Empresa, procurando mostrar as origens dos recursos que ampliam a folga capital circulante líquido em curto prazo e as aplicações de recursos que consomem essa folga.

Com a vinda da Lei 11.638/07, que altera dispositivos da Lei nº 6.404/76 essa demonstração foi substituída pela Demonstração dos Fluxos de Caixa.

• Demonstração do Fluxo de Caixa: É considerada como a principal ferramenta de uma empresa, pois admitir que demonstrem todas as operações financeiras e econômicas de uma gestão empresarial, visando mostrar como ocorreram as movimentações das disponibilidades e o Fluxo de Caixa em um dado período de tempo. Vem sendo substituída em alguns países a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, e é fundamentada pela Lei n° 11.638/07 no Brasil. Nota: A partir de 01.01.2008, a DOAR foi extinta, por força da Lei 11.638/2007, sendo obrigatória para apresentação das demonstrações contábeis encerradas até 31.12.2007. Demonstração do Valor Adicionado DVA - Tem como objetivo principal informar ao usuário o valor da riqueza criada pela empresa e a forma de sua distribuição. Implantada oficialmente pela Lei n° 11.638/07 no Brasil.

• Balanço Patrimonial: É um relatório contábil que contém todas as contas patrimoniais (bens, direitos e obrigações) de forma resumida, completa e organizada, relatando a real situação da empresa, seja ela, financeira, patrimonial ou econômica. Essas informações contidas no relatório são indispensáveis para a empresa avaliar o desempenho e estabelecerem planos e negócios para o futuro.

4. PROPONDO A CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA

A Indústria, tendo como Razão social, HJ BRITO INDÚSTRIA E METARLUGICA LTDA, com o seguinte nome fantasia: HJ METAL, localizada À Rua da Baraúna 95, Serra do Mimo, na Cidade Barreiras - Ba, CEP: 47.800-000, essa empresa é composta por dois sócios: a Sócia ADRIANA DE OLIVEIRA DA SILVA residente e domiciliada À Rua da Baraúna 95 , Serra do Mimo, na cidade de Barreiras - Ba portadora do CPF: 026368425-35 e RG 1411019970 SSP/BA e o Sócio JOAO BRITO PEREIRA, residente e domiciliada À Rua da Baraúna, 95, Serra do Mimo, na Cidade Barreiras - Ba, Portadora do CPF 021914295-56.

O capital social é de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), dividido em 100 quotas de R$ 500,00 (quinhentos reais), cada uma, subscritas e integralizadas, neste ato, em moeda corrente do País, pelos sócios:

Adriana de Oliveira subscreve a quantia de 50 (cinquenta) quotas, no valor nominal de R$ 500,00 (quinhentos reais) cada uma, perfazendo o valor total de R$ 25.000,00 (vinte cinco mil reais).

João Brito Pereira, subscreve a quantia de 50 (cinquenta) quotas, no valor nominal de R$ 500,00 (quinhentos reais) cada uma, perfazendo o valor total de R$ 25.000,00 (vinte cino mil reais). A participação dos sócios no capital da empresa fica assim distribuídos:

Nome % Nr. cotas Vr. Unitário R$ Vr. Total R$

Adriana de Oliveira 50 50 500,00 25.000,00

João Brito Pereira 50 50 500,00 25.000,00

Total 100 100 500,00 50.000,00

Estrutura Física

Não necessitamos de muita coisa para se iniciar com a Indústria. No entanto, Precisamos de um lugar que ofereça aos nossos clientes e funcionários um ambiente confortável. Além de um serviço de qualidade e eficaz.

O quadro abaixo identifica os itens de estrutura física que serão necessários para o funcionamento da referida atividade.

Móveis e Utensílios

Quant. Descrição Valor unit. Valor total

02 Mesas com digitador e cadeira 1.200,00 2.400,00

01 Armários de arquivos 900,00 900,00

01 Bebedouro 600,00 600,00

01 Poltrona Executiva 500,00 500,00

04 Cadeiras para atendimento ao cliente 70,00 280,00

01 Ar condicionado 1.000,00 1.000,00

02 Computadores 1.200,00 2.400,00

01 Impressora 800,00 800,00

Total 6.270,00 8880,00

Estrutura pessoa

Nesta estrutura serão exposta, funcionários, salários, cargos, com base na convenção coletiva. Algumas atividades serão executadas pelos sócios da empresa, onde os mesmos farão uma retirada de pró-labore mensalmente. Normalmente as empresas de grande porte, tem o seu próprio Departamento De Pessoal atuando dentro da empresa, como se trata de uma empresa de pequeno porte, essas terceirizam, contratando escritórios de contabilidade para tal função.

Nome Função Salário

R$ INSS IR FGTS Salário Liquido

Genivaldo Brito Serralheiro 1.900,00 171,00 152,00 1.748,00

Flávio Brito Soldador 1.000,00 80,00 80,00 920,00

Eliane de Oliveira Silva Secretária 1.000,00 80,00 80,00 920,00

Fabricio Dos Santos Cruz Ajudante 800,00 64,00 64,00 736,00

Total 3.700,00 395,00 376,00 4.324,00

Projeção de Compras

Projeção de compras do período de Agosto de 2014, sendo o total de R$ 627,00,sendo dividido em 55% a vista e 45 % a prazo. A projeção para Setembro de 2014, sendo R$ 620,00, divididos em 30% a vista e 70% a prazo.

Agosto de 2014

Data NF Quant. Descrição

Material Fornecedor Vr. Unitario Vr. total Forma de pgto.

03/08 0188 10 Resma de papel Papelaria irmãos ribeiro 13,00 130,00 A vista

03/08 0432 01 Cx. de caneta Papelaria

avenida 22,00 22,00 A vista

04/08 0174 03 Grampeador Barreiras

Cartuchos 10,00 30,00 A vista

05/08 0163 01 Toner Barreiras cartuchos 40,00 40,00 A vista

08/08 0023 04 Uniformes Polo camisetas 75,00 300,00 A prazo

10/08 0087 01 Telefones intelbras 50,00 50,00 A vista

18/08 0269 20 Pastas suspensa Papelaria irmãos Ribeiro 1,00 30,00 A vista

20/08 0878 01 Perfurador Papelaria Avenida 15,00 15,00 A vista

TOTAL 226,00 617,00

Setembro de 2014

Data NF Quant. Descrição

Material Fornecedor Vr. Unitario Vr. total Forma de pgto.

01/09 0178 02 Copos descartáveis atacadão 2,00 4,00 A vista

08/09 0185 03 Carimbos Primograf 12,00 36,00 A vista

09/09 0333 02 Tesouras Irmãos ribeiro 5,00 10,00 A vista

15/09 0036 01 Calculadora eletronica Barreiras Informática 200,00 200,00 A prazo

18/09 0584 10 Bloco de Anotações Americanas 5,00 50,00 A vista

25/09 0782 04 Cx. Clipes Barreiras informatica 4,00 16,00 A vista

TOTAL 228,00 316,00

PROJEÇÃO DE FLUXO DE CAIXA

Denomina-se saldo a diferença entre os recebimentos e os pagamentos. Ou seja, é um demonstrativo de tudo o que é entrada e saída da empresa, possibilitando aos usuários informações para a tomada de decisões. Facilita a gestão de uma empresa no sentido de saber exatamente qual o valor a pagar com as obrigações assumidas, quais os valores a receber e qual será o saldo disponível naquele momento.

FLUXO DE CAIXA AGOSTO

SALDO INICIAL 0,00

Capital Integralizado 50.000,00

TOTAL 50.000,00

ENTRADAS

Recebimentos de Serviços 12.000,00

TOTAL DE ENTRADAS 62.000,00

SAÍDAS

Pagamento de compras 617,00

Imobilizado 315,00

Agua - luz e telefone 650,00

Folha de Pagamento 4.324,00

INSS S/ Folha 395,00

I.R s/ Folha 0,00

FGTS 376,00

Impostos e Taxas 1.280,00

TOTAL DAS SAÍDAS 7.957,00

TOTAL FINAL 54.043,00

FLUXO DE CAIXA SETEMBRO

SALDO INICIAL 54.043,00

Capital Integralizado

TOTAL 54.043,00

ENTRADAS

Recebimentos de Serviços 15.500,00

TOTAL DE ENTRADAS 69.543,00

SAÍDAS

Pagamento de compras 316,00

Imobilizado 450,00

Agua - luz e telefone 700,00

Folha de Pagamento 4.324,00

INSS S/ Folha 395,0

I.R s/ Folha 0,00

FGTS 376,00

Impostos e Taxas 1.840,00

TOTAL DAS SAÍDAS 8.401,00

TOTAL FINAL 61.142,00

3. CONCLUSÃO

Tendo em vista todo o contexto apresentado, é possível concluir que o Mercado Empresarial tem grandes características e com o surgem de grandes desafios no mercado competitivo, faz com que as empresas busquem renovação em seus produtos para ganhar a concorrência e atender as perspectivas dos consumidores, que estão se tornando exigentes e relativos na escolha dos seus produtos e/ou serviços.

Existem muitos tipos de indústrias e frequentemente são organizadas em diferentes classes, recebendo uma grande variedade de classificações.

E sem termos uma contabilidade para apurar, registrar os fatos de uma indústria ou qualquer outro de tipo de empresa, transcrevendo os registros contábeis representados por diversos livros obrigatórios dos quais citamos o Livro Diário, Livro Razão, Livro de Apuração do Lucro Real, Livro de Apuração do ICMS entre outros.

4 . REFERÊNCIAS

www.portaldecontabilidade.com.br

www.administradores.com.br/...departamento-pessoal

http://www.ecoeste.com.br/index.php

www.sefaz.es.gov.br/legistacaoonline/ipext

Fábio Rogério Proença. Planejamento Tributário.

...

Baixar como  txt (35.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »