TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Plasmólise é a Retração do Volume das Células

Por:   •  4/11/2018  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 2

Plasmolise

A plasmólise é a retração do volume das células por perda de água. Este fenômeno se dá quando a célula é colocada em meio hipertônico, ou seja, quando o meio exterior é mais concentrado que o seu citoplasma e a célula perde água por osmose.

Quando dois meios possuem a mesma concentração dizem que são isotônicos. Exemplo: Quando colocamos hemácias em meio hipertônico, a célula perde água ficando murcha (plasmolisada) (a).

Quando a hemácia é colocada em um meio hipotônico, a célula recebe água ficando inchada (túrgida) (b). Caso continue entrando água, ocorre o rompimento da mesma chamado hemólise.

Quando esse experimento é feito com célula vegetal normal (1), no meio hipertônico, a membrana plasmática solta-se da parede celular pela perda de água, sofrendo plasmólise (3). Num meio hipertônico, a célula recebe água tornando-se túrgida (2). A presença da parede celular garante que a célula não se rompa.

[pic 1][pic 2][pic 3]

 O primeiro experimento consiste em realizar cortes histológicos de cebola e submete-los a meios isotônico, hipertônico e hipotônico, por 15min. Após isso cora-los com ??? para que possamos observar as diferenças entre seus vacúolos e membranas celulares. Já no segundo experimento cortariam 3 fatias de batatas e as contornariam, depois colocaria uma em um meio isotônico, outra em hipotônico e a terceira no meio hipertônico, onde após 15 min observaríamos a diferença do tamanho das batatas pelo desenho contornado.

Perguntas

Que tipo de membrana é necessária para que ocorra a plasmólise?

- membrana semipermeavel

Oque é um meio hipertônico?

-é um meio com concentração de soluto muito maior que a de solvente

Qual o nome do fenômeno no qual a agua se desloca para o meio mais concentrado a fim de igualar a concentração das soluções?

-osmose

Por que as células animais aparentemente se deformam mais que as células vegetais quando expostas a meios hiper e hipotônicos?
-porque elas não possuem parede celular

Como se chama o processo no qual ocorre a retração do volume da célula por perda de agua para o meio?

-plasmolise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (264.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com