TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plasmolise

Projeto de pesquisa: Plasmolise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 2

1- Introdução:

A plasmólise é a retração do volume das células por perda de água. Este fenômeno se dá quando a célula é colocada em meio hipertônico, ou seja, quando o meio exterior é mais concentrado que o citoplasma e a célula perde água por osmose.

Este fenômeno só ocorre em condições experimentais, uma vez que, na natureza os organismos não só se adaptaram às condições do seu meio ambiente, mas também pelo fato da membrana celular ser uma membrana seletiva, no que respeita à troca de íons. Com exceção da condição de alagamento das vias aéreas, como num afogamento, em que a troca de líquidos do meio extracelular para o intracelular e vice-versa pode ocorrer.

O fenômeno contrário, a turgescência, pode ocorrer quando a célula se encontra num meio hipotônico e absorve água por osmose, podendo levar à lise (rebentamento) da célula. O afogamento em "água doce" pode causar a turgescência das células sanguíneas. Já o afogamento em água salgada pode causar a plasmólise.

2- Objetivo:

Observar os processos de plasmólise e desplasmólise em células do tecido vegetal.

3- Materiais e métodos:

I- Materiais:

• Solução de NaCl 0,5 M

• Lâmina de barbear

• Água Destilada

• Lâmina e lamínula

• Folha da espécie Rhoeo discolor

• Becker

• Microscópio

II- Métodos:

Deixe os fragmentos da folha Rhoeo discolor imersos em um Becker com água destilada logo em seguida, com a lâmina de barbear, foi feito cortes longitudinais anatômicos na parte abaxial de fragmentos da folhas da espécie Rhoeo discolor.Coloca-se os cortes em lâmina contendo uma gota de água destilada,cobriu com a lamínula e observo-se no microscópio. Com isso foi possível observar a imagem 1. Em seguida substituiu a água destilada da lâmina, secando com papel toalha, por uma gota de solução NaCl 0,5 M. Recolocou-se a lamínula, e observou-se novamente no microscópio. Substituiu novamente a água salina, secando a solução da lâmina com papel toalha e coloque água destilada (lavagem).

4- Resultados e discussão:

Na primeira imagem foi possível observar os estômatos verdes e os vacúolos abertos com coloração roxa, já na segunda imagem foi adicionado o NaCl 0,5 M, e com foi possível observar as células e os estômatos fechando e a coloração roxa ficar clara e ate branca, a terceira imagem foi retirada o NaCl 0,5 M e adicionado a água destilada e foi observado que a água reidrata a célula vai aumentar o tamanha e vai se restabelecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com