TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocio

Exames: Plano De Negocio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão para o futuro: O papel do intraempreendedor

Bruna Caroline Eichstaedt

Camila Fernandes Segaty

Francine Bittencourt

Thaiga Goedert

RESUMO

Com foco no futuro das organizações, o presente trabalho aborda o perfil do intraempreendedor, que nada mais é do que o colaborador que passa a inovar os processos dentro de uma organização já existente. Estes colaboradores costumam sugerir novas maneiras para realizar determinados procedimentos. Trate-se dos profissionais do futuro, que investem o seu capital intelectual no mercado de trabalho. Possuem caracteristicas que os distinguem dos demais profissionais inseridos dentro da organização. Com uma visão holística e uma determinação admirável, passam a buscar os interesses da empresa como se fossem eles mesmos os donos do empreendimento. Isto faz com que ao invés de estarem sendo liderados por seus gestores, estes sejam orientados de outra maneira. Nesta situação, gestores e colaboradores tornam-se aliados em busca de um mesmo objetivo. O mercado por sua vez, necessita de profissionais altamente qualificados e principalmente, que possuam características empreendedoras. Porém, está cada mais difícil encontrar tais profissionais.

Palavras-chave: Intraempreendedor. Organização. Aliados. Gestores. Colaboradores.

1 INTRODUÇÃO

Entende-se por intraempreendedor o colaborador que inova os processos já existentes dentro da organização. Este está sempre disposto a questionar o trabalho que lhe é designado, buscando fazê-lo da melhor maneira possível.

Sabe-se que colaboradores com tais características são essenciais para o sucesso do negócio. Entretanto, o mercado de trabalho está escasso de pessoas com esse perfil.

As pessoas não nascem intraempreendedoras, para desenvolver tais características é necessário que tenham incentivo alheio de seus superiores. Ou seja, empresas que valorizam seus colaboradores e lhes proporcionam espaço para por em prática suas ideias, tendem a reter estes talentos.

1.1 Objetivo geral

Identificar qual é o papel do intraempreendedor nas organizações atuais.

1.2 Objetivos específicos

a) Listar quais são os fatores relevantes para o desenvolvimento de um intraempreendedor.

b) O que a organização deve fazer reter talentos intraempreendedores.

2. O QUE TORNA UM NÉGOCIO BEM-SUCEDIDO.

Geralmente o forte desejo de ser seu próprio patrão, de ter independência e não receber ordens de outros, fundamentando-se apenas em seu talento pessoal, oportunidade de trabalhar naquilo que gosta, desejo pessoal de reconhecimento. Tudo isso se dá o nome de um espírito empreendedor.

A principal característica de um empreendedor para torná-lo bem sucedido é saber evitar ou neutralizar as ameaças e saber navegar pelas oportunidades que aparecem eventualmente nesse ambiente de negócios. Ter metas já claras e objetivas, perseverança e motivação, iniciativa própria e busca intensa de oportunidades, tudo isso agrega mais valor ao empreendedor.

2.1 Intraempreendedorismo

Intraempreendedorismo é a versão em português da palavra “interpreneur” e significa empreendedor interno. Nesta pesquisa iremos considerar o intraempreendedor como o empresário e/ou o gestor responsável de uma organização, automotivado e que necessita de menos supervisão.

Esse tema ganhou relevância nos últimos anos devido à ânsia das organizações de se adaptarem a um ambiente competitivo e mutável. Esse profissional é visto como o inovador. É normalmente alinhado aos objetivos da empresa e se preocupa constantemente em programar melhorias nos processos, assim como com a busca de novas oportunidades de negócio.

Kimberly (1981) observou que a inovação requer não apenas um estímulo externo, mas também uma receptividade interna à mudança. Russell e Russell (1992) defendem que, para vencer a resistência à mudança, estratégias empreendedoras demandam um contexto em que os participantes valorizem a inovação. Assim sendo, a visão destes autores indica que o caminho para o sucesso do intraempreendedor está interligado com a inovação e a liberdade de criação dada a um indivíduo dentro da organização.

A inovação, fator competitivo a organização, é vista como uma vantagem temporária, o produto inovador de ontem perdeu seu mercado por algo inovador que surgiu hoje. Russell e Russell (1992) ressaltam que os membros da organização envolvidos em atividades empreendedoras devem valorizar e praticar os comportamentos que compõem os complexos processos sociais que produzem inovação. Assim sendo, a inovação deve ser entendida como um processo constante.

3. NECESSIDADE DE UM PLANO DE NEGOCIO

Para ser bem sucedido antes de qualquer coisa o empreendedor precisa planejar o seu negocio. O plano de negócios é um documento que aborda seu roteiro sobre o futuro do empreendimento e define suas principais características e condição para proporcionar uma analise da sua viabilidade e dos seus riscos, bem como facilitar sua implantação.

A gestão da execução consiste em acompanhar, verificar e controlar o andamento das ações desejadas, com o intuito de assegurar e se necessário corrigir o que for preciso para concluir o que se foi inicialmente planejado.

3.1 Um planejamento de sucesso

O plano de negócios deve envolver todos os aspectos importantes do novo negócio. Não há regra rígida ou metodologia única para se desenvolver um plano de negócios, mas um bom ponto de partida é você planejar as atividades que deverão ser desenvolvidas, incluindo tarefas, responsáveis, prazos e resultados almejados. Isso facilitará na obtenção do seu plano de negócios dentro de um prazo razoável de forma que você possa controlar as atividades. Dificilmente o plano de negócios será desenvolvido em uma única sequência de passos.

Em administração: “estratégia é um plano unificado, amplo e integrado [...] criado para assegurar que os objetivos básicos da empresa sejam atingidos” (GLUECK, 1980 p.9).

O líder deve desenvolver também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com